Desafios da banca no metaverso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Miguel Cortês da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/29493
Resumo: O metaverso só recentemente tem vindo a ser estudado. Embora não seja um conceito novo, ainda é apenas uma experiência 3D, que diferentes autores acreditam que será uma alavanca de transformação e conversão de conceitos tradicionais. Na revisão da literatura diferentes investigadores procuram explicar como e onde vamos aceder, cientes de que a mediatização será o mais importante catalisador, a par com a confiança e a usabilidade. Na banca, as parcerias já são um modelo de implementação e começam já a existir aprendizagens, podendo a curto prazo, surgir os indicadores que irão comprovar o metaverso como uma realidade virtual que se vai converter num instrumento do dia-a-dia. Esta investigação pretende compreender como a banca, para manter a liderança, tem de antecipar as principais mudanças e de que forma os consumidores e os bancos se vão encontrar no metaverso. Através deste estudo, que contou com a participação de especialistas e stakeholders da banca, constata-se a existência de conhecimento sobre o metaverso, que é associado a marcas nacionais e pode ser um canal de comunicação desde que se confirmem na prática ganhos para os utilizadores. Riscos como a segurança e a desumanização confirmam-se, mas são demonstradas evidências de que o metaverso está a ser uma aposta e pode vingar.
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