Metaverso como meio de aproximação ao cliente no setor bancário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mineiro, Rodrigo José dos Santos Rebelo de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16936
Resumo: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
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spelling Metaverso como meio de aproximação ao cliente no setor bancárioMetaversoRealidade virtualBancaCanais de distribuiçãoMeta QuestC#UnityMetaverseVirtual realityBankingDistribuition channelsTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.Hoje em dia temos à nossa disposição diversos canais de distribuição com os quais podemos interagir de maneira a acedermos ao nosso banco ou do nosso banco nos contactar. Através de telefonemas, ATMs, e-mails, página online, aplicações mobile ou deslocarmo-nos pessoalmente a uma filial, conseguimos aceder a todo o tipo de informação relacionada com a nossa conta bancária. O ano de 2021 viu a explosão do termo Metaverso. O Facebook mudou de nome para Meta e em Portugal a curiosidade sobre a tecnologia atingiu o seu pico. A utilização de realidade virtual e a capacidade de nos ligar-mos como nunca antes visto, criando o que podemos chamar de web 3.0 (Zuckerberg, 2021) tem vindo a mudar a maneira como interagimos com alguns dos serviços que usamos regularmente. A introdução do Metaverso no setor bancário já tem precedente em Portugal, como é o caso da experiência criada pelo BPI, o primeiro banco em Portugal a criar um balcão no Metaverso (BPI, 2023). Este trabalho tem como objetivo olhar para as definições do Metaverso, uma temática que tem uma discussão ativa e diversificada, de maneira a chegar a uma conclusão sobre a sua definição, bem como olhar para os canais de distribuição da banca e perceber de que maneira a introdução do Metaverso poderá afetar a banca. No final será desenvolvida uma pequena aplicação em realidade virtual utilizando a plataforma Unity para os óculos Meta Quest 2 de maneira a simular a experiência de utilizar o ambiente virtual para entrar em contacto com o setor bancário.ABSTRACT: Nowadays we have at our disposal a very diversified amount of delivery channels, with which we can access our bank account or even for our bank to contact us. Through phone calls, ATMs, e-mails, an online website, mobile applications or even by going there personally, we can access all kinds of information related to our bank account.In 2021, the term Metaverse had a big explosion in popularity, Facebook changed its name to Meta to better identify with the technology and in Portugal, curiosity surrounding the term reached an all-time high. The use of virtual reality and the ability of connecting with other people like never seen before, with some even calling it the web 3.0 (Zuckerberg, 2021), has changed the way we interact with some of our daily systems and services. The introduction of the Metaverse in the banking sector in Portugal already has precedent, with BPI being the first ever bank in Portugal to create a virtual counter in the Metaverse (BPI, 2023).This work aims to look at the definitions of the Metaverse, a theme that has quite a few different takes, to hopefully reach a concise conclusion about its definition, as well as take a small journey through the current banking delivery channels and see how the Metaverse can affect the space.In the end, we will develop a small virtual reality application using Unity and the Meta Quest 2 Platform, so that we can simulate the VR experience in virtual reality in the banking space.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMontargil, FilipeRCIPLMineiro, Rodrigo José dos Santos Rebelo de Oliveira2024-01-19T14:15:29Z2023-12-072023-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16936TID:203467353enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-24T02:17:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:51.747392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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