Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Isabel Brito Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18215
Resumo: O presente relatório de estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa supervisionada, do segundo ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. No documento pretende-se descrever e analisar reflexivamente as propostas pedagógicas desenvolvidas nos dois diferentes contextos educativos, mobilizando conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos e referenciais legais que ancoraram a ação educativa e contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional de um educador de infância e de um professor do 1º CEB. O contributo da metodologia de investigação-ação, cujas fases de observação, planificação, ação e reflexão se desenvolveram numa dinâmica interativa, foram essenciais para a construção de uma postura profissional reflexiva e investigadora, essencial para um bom desempenho profissional. Além disso, é de referir a importância do trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos, proporcionando a partilha de saberes e de opiniões, o que enriqueceu as práticas educativas e contribuiu para o percurso formativo da mestranda de perfil duplo.
id RCAP_1d094bd021462ad5bd2ae7f05297134e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18215
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioMetodologia de investigação-açãoTrabalho colaborativoPerfil duploAction-research methodologyCollaborative workDouble profileDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa supervisionada, do segundo ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. No documento pretende-se descrever e analisar reflexivamente as propostas pedagógicas desenvolvidas nos dois diferentes contextos educativos, mobilizando conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos e referenciais legais que ancoraram a ação educativa e contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional de um educador de infância e de um professor do 1º CEB. O contributo da metodologia de investigação-ação, cujas fases de observação, planificação, ação e reflexão se desenvolveram numa dinâmica interativa, foram essenciais para a construção de uma postura profissional reflexiva e investigadora, essencial para um bom desempenho profissional. Além disso, é de referir a importância do trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos, proporcionando a partilha de saberes e de opiniões, o que enriqueceu as práticas educativas e contribuiu para o percurso formativo da mestranda de perfil duplo.The following internship report was prepared within the scope of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, of the second year of the Master´s Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the Superior School of Education of the Polytechnic Institute of Porto, to obtain a Master´s Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education. This document intends to reflectively describe and analyze the pedagogical proposals developed in two different educational contexts, mobilizing pedagogical, didactic and scientific knowledge and legal references that anchored the educational action and contributed to the personal development of a kindergarten teacher and a 1st CBE teacher. The contribution of the action-research methodology, whose phases of observation, planning, action and reflection were developed in an interactive dynamic, were essential for a good professional performance. In addition, it is educational agents, providing and sharing knowledge and opinions, which enriched the educational practices and contributed to the formative path of the double profile master´s student.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMarques, Isabel Brito Ferreira2021-07-29T13:21:57Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18215TID:202775682porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:09:30Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18215Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:47.574476Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Marques, Isabel Brito Ferreira
Metodologia de investigação-ação
Trabalho colaborativo
Perfil duplo
Action-research methodology
Collaborative work
Double profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Marques, Isabel Brito Ferreira
author_facet Marques, Isabel Brito Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Isabel Brito Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia de investigação-ação
Trabalho colaborativo
Perfil duplo
Action-research methodology
Collaborative work
Double profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Metodologia de investigação-ação
Trabalho colaborativo
Perfil duplo
Action-research methodology
Collaborative work
Double profile
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio, foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa supervisionada, do segundo ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. No documento pretende-se descrever e analisar reflexivamente as propostas pedagógicas desenvolvidas nos dois diferentes contextos educativos, mobilizando conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos e referenciais legais que ancoraram a ação educativa e contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional de um educador de infância e de um professor do 1º CEB. O contributo da metodologia de investigação-ação, cujas fases de observação, planificação, ação e reflexão se desenvolveram numa dinâmica interativa, foram essenciais para a construção de uma postura profissional reflexiva e investigadora, essencial para um bom desempenho profissional. Além disso, é de referir a importância do trabalho colaborativo entre os diferentes agentes educativos, proporcionando a partilha de saberes e de opiniões, o que enriqueceu as práticas educativas e contribuiu para o percurso formativo da mestranda de perfil duplo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T13:21:57Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18215
TID:202775682
url http://hdl.handle.net/10400.22/18215
identifier_str_mv TID:202775682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131468099747840