Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Daniela Alexandra Dias
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18212
Resumo: O relatório de estágio de qualificação profissional para a obtenção de grau de mestre foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico e espelha o percurso desenvolvido em contexto de estágio em ambas as valências. Para este percurso formativo de perfil duplo foram mobilizados conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos que se articularam com o conhecimento construído na prática educativa pelo desenvolvimento de atividades e/ou projetos na EPE e no 1º CEB. A metodologia desenvolvida ao longo da prática supervisionada foi a investigação-ação pelos processos de observação, planificação, ação e reflexão, que permitiram uma postura investigativa e reflexiva no decorrer da ação educativa onde se privilegiou a transversalidade de saberes partindo da identificação das dificuldades e interesses das crianças. Desta forma, o desenvolvimento profissional da futura docente de perfil duplo teve por base uma aprendizagem colaborativa e partilhada com as crianças, as docentes cooperantes, as docentes institucionais,o seu par pedagógico e, ainda, a comunidade escolar onde se desenvolveu a prática educativa. Neste processo foram construídos conhecimentos basilares para o futuro como profissional na área da educação, que foram possibilitados pelas interações e atividades planeadas para a aprendizagem das crianças sempre numa pedagogia de escuta e participação, com o docente no papel de orientador.
id RCAP_c89caa062509e61a1ac4a84f1016cf3a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioPerfil duploPrática educativaMetodologia investigação-açãoAprendizagem colaborativaDouble perfilEducational practiceResearch-action methodologyCollaborative learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório de estágio de qualificação profissional para a obtenção de grau de mestre foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico e espelha o percurso desenvolvido em contexto de estágio em ambas as valências. Para este percurso formativo de perfil duplo foram mobilizados conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos que se articularam com o conhecimento construído na prática educativa pelo desenvolvimento de atividades e/ou projetos na EPE e no 1º CEB. A metodologia desenvolvida ao longo da prática supervisionada foi a investigação-ação pelos processos de observação, planificação, ação e reflexão, que permitiram uma postura investigativa e reflexiva no decorrer da ação educativa onde se privilegiou a transversalidade de saberes partindo da identificação das dificuldades e interesses das crianças. Desta forma, o desenvolvimento profissional da futura docente de perfil duplo teve por base uma aprendizagem colaborativa e partilhada com as crianças, as docentes cooperantes, as docentes institucionais,o seu par pedagógico e, ainda, a comunidade escolar onde se desenvolveu a prática educativa. Neste processo foram construídos conhecimentos basilares para o futuro como profissional na área da educação, que foram possibilitados pelas interações e atividades planeadas para a aprendizagem das crianças sempre numa pedagogia de escuta e participação, com o docente no papel de orientador.The professional qualification internship report for obtaining a master's degree was developed within the Supervised Educational Practice course unit, included in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and reflects the path developed in the context of internship in both valences. For this training path with a double profile, were mobilized pedagogical, didactic and scientific knowledge which articulated with the knowledge built in educational practice through the development of activities and/or projects in the EPE and in the 1st CEB. The methodology developed during the supervised practice was action-research through the processes of observation, planning, action and reflection, that allowed an investigative and reflective posture during the educational action, which favored the transversality of knowledge based on the identification of difficulties and interests of children. In this way, the professional development of the future teacher with a double profile was based on collaborative and shared learning with children, cooperating teachers, institutional teachers, their pedagogical peers, and aiso the school community where the educational practice was developed. In this process, basic knowledge for the future as a professional in the field of education was built,which were made possible by interactions and activities planned for children's learning, always in a pedagogy of listening and participation, with the teacher in the role of advisorInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Daniela Alexandra Dias2021-07-29T13:20:59Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18212TID:202775771porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:31Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:48.308975Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Fernandes, Daniela Alexandra Dias
Perfil duplo
Prática educativa
Metodologia investigação-ação
Aprendizagem colaborativa
Double perfil
Educational practice
Research-action methodology
Collaborative learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Fernandes, Daniela Alexandra Dias
author_facet Fernandes, Daniela Alexandra Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Daniela Alexandra Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Perfil duplo
Prática educativa
Metodologia investigação-ação
Aprendizagem colaborativa
Double perfil
Educational practice
Research-action methodology
Collaborative learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Perfil duplo
Prática educativa
Metodologia investigação-ação
Aprendizagem colaborativa
Double perfil
Educational practice
Research-action methodology
Collaborative learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório de estágio de qualificação profissional para a obtenção de grau de mestre foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico e espelha o percurso desenvolvido em contexto de estágio em ambas as valências. Para este percurso formativo de perfil duplo foram mobilizados conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos que se articularam com o conhecimento construído na prática educativa pelo desenvolvimento de atividades e/ou projetos na EPE e no 1º CEB. A metodologia desenvolvida ao longo da prática supervisionada foi a investigação-ação pelos processos de observação, planificação, ação e reflexão, que permitiram uma postura investigativa e reflexiva no decorrer da ação educativa onde se privilegiou a transversalidade de saberes partindo da identificação das dificuldades e interesses das crianças. Desta forma, o desenvolvimento profissional da futura docente de perfil duplo teve por base uma aprendizagem colaborativa e partilhada com as crianças, as docentes cooperantes, as docentes institucionais,o seu par pedagógico e, ainda, a comunidade escolar onde se desenvolveu a prática educativa. Neste processo foram construídos conhecimentos basilares para o futuro como profissional na área da educação, que foram possibilitados pelas interações e atividades planeadas para a aprendizagem das crianças sempre numa pedagogia de escuta e participação, com o docente no papel de orientador.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T13:20:59Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18212
TID:202775771
url http://hdl.handle.net/10400.22/18212
identifier_str_mv TID:202775771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131468130156544