A compreensão e a prática da comunicação integrada de marketing em Portugal por clientes e agências de publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Marta Sofia Vila Moura
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12947
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_c8c06ce84ea0e499a3c81586cc7a6360
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A compreensão e a prática da comunicação integrada de marketing em Portugal por clientes e agências de publicidadeComunicação Integrada de MarketingPerceções sobre a CIMProfissionais de PublicidadeAgência de PublicidadeClienteIntegrated Marketing CommunicationIMC PerceptionsAdvertising PractitionersAdvertising AgencyClientMestrado em MarketingO aumento da fragmentação dos media e dos consumidores criou a necessidade de uma nova abordagem de comunicação de marketing, a Comunicação Integrada de Marketing (CIM), capaz de garantir uma gestão centralizada e uma consistência das mensagens corporativas dirigidas a diferentes públicos (McArthur e Griffin, 1997; Semenik, 2002; Smith, 2002; citado por Gurau, 2008). Com efeito, se os Clientes estão a procurar abordagens integradas de comunicação - para solucionar problemas de comunicação -, as Agências de Publicidade estão a diversificar, a expandir e a integrar os seus serviços promocionais (Kitchen, Schultz, Kim, Han e Li, 2004). Neste sentido, compreender a forma como ambas as partes percecionam a CIM é essencial para as ajudar «a resolver problemas de coordenação, a reduzir silos de comunicação de marketing e a melhorar a eficiência organizacional» (Kerr e Drennan, 2010, p.7). Partindo deste prisma, esta investigação tem como objetivo geral averiguar se existem diferenças relativamente à forma como Clientes e Agências de Publicidade - no contexto português - percecionam a CIM. Com o intuito de responder a este objetivo, foi realizada uma investigação de natureza descritiva e do tipo quantitativo, tendo por base o inquérito por questionário (online), aplicado a uma amostra não probabilística, por conveniência, de 50 inquiridos (15 profissionais de Clientes e 35 profissionais de Agências de Publicidade). Os resultados permitiram concluir que existem diferenças relativamente à forma como Clientes e Agências de Publicidade - no contexto português - percecionam a CIM, ao nível dos seus benefícios e das suas barreiras.The increasing fragmentation among the media and the consumers led to the necessity of a new approach in marketing communication, the Integrated Marketing Communication (IMC), capable of guaranteeing a centralized management and the consistency of corporative messages addressed to different public (McArthur and Griffin, 1997; Semenik, 2002; Smith, 2002; as cited by Gurau, 2008). In fact, if the Clients are seeking new integrated communication approaches - in order to solve communication problems -, the Advertising Agencies are diversifying, expanding and integrating their promotional services (Kitchen, Schultz, Kim, Han and Li, 2004). Therefore, comprehending the view of both parts on the IMC perception is vital to help them «resolve coordination problems, reduce marketing communication silos and improve organizational efficiency » (Kerr and Drennan, 2010, p.7). Taking that as a starting point, this research has the general objective to ascertain if there are any differences regarding the way Clients and Advertising Agencies perceive the IMC, in the Portuguese context. To accomplish the goal stated, it has been conducted an investigation of descriptive nature and quantitative type, based on a survey by questionnaire (online) as a data collection tool, with a non-probabilistic convenience sample, of 50 respondents (15 professionals from the client side and 35 professionals from the advertising agencies side). Results showed that there are differences regarding the perceptions of IMC between Clients and Advertising Agencies, in the portuguese context, particularly regarding IMC benefits and barriers.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesOliveira, Sandra Miranda deRepositório da Universidade de LisboaCorreia, Marta Sofia Vila Moura2017-07-01T00:30:09Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12947porCorreia, Marta Sofia Vila Moura (2016). "A compreensão e a prática da comunicação integrada de marketing em Portugal por clientes e agências de publicidade". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:05Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:00.504684Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão e a prática da comunicação integrada de marketing em Portugal por clientes e agências de publicidade
title A compreensão e a prática da comunicação integrada de marketing em Portugal por clientes e agências de publicidade
spellingShingle A compreensão e a prática da comunicação integrada de marketing em Portugal por clientes e agências de publicidade
Correia, Marta Sofia Vila Moura
Comunicação Integrada de Marketing
Perceções sobre a CIM
Profissionais de Publicidade
Agência de Publicidade
Cliente
Integrated Marketing Communication
IMC Perceptions
Advertising Practitioners
Advertising Agency
Client
title_short A compreensão e a prática da comunicação integrada de marketing em Portugal por clientes e agências de publicidade
title_full A compreensão e a prática da comunicação integrada de marketing em Portugal por clientes e agências de publicidade
title_fullStr A compreensão e a prática da comunicação integrada de marketing em Portugal por clientes e agências de publicidade
title_full_unstemmed A compreensão e a prática da comunicação integrada de marketing em Portugal por clientes e agências de publicidade
title_sort A compreensão e a prática da comunicação integrada de marketing em Portugal por clientes e agências de publicidade
author Correia, Marta Sofia Vila Moura
author_facet Correia, Marta Sofia Vila Moura
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Patrícia Nunes
Oliveira, Sandra Miranda de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Marta Sofia Vila Moura
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Integrada de Marketing
Perceções sobre a CIM
Profissionais de Publicidade
Agência de Publicidade
Cliente
Integrated Marketing Communication
IMC Perceptions
Advertising Practitioners
Advertising Agency
Client
topic Comunicação Integrada de Marketing
Perceções sobre a CIM
Profissionais de Publicidade
Agência de Publicidade
Cliente
Integrated Marketing Communication
IMC Perceptions
Advertising Practitioners
Advertising Agency
Client
description Mestrado em Marketing
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-07-01T00:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12947
url http://hdl.handle.net/10400.5/12947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, Marta Sofia Vila Moura (2016). "A compreensão e a prática da comunicação integrada de marketing em Portugal por clientes e agências de publicidade". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131076481777664