Desenvolvimento da competência comunicativa em línguas estrangeiras: um estudo sobre a aplicação das TIC numa parceria multilateral de cinco escolas europeias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Susana Margarida Cruz Rosa da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8777
Resumo: Tese de mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-learning, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, Instituto de Educação, 2011
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spelling Desenvolvimento da competência comunicativa em línguas estrangeiras: um estudo sobre a aplicação das TIC numa parceria multilateral de cinco escolas europeiasAprendizagem multimédiaEnsino da língua estrangeiraTICComunicaçãoParcerias multilateraisTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado em Tecnologias e Metodologias em E-learning, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, Instituto de Educação, 2011O presente estudo de caso pretendeu compreender de que forma uma parceria multilateral promove o desenvolvimento da competência comunicativa e, em particular, a aprendizagem de uma língua estrangeira, num grupo de alunos do 7º ano de escolaridade e na comunidade escolar, em geral. O Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida e o Programa Sectorial Comenius, embora não sejam recentes, têm vindo a sofrer alterações no que respeita à aplicação das TIC no seu desenvolvimento. Estas conferem-lhes mais eficácia e adequação ao ensino, num mundo cada vez mais globalizado, sobretudo no que toca ao desenvolvimento de projetos de parcerias multilaterais, nos quais as barreiras geográficas são uma realidade embora, este conceito de barreira geográfica tenha sofrido alterações nos últimos anos, uma vez que falamos vulgarmente de cibercomunidade, ou seja, não há a condicionante fronteira geográfica. Embora sejam conhecidas algumas publicações, no âmbito da implementação de projetos de parcerias multilaterais, com integração e implementação das TIC, com o objetivo de desenvolver a competência comunicativa, principalmente a do ensino das línguas estrangeiras, ainda não é claro objetivar o uso pedagógico e o seu impacte nas práticas letivas e no desempenho dos alunos, nomeadamente em projetos Comenius de parcerias multilaterais. Este estudo pretende acrescentar informação adicional à literatura já existente nesta temática, propondo-se dar resposta a situações de desenvolvimento destes projetos e que preocupam os docentes que procuram dinamizá-los com recurso às TIC, potenciando o uso pedagógico dos recursos disponíveis na Web 2.0, especificamente no que toca ao desenvolvimento de atividades de intercâmbio em rede, envolvendo alunos de diferentes nacionalidades. Considerou-se um projeto que foi aprovado pela Agência Nacional para os Programas Comunitários e que se encontra em desenvolvimento numa escola básica integrada da zona centro do país. A experiência aqui exposta procura, através da reflexão, demonstrar que uma aprendizagem feita pela participação em trabalho de projeto e através de uma aprendizagem multimédia, traduz-se numa mudança na produção de materiais pedagógicos, os quais constituem um desafio ao desenvolvimento da competência comunicativa e possibilitam aos alunos, através de plataformas digitais, um conjunto de aprendizagens significativas, mediante a construção de um trabalho colaborativo e cooperativo. Foi feita a avaliação qualitativa e quantitativa, tendo sido recolhidos dados com recurso a inquéritos por questionário e grelhas de observação. Espera-se que os resultados aqui apresentados contribuam para a implementação de novas práticas pedagógicas.The present case study aimed to understand to what extend a multilateral partnership would help develop communication skills, in particular foreign language skills, in a group of year seven students and in the broader school community. The Lifelong Program, including its Comenius component, has been changing to increasingly leverage modern information and communication technologies to increase its efficacy and customize it to the educational context in an increasingly globalised world. These technologies are particularly important in the case of multilateral partnerships, allowing us to overcome geographical barriers. The concept of geographical barrier itself has been changed by these modern technologies: “cyber communities” do not have geographical borders. While there are some publications about the implementation of multilateral partnerships that leverage modern information and communication technologies to improve language skills, in particular foreign language skills, it is not yet clear how those technologies can be used pedagogically or their impact on teaching practice and student performance, namely in Comenius projects using multilateral partnerships. The present study aims to add to the existing body of knowledge in the field. We will attempt to respond to issues of concern to teachers in the process of developing such projects and encourage their use, of modern information and communication technologies by showing the possible pedagogical use of Web 2.0. In particular, we will show how to develop activities that promote network communication involving students of various nationalities. This study leverages a project approved by the National Agency for Community Programs that is being developed in an integrated primary-middle school in the central region of Portugal. The experience hereby presented aims to show that learning through participation in project work in a multimedia environment requires changes to teaching materials. This encourages the development of students’ communication skills. Digital platforms also allow students to make significant progress in a collaborative and cooperative environment. We hope that the results presented herein contribute to the implementation of new teaching practices.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaSilva, Susana Margarida Cruz Rosa da2013-07-12T09:49:59Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8777porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:10.061163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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