O contributo da investigação aplicada e do ensino dos institutos politécnicos para o desenvolvimento regional. O caso do Instituto Politécnico de Leiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolau, Ana Filipa Ferreira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10118
Resumo: Com a transformação do sistema económico e produtivo, com fenómenos como a globalização e o desenvolvimento tecnológico, e o aparecimento da "economia do conhecimento", o saber passa a ser também detentor de valor económico, constituindo-se como uma mais-valia na capacidade competitiva da economia. É neste contexto que, nos anos 70, se assiste ao alargamento e diversificação do ensino superior português, surgindo um sistema binário com a criação dos institutos superiores politécnicos, que, a somar às suas tarefas de formação técnica e profissional, integram o desenvolvimento de uma investigação aplicada e a criação cultural, com uma estreita relação ao tecido social e económico regional, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento regional ao promover atividades com relevância económica. Através de um caso de estudo aplicado ao Instituto Politécnico de Leiria, procurou conhecer-se como os diferentes atores/agentes regionais (empresas, governo local) se relacionam com o Instituto, e que forma e tipo de processos têm sido elaborados para que se consigam aproveitar sinergias entre si e produzir estratégias e atividades comuns, com a finalidade de tornar a região mais competitiva e desenvolvida. Os resultados obtidos neste trabalho evidenciam um envolvimento expressivo do IPLeiria com os atores regionais em diversas atividades que promovem o desenvolvimento regional, através da investigação efetuada e a sua transferência para a comunidade, da formação de diplomados em áreas com forte ligação ao tecido económico regional, das suas atividades de promoção cultural abertas ao público em geral, assim como das suas funções como ator regional ativo, que participa no plano estratégico regional.
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