O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4199 |
Resumo: | Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011 |
id |
RCAP_a2d83e0410a489e6fb2a34a1b058cafb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/4199 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeiraLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosJogosMétodos pedagógicosTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011Este trabalho tem o objetivo de investigar o papel das técnicas lúdicas no Ensino/ Aprendizagem do Português como língua estrangeira verificando as reações dos aprendentes com esta abordagem. Enfoca a importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem, uma vez que os jogos e as atividades lúdicas são excelentes instrumentos de mediação entre o prazer e a aprendizagem. Além disso, a pesquisa pretendeu, também, perceber o que motiva os aprendentes durante o processo de aprendizagem e o que os leva a querer aprender uma língua estrangeira. Os pontos abordados em relação ao lúdico foram fundamentados em teorias de autores como Vigotsky, Winnicott e Alicia Fernandez, que buscaram através da Psicanálise, da Psicopedagogia e da Análise de Comportamento provar que as atividades lúdicas interferem na personalidade humana, introduzem o aprendente no universo da aprendizagem e faz da atividade lúdica um desafio para a construção do conhecimento. Para realizar a pesquisa foram aplicadas dinamizações que incentivaram a audição, a fala e a escrita a grupos de crianças do 5º e 6º ano do 2º ciclo, não falantes da Língua Portuguesa, alunos de uma escola pública da cidade de Lisboa situada no bairro de Olaias.Abstract: This work aims to investigate the role of play techniques in teaching and learning of Portuguese as Foreign Language, checking learners' reactions to this approach. It emphasizes the importance of play in the teaching / learning process, since the games and play activities are excellent tools of mediation between pleasure and learning. This research also seeks (aims) to understand what motivates the learners during the learning process and what drives them to want to learn a foreign language. The issues addressed in relation to the play were justified based on the theories of authors such as Vygotsky, Winnicott, Alicia Fernandez, whose work was based on psychoanalysis, Educational Psychology and Behavior Analysis, proving that playful activities have an effect on the human personality, introducing the learner in world of learning and making a challenge of playing for the construction of knowledge. . To conduct the survey were applied dynamizations that encouraged listening, speaking and writing with groups of children from the 5th and 6th year of 2nd cycle, do not speaking Portuguese Language, students from a public school in the city of Lisbon located in the district of Olaias.Grosso, Maria José dos Reis,1953-Repositório da Universidade de LisboaAraújo, Lidiane Cristina de2011-10-03T10:08:55Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:55.133457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira |
title |
O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira |
spellingShingle |
O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira Araújo, Lidiane Cristina de Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros Jogos Métodos pedagógicos Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira |
title_full |
O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira |
title_fullStr |
O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira |
title_sort |
O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira |
author |
Araújo, Lidiane Cristina de |
author_facet |
Araújo, Lidiane Cristina de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grosso, Maria José dos Reis,1953- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Lidiane Cristina de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros Jogos Métodos pedagógicos Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros Jogos Métodos pedagógicos Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-03T10:08:55Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/4199 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/4199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134184983232512 |