Estratégias cooperativistas na aprendizagem de trombone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, José Miguel Carvalho Henriques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7661
Resumo: O presente relatório resulta do trabalho realizado no âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Música, variante Trombone e Música de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola de Artes do Norte Alentejano – Conservatório de Portalegre, durante o ano letivo 2019/20, onde foi feita uma caracterização do meio envolvente, da escola, da Classe de Trombone e Classe de Conjunto; planificações e respetivos relatórios de aula e uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido no decorrer do estágio. Na segunda parte, referente ao Projeto de Ensino Artístico, é exposto o trabalho de investigação desenvolvido “Estratégias cooperativistas na aprendizagem de Trombone”, tendo como objetivo estudar a implementação de estratégias cooperativas na aprendizagem de Trombone. A investigação recai sobre uma investigação-ação, onde foram aplicadas as estratégias a um quarteto de trombone do 1º, 2º e 3º grau. Como instrumentos de recolha de dados, foram utilizados inquéritos por questionário aos alunos participantes no estudo, grelhas de observação e grelhas de autoavaliação. Os resultados obtidos mostram que as estratégias adotadas potenciaram o desenvolvimento de competências sociais, teórico-musicais e técnico-musicais.
id RCAP_c8b38e343edaf7d8844976ddc00ab8e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7661
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias cooperativistas na aprendizagem de tromboneAprendizagem cooperativaEnsino de tromboneEstratégiasMúsica de conjuntoEnsemble de trombonesCooperative learningTrombone teachingStrategiesChamber musicTrombone ensembleDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório resulta do trabalho realizado no âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Música, variante Trombone e Música de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola de Artes do Norte Alentejano – Conservatório de Portalegre, durante o ano letivo 2019/20, onde foi feita uma caracterização do meio envolvente, da escola, da Classe de Trombone e Classe de Conjunto; planificações e respetivos relatórios de aula e uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido no decorrer do estágio. Na segunda parte, referente ao Projeto de Ensino Artístico, é exposto o trabalho de investigação desenvolvido “Estratégias cooperativistas na aprendizagem de Trombone”, tendo como objetivo estudar a implementação de estratégias cooperativas na aprendizagem de Trombone. A investigação recai sobre uma investigação-ação, onde foram aplicadas as estratégias a um quarteto de trombone do 1º, 2º e 3º grau. Como instrumentos de recolha de dados, foram utilizados inquéritos por questionário aos alunos participantes no estudo, grelhas de observação e grelhas de autoavaliação. Os resultados obtidos mostram que as estratégias adotadas potenciaram o desenvolvimento de competências sociais, teórico-musicais e técnico-musicais.Abstract : This thesis is the result of the ongoing work obtained through the Master’s degree in Music Education: Trombone and Chamber Music at the College of Applied Arts of the Castelo Branco Polytechnic Institute, in the curricular units of Supervised Teaching Practice and Project of Artistic Teaching. The first part includes the Supervised Teaching Practice, carried out at the School of Arts of Northern Alentejo - Music Conservatory of Portalegre, during the school year of 2019/20, where a characterization of the school, its environment and the Trombone and Chamber Music students was made; the planning of classes and its reports, and a critical observation of the assignments worked on throughout the internship. The second part, concerning the Project of Artistic Teaching, discloses the investigational activity made, “Co-operative Learning Strategies of the Trombone”, in which its purpose consists in studying the implementation of co-operative strategies regarding the study of the Trombone. The investigation is based on a investigation-action relationship, where these strategies were applied to a trombone quartet of a 1st, 2nd and 3rd grade level. Surveys in the form of questionnaires, observation grids and selfassessment grids were used as a means of gathering data and were answered by the student participants in this study. The results show that the strategies chosen enhanced the development of their social skills, theory-based music skills and technique-based music skills.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaVilela, Alexandre José de BritoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilva, José Miguel Carvalho Henriques2021-08-11T13:58:23Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7661TID:202756807porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:48:27Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7661Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:09.828381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias cooperativistas na aprendizagem de trombone
title Estratégias cooperativistas na aprendizagem de trombone
spellingShingle Estratégias cooperativistas na aprendizagem de trombone
Silva, José Miguel Carvalho Henriques
Aprendizagem cooperativa
Ensino de trombone
Estratégias
Música de conjunto
Ensemble de trombones
Cooperative learning
Trombone teaching
Strategies
Chamber music
Trombone ensemble
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Estratégias cooperativistas na aprendizagem de trombone
title_full Estratégias cooperativistas na aprendizagem de trombone
title_fullStr Estratégias cooperativistas na aprendizagem de trombone
title_full_unstemmed Estratégias cooperativistas na aprendizagem de trombone
title_sort Estratégias cooperativistas na aprendizagem de trombone
author Silva, José Miguel Carvalho Henriques
author_facet Silva, José Miguel Carvalho Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Vilela, Alexandre José de Brito
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, José Miguel Carvalho Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Ensino de trombone
Estratégias
Música de conjunto
Ensemble de trombones
Cooperative learning
Trombone teaching
Strategies
Chamber music
Trombone ensemble
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Aprendizagem cooperativa
Ensino de trombone
Estratégias
Música de conjunto
Ensemble de trombones
Cooperative learning
Trombone teaching
Strategies
Chamber music
Trombone ensemble
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O presente relatório resulta do trabalho realizado no âmbito da frequência do Mestrado em Ensino de Música, variante Trombone e Música de Conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola de Artes do Norte Alentejano – Conservatório de Portalegre, durante o ano letivo 2019/20, onde foi feita uma caracterização do meio envolvente, da escola, da Classe de Trombone e Classe de Conjunto; planificações e respetivos relatórios de aula e uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido no decorrer do estágio. Na segunda parte, referente ao Projeto de Ensino Artístico, é exposto o trabalho de investigação desenvolvido “Estratégias cooperativistas na aprendizagem de Trombone”, tendo como objetivo estudar a implementação de estratégias cooperativas na aprendizagem de Trombone. A investigação recai sobre uma investigação-ação, onde foram aplicadas as estratégias a um quarteto de trombone do 1º, 2º e 3º grau. Como instrumentos de recolha de dados, foram utilizados inquéritos por questionário aos alunos participantes no estudo, grelhas de observação e grelhas de autoavaliação. Os resultados obtidos mostram que as estratégias adotadas potenciaram o desenvolvimento de competências sociais, teórico-musicais e técnico-musicais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-11T13:58:23Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7661
TID:202756807
url http://hdl.handle.net/10400.11/7661
identifier_str_mv TID:202756807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130845984849920