A relação estabelecida entre agência e anunciante : a via do planejamento estratégico de Marketing e de Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Liange Donini de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67637
Resumo: Este trabalho aborda o relacionamento existente entre agência e anunciante, e a maneira como ambos realizam e desenvolvem seus planos estratégicos. O objetivo do estudo é observar a visão que agência e anunciante possuem da gestão da marca através do planejamento estratégico de marketing e de comunicação; e a sua relação pautada por isso. Para tal, a agência de comunicação Conjunto Soul e a anunciante CIEE são submetidas a perguntas referentes ao tema do presente trabalho. Primeiramente é realizado o levantamento teórico (revisão bibliográfica), onde analisa-se as ideias dos autores ligados às áreas de marketing, planejamento, marca, agência e anunciante. Na etapa empírica através da técnica da entrevista, observa-se os relatos de um profissional do marketing e dois profissionais da agência, sendo estes o planejador e o atendimento. Os resultados mostram que apesar do relacionamento entre ambas empresas ser de confiança e de cumplicidade, o planejamento de comunicação realizado pela agência não é desenvolvido de acordo com o planejamento de marketing do anunciante.
id UFRGS-2_29412bdb1416f1dd7ec823600e0c228c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67637
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mattos, Liange Donini dePiedras, Elisa Reinhardt2013-03-14T01:39:41Z2012http://hdl.handle.net/10183/67637000871694Este trabalho aborda o relacionamento existente entre agência e anunciante, e a maneira como ambos realizam e desenvolvem seus planos estratégicos. O objetivo do estudo é observar a visão que agência e anunciante possuem da gestão da marca através do planejamento estratégico de marketing e de comunicação; e a sua relação pautada por isso. Para tal, a agência de comunicação Conjunto Soul e a anunciante CIEE são submetidas a perguntas referentes ao tema do presente trabalho. Primeiramente é realizado o levantamento teórico (revisão bibliográfica), onde analisa-se as ideias dos autores ligados às áreas de marketing, planejamento, marca, agência e anunciante. Na etapa empírica através da técnica da entrevista, observa-se os relatos de um profissional do marketing e dois profissionais da agência, sendo estes o planejador e o atendimento. Os resultados mostram que apesar do relacionamento entre ambas empresas ser de confiança e de cumplicidade, o planejamento de comunicação realizado pela agência não é desenvolvido de acordo com o planejamento de marketing do anunciante.This final paper discusses the relationship between agency and advertiser, and how both perform and develop their strategic plans. The objective of the study is to observe the view that agency and advertiser's own brand management through strategic planning and marketing communications, and its relationship guided by it. To this end, the communications agency and advertiser Soul Set CIEE are subjected to questions related to the topic of this work. First, the survey is conducted theoretical (literature review), which analyzes the ideas of authors connected to the areas of marketing, design, brand, agency and advertiser. In empirical step through the technique of the interview, there was reports of a professional marketing agency professionals and two, these being the planner and care. The results show that although the relationship between the two companies to be reliable and complicity, planning communication conducted by the agency is not developed according to the advertiser's marketing plan.application/pdfporEstratégia de marketingAgência de publicidadeAgentMarketing planningAgencyAdvertisingCommunication planningA relação estabelecida entre agência e anunciante : a via do planejamento estratégico de Marketing e de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000871694.pdf000871694.pdfTexto completoapplication/pdf875650http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67637/1/000871694.pdf21b8bf1548b7f0daa913d5b456117825MD51TEXT000871694.pdf.txt000871694.pdf.txtExtracted Texttext/plain303414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67637/2/000871694.pdf.txt50418dec358d5bc69400ec8528e34fc2MD52THUMBNAIL000871694.pdf.jpg000871694.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67637/3/000871694.pdf.jpg86aa7036a1d5297bf682d82146ce2a4bMD5310183/676372018-10-05 08:05:12.88oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67637Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:05:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação estabelecida entre agência e anunciante : a via do planejamento estratégico de Marketing e de Comunicação
title A relação estabelecida entre agência e anunciante : a via do planejamento estratégico de Marketing e de Comunicação
spellingShingle A relação estabelecida entre agência e anunciante : a via do planejamento estratégico de Marketing e de Comunicação
Mattos, Liange Donini de
Estratégia de marketing
Agência de publicidade
Agent
Marketing planning
Agency
Advertising
Communication planning
title_short A relação estabelecida entre agência e anunciante : a via do planejamento estratégico de Marketing e de Comunicação
title_full A relação estabelecida entre agência e anunciante : a via do planejamento estratégico de Marketing e de Comunicação
title_fullStr A relação estabelecida entre agência e anunciante : a via do planejamento estratégico de Marketing e de Comunicação
title_full_unstemmed A relação estabelecida entre agência e anunciante : a via do planejamento estratégico de Marketing e de Comunicação
title_sort A relação estabelecida entre agência e anunciante : a via do planejamento estratégico de Marketing e de Comunicação
author Mattos, Liange Donini de
author_facet Mattos, Liange Donini de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Liange Donini de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
contributor_str_mv Piedras, Elisa Reinhardt
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégia de marketing
Agência de publicidade
topic Estratégia de marketing
Agência de publicidade
Agent
Marketing planning
Agency
Advertising
Communication planning
dc.subject.eng.fl_str_mv Agent
Marketing planning
Agency
Advertising
Communication planning
description Este trabalho aborda o relacionamento existente entre agência e anunciante, e a maneira como ambos realizam e desenvolvem seus planos estratégicos. O objetivo do estudo é observar a visão que agência e anunciante possuem da gestão da marca através do planejamento estratégico de marketing e de comunicação; e a sua relação pautada por isso. Para tal, a agência de comunicação Conjunto Soul e a anunciante CIEE são submetidas a perguntas referentes ao tema do presente trabalho. Primeiramente é realizado o levantamento teórico (revisão bibliográfica), onde analisa-se as ideias dos autores ligados às áreas de marketing, planejamento, marca, agência e anunciante. Na etapa empírica através da técnica da entrevista, observa-se os relatos de um profissional do marketing e dois profissionais da agência, sendo estes o planejador e o atendimento. Os resultados mostram que apesar do relacionamento entre ambas empresas ser de confiança e de cumplicidade, o planejamento de comunicação realizado pela agência não é desenvolvido de acordo com o planejamento de marketing do anunciante.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-14T01:39:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67637
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871694
url http://hdl.handle.net/10183/67637
identifier_str_mv 000871694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67637/1/000871694.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67637/2/000871694.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67637/3/000871694.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 21b8bf1548b7f0daa913d5b456117825
50418dec358d5bc69400ec8528e34fc2
86aa7036a1d5297bf682d82146ce2a4b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447100520923136