Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/18215 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa supervisionada, do segundo ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. No documento pretende-se descrever e analisar reflexivamente as propostas pedagógicas desenvolvidas nos dois diferentes contextos educativos, mobilizando conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos e referenciais legais que ancoraram a ação educativa e contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional de um educador de infância e de um professor do 1º CEB. O contributo da metodologia de investigação-ação, cujas fases de observação, planificação, ação e reflexão se desenvolveram numa dinâmica interativa, foram essenciais para a construção de uma postura profissional reflexiva e investigadora, essencial para um bom desempenho profissional. Além disso, é de referir a importância do trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos, proporcionando a partilha de saberes e de opiniões, o que enriqueceu as práticas educativas e contribuiu para o percurso formativo da mestranda de perfil duplo. |
id |
RCAP_1d094bd021462ad5bd2ae7f05297134e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18215 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de EstágioMetodologia de investigação-açãoTrabalho colaborativoPerfil duploAction-research methodologyCollaborative workDouble profileDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa supervisionada, do segundo ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. No documento pretende-se descrever e analisar reflexivamente as propostas pedagógicas desenvolvidas nos dois diferentes contextos educativos, mobilizando conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos e referenciais legais que ancoraram a ação educativa e contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional de um educador de infância e de um professor do 1º CEB. O contributo da metodologia de investigação-ação, cujas fases de observação, planificação, ação e reflexão se desenvolveram numa dinâmica interativa, foram essenciais para a construção de uma postura profissional reflexiva e investigadora, essencial para um bom desempenho profissional. Além disso, é de referir a importância do trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos, proporcionando a partilha de saberes e de opiniões, o que enriqueceu as práticas educativas e contribuiu para o percurso formativo da mestranda de perfil duplo.The following internship report was prepared within the scope of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, of the second year of the Master´s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the Superior School of Education of the Polytechnic Institute of Porto, to obtain a Master´s Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. This document intends to reflectively describe and analyze the pedagogical proposals developed in two different educational contexts, mobilizing pedagogical, didactic and scientific knowledge and legal references that anchored the educational action and contributed to the personal development of a kindergarten teacher and a 1st CBE teacher. The contribution of the action-research methodology, whose phases of observation, planning, action and reflection were developed in an interactive dynamic, were essential for a good professional performance. In addition, it is educational agents, providing and sharing knowledge and opinions, which enriched the educational practices and contributed to the formative path of the double profile master´s student.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarques, Isabel Brito Ferreira2021-07-29T13:21:57Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18215TID:202775682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:47.574476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Marques, Isabel Brito Ferreira Metodologia de investigação-ação Trabalho colaborativo Perfil duplo Action-research methodology Collaborative work Double profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Marques, Isabel Brito Ferreira |
author_facet |
Marques, Isabel Brito Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Isabel Brito Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologia de investigação-ação Trabalho colaborativo Perfil duplo Action-research methodology Collaborative work Double profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Metodologia de investigação-ação Trabalho colaborativo Perfil duplo Action-research methodology Collaborative work Double profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa supervisionada, do segundo ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. No documento pretende-se descrever e analisar reflexivamente as propostas pedagógicas desenvolvidas nos dois diferentes contextos educativos, mobilizando conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos e referenciais legais que ancoraram a ação educativa e contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional de um educador de infância e de um professor do 1º CEB. O contributo da metodologia de investigação-ação, cujas fases de observação, planificação, ação e reflexão se desenvolveram numa dinâmica interativa, foram essenciais para a construção de uma postura profissional reflexiva e investigadora, essencial para um bom desempenho profissional. Além disso, é de referir a importância do trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos, proporcionando a partilha de saberes e de opiniões, o que enriqueceu as práticas educativas e contribuiu para o percurso formativo da mestranda de perfil duplo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-29T13:21:57Z 2021 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/18215 TID:202775682 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/18215 |
identifier_str_mv |
TID:202775682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131468099747840 |