O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Lidiane Cristina de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4199
Resumo: Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011
id RCAP_a2d83e0410a489e6fb2a34a1b058cafb
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeiraLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosJogosMétodos pedagógicosTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011Este trabalho tem o objetivo de investigar o papel das técnicas lúdicas no Ensino/ Aprendizagem do Português como língua estrangeira verificando as reações dos aprendentes com esta abordagem. Enfoca a importância do lúdico no processo de ensino/aprendizagem, uma vez que os jogos e as atividades lúdicas são excelentes instrumentos de mediação entre o prazer e a aprendizagem. Além disso, a pesquisa pretendeu, também, perceber o que motiva os aprendentes durante o processo de aprendizagem e o que os leva a querer aprender uma língua estrangeira. Os pontos abordados em relação ao lúdico foram fundamentados em teorias de autores como Vigotsky, Winnicott e Alicia Fernandez, que buscaram através da Psicanálise, da Psicopedagogia e da Análise de Comportamento provar que as atividades lúdicas interferem na personalidade humana, introduzem o aprendente no universo da aprendizagem e faz da atividade lúdica um desafio para a construção do conhecimento. Para realizar a pesquisa foram aplicadas dinamizações que incentivaram a audição, a fala e a escrita a grupos de crianças do 5º e 6º ano do 2º ciclo, não falantes da Língua Portuguesa, alunos de uma escola pública da cidade de Lisboa situada no bairro de Olaias.Abstract: This work aims to investigate the role of play techniques in teaching and learning of Portuguese as Foreign Language, checking learners' reactions to this approach. It emphasizes the importance of play in the teaching / learning process, since the games and play activities are excellent tools of mediation between pleasure and learning. This research also seeks (aims) to understand what motivates the learners during the learning process and what drives them to want to learn a foreign language. The issues addressed in relation to the play were justified based on the theories of authors such as Vygotsky, Winnicott, Alicia Fernandez, whose work was based on psychoanalysis, Educational Psychology and Behavior Analysis, proving that playful activities have an effect on the human personality, introducing the learner in world of learning and making a challenge of playing for the construction of knowledge. . To conduct the survey were applied dynamizations that encouraged listening, speaking and writing with groups of children from the 5th and 6th year of 2nd cycle, do not speaking Portuguese Language, students from a public school in the city of Lisbon located in the district of Olaias.Grosso, Maria José dos Reis,1953-Repositório da Universidade de LisboaAraújo, Lidiane Cristina de2011-10-03T10:08:55Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4199porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:45:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:55.133457Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira
title O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira
spellingShingle O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira
Araújo, Lidiane Cristina de
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Jogos
Métodos pedagógicos
Teses de mestrado - 2011
title_short O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira
title_full O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira
title_fullStr O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira
title_full_unstemmed O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira
title_sort O lúdico no ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira
author Araújo, Lidiane Cristina de
author_facet Araújo, Lidiane Cristina de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grosso, Maria José dos Reis,1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Lidiane Cristina de
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Jogos
Métodos pedagógicos
Teses de mestrado - 2011
topic Língua portuguesa - Estudo e ensino - Estrangeiros
Jogos
Métodos pedagógicos
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Língua e Cultura Portuguesa - PLE/PL2, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-03T10:08:55Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4199
url http://hdl.handle.net/10451/4199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134184983232512