A guerra fria e o culto da personalidade na década de 60 do século XX : Cuba e os EUA em confronto : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Evaristo Vieira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19632
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em História e Ciências Sociais)
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spelling A guerra fria e o culto da personalidade na década de 60 do século XX : Cuba e os EUA em confronto : um estudo com alunos do 9º ano de escolaridade93:372.893372.893:93Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica em História e Ciências Sociais)Este estudo de caso de natureza essencialmente qualitativa insere-se na linha de investigação em progressão da cognição histórica dos alunos, procurando olhar para a forma como se processa a formação do pensamento histórico dos nossos alunos. Nesta investigação estiveram envolvidos alunos de duas turmas do 9º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas de Freixo, no ano letivo 2010/2011 e desenvolveu-se em contexto de sala de aula.Com uma turma realizámos um estudo piloto, que serviu essencialmente para afinação do questionário, que foi implementado no estudo final. A metodologia utilizada foi a da aula oficina, já que era nossa intenção aquilatar até que ponto se operavam mudanças concetuais nos alunos. Durante a realização das tarefas utilizámos situações de aprendizagem diversificadas, entre elas, o trabalho individual e o trabalho de grupo. Com os dados recolhidos das respostas ao questionário e das narrativas produzidas, construímos diversos quadros de análise que refletem necessariamente a influência dos investigadores cuja leitura privilegiámos, em que se processaram respostas às questões de investigação formuladas. Na análise qualitativa dos dados procedeu-se à categorização das respostas dos alunos nas várias tarefas. Assim, teve-se em conta a estrutura das narrativas produzidas, os conceitos substantivos invocados e as relações temporais estabelecidas nos questionários. Procedeu-se também a uma análise de conteúdo simples dos conceitos substantivos presentes nas narrativas dos alunos, que permitiram fazer algumas inferências enquanto resposta às questões de investigação. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos construíram explicações historicamente plausíveis para as questões colocadas, tendo usado a informação contida nas fontes a vários níveis, incluindo o de uso da evidência como inferência. No que se refere às narrativas produzidas, diremos que refletem um pensamento histórico pouco sofisticado, em que as explicações multicausais e multiperspetivadas são pouco frequentes. Finalmente, ao envolvermos os alunos no seu processo de aprendizagem através da realização de uma ficha de metacognição, retirámos algumas ilações não só sobre a forma como olham o presente e perspetivam o futuro, como também quanto à consciência que revelam sobre as suas próprias aprendizagens.This case study with an essentially qualitative approach aligns with the research in the field of students’ cognitive progression in History, trying to analyze how students’ historical think is built. The study involved students attending two 9 th grade classes, in Agrupamento de Escolas de Freixo in 2011-2012, and it was carried out in the classroom context. The pilot study took place in one of the classes and was used mainly to improve the instruments to be implemented in the final study. The methodology employed was that of the “workshops class” since it was our intention to realize the extension of the students’ conceptual changes from the beginning to the end of the implementation. Diverse learning situation were used during the students’ work, two of them being individual and group work. During the tasks we used two diverse learning situations: .the individual work and group work. With the data collected from the questionnaire answers and the historical narratives we produced several charts of analysis witch necessarily reflect the influence of researchers whose reading we privileged. With the qualitative data analysis we proceeded to their categorization according to the researching questions and reflecting the literature in the field, the substantive concepts focused and the temporal relations established. We also proceeded to a plain content analysis conveyed by the students’ narratives, which allowed us to make same inferences related to the research questions, which allowed us to make same inferences, related to the research questions. The results revealed that most students built historically plausible explanations for the questions posed to them, having used the historical sources at diverse levels of evidence, including that of inferential reasoning. Concerning the narratives produced we can say that they reflect little a sophisticated historical thinking, the causal and the multiperspectivated explanations not appearing very often. Finally, by engaging students in their learning process through a self-monitoring task, we reached some conclusions about how they look at the present and perspective the future, as well as what level of consciousness they reveal about their own learning.Barca, IsabelUniversidade do MinhoMachado, Evaristo Vieira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19632porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:25.128085Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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