Estudo e implementação do mecanismo de direção mais eficiente no protótipo UBICAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5909 |
Resumo: | Neste trabalho são estudados quatro tipos de mecanismos de direção possíveis de implementar no UBICAR mediante os seguintes fatores: menor erro possível, menor peso, maior facilidade de fabricação, fiabilidade e pouca sensibilidade. Para encontrar o mecanismo com menor erro foi elaborado e utilizado um programa em MATLAB para fornecer os tamanhos ideais para as barras do mecanismo. O melhor mecanismo e o que foi implementado foi o mecanismo do triângulo, que levou a uma melhoria de resultados em prova. |
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Estudo e implementação do mecanismo de direção mais eficiente no protótipo UBICARAtrito e CurvaturaGeometria de AckermanMecanismo de DireçãoPoupança de Combustível e PneusSimulação ComputacionalUbicarDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaNeste trabalho são estudados quatro tipos de mecanismos de direção possíveis de implementar no UBICAR mediante os seguintes fatores: menor erro possível, menor peso, maior facilidade de fabricação, fiabilidade e pouca sensibilidade. Para encontrar o mecanismo com menor erro foi elaborado e utilizado um programa em MATLAB para fornecer os tamanhos ideais para as barras do mecanismo. O melhor mecanismo e o que foi implementado foi o mecanismo do triângulo, que levou a uma melhoria de resultados em prova.This work studied four types of possible steering mechanisms to implement on the UBICAR by the following factors: lower error, lighter weight, easy fabrication, reliability and low sensitivity. To find the mechanism with lower error has been elaborated and utilized a program in MATLAB to provide the ideal size for the bars of the mechanism. The best mechanism and what has been implemented was the triangle mechanism, which led to an improvement of results in the competition.Fael, Paulo Manuel OliveirauBibliorumOliveira, André Rafael Coutinho de2018-08-30T15:52:00Z2015-6-82015-07-072015-07-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5909TID:201637286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:07Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:45.251236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Neste trabalho são estudados quatro tipos de mecanismos de direção possíveis de implementar no UBICAR mediante os seguintes fatores: menor erro possível, menor peso, maior facilidade de fabricação, fiabilidade e pouca sensibilidade. Para encontrar o mecanismo com menor erro foi elaborado e utilizado um programa em MATLAB para fornecer os tamanhos ideais para as barras do mecanismo. O melhor mecanismo e o que foi implementado foi o mecanismo do triângulo, que levou a uma melhoria de resultados em prova. |
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