O contributo da investigação aplicada e do ensino dos institutos politécnicos para o desenvolvimento regional. O caso do Instituto Politécnico de Leiria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10118 |
Resumo: | Com a transformação do sistema económico e produtivo, com fenómenos como a globalização e o desenvolvimento tecnológico, e o aparecimento da "economia do conhecimento", o saber passa a ser também detentor de valor económico, constituindo-se como uma mais-valia na capacidade competitiva da economia. É neste contexto que, nos anos 70, se assiste ao alargamento e diversificação do ensino superior português, surgindo um sistema binário com a criação dos institutos superiores politécnicos, que, a somar às suas tarefas de formação técnica e profissional, integram o desenvolvimento de uma investigação aplicada e a criação cultural, com uma estreita relação ao tecido social e económico regional, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento regional ao promover atividades com relevância económica. Através de um caso de estudo aplicado ao Instituto Politécnico de Leiria, procurou conhecer-se como os diferentes atores/agentes regionais (empresas, governo local) se relacionam com o Instituto, e que forma e tipo de processos têm sido elaborados para que se consigam aproveitar sinergias entre si e produzir estratégias e atividades comuns, com a finalidade de tornar a região mais competitiva e desenvolvida. Os resultados obtidos neste trabalho evidenciam um envolvimento expressivo do IPLeiria com os atores regionais em diversas atividades que promovem o desenvolvimento regional, através da investigação efetuada e a sua transferência para a comunidade, da formação de diplomados em áreas com forte ligação ao tecido económico regional, das suas atividades de promoção cultural abertas ao público em geral, assim como das suas funções como ator regional ativo, que participa no plano estratégico regional. |
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O contributo da investigação aplicada e do ensino dos institutos politécnicos para o desenvolvimento regional. O caso do Instituto Politécnico de LeiriaInstitutos politécnicosInvestigação aplicadaTransferência e valorização económica do conhecimentoDesenvolvimento regionalPolytechnics institutionsApplied researchTransfer and enhancement of the economic knowledgeRegional developmentCom a transformação do sistema económico e produtivo, com fenómenos como a globalização e o desenvolvimento tecnológico, e o aparecimento da "economia do conhecimento", o saber passa a ser também detentor de valor económico, constituindo-se como uma mais-valia na capacidade competitiva da economia. É neste contexto que, nos anos 70, se assiste ao alargamento e diversificação do ensino superior português, surgindo um sistema binário com a criação dos institutos superiores politécnicos, que, a somar às suas tarefas de formação técnica e profissional, integram o desenvolvimento de uma investigação aplicada e a criação cultural, com uma estreita relação ao tecido social e económico regional, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento regional ao promover atividades com relevância económica. Através de um caso de estudo aplicado ao Instituto Politécnico de Leiria, procurou conhecer-se como os diferentes atores/agentes regionais (empresas, governo local) se relacionam com o Instituto, e que forma e tipo de processos têm sido elaborados para que se consigam aproveitar sinergias entre si e produzir estratégias e atividades comuns, com a finalidade de tornar a região mais competitiva e desenvolvida. Os resultados obtidos neste trabalho evidenciam um envolvimento expressivo do IPLeiria com os atores regionais em diversas atividades que promovem o desenvolvimento regional, através da investigação efetuada e a sua transferência para a comunidade, da formação de diplomados em áreas com forte ligação ao tecido económico regional, das suas atividades de promoção cultural abertas ao público em geral, assim como das suas funções como ator regional ativo, que participa no plano estratégico regional.The recent transformation of economic and productive system, with phenomena like globalization, technological development, and the emergence of the "knowledge economy", general knowledge also holder a certain economic value and a gain in competitiveness of economy nowadays. It is in this context that in the 70’s have been witnessing the expansion and diversification of the Portuguese higher education, creating a binary system with the foundation of polytechnics, which, adding to their responsibilities of technical and vocational training, compose the development of a practical and cultural research closely to social and regional economic environment, contributing to development and regional growth and promoting activities of economic relevance. Through this case study applied to the Polytechnic Institute of Leiria, we sought to know how different actors/regional players (companies and local government) interact with the Polytechnic, and what form and type of processes have been developed to take advantage of synergies between them and produce common strategies and activities in order to make the region more competitive and developed. The results of this study show a significant involvement between IPLeiria and the regional actors in various activities that promote regional development through conducted research and its transfer to the community, training of graduates in areas with strong links to regional economic sector, their cultural promotion activities open to the general public, as well as it’s his role as an active regional player that participates in the regional strategic plan.2015-11-12T12:54:36Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10118TID:201060248porNicolau, Ana Filipa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:43Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10118Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:15.533580Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Com a transformação do sistema económico e produtivo, com fenómenos como a globalização e o desenvolvimento tecnológico, e o aparecimento da "economia do conhecimento", o saber passa a ser também detentor de valor económico, constituindo-se como uma mais-valia na capacidade competitiva da economia. É neste contexto que, nos anos 70, se assiste ao alargamento e diversificação do ensino superior português, surgindo um sistema binário com a criação dos institutos superiores politécnicos, que, a somar às suas tarefas de formação técnica e profissional, integram o desenvolvimento de uma investigação aplicada e a criação cultural, com uma estreita relação ao tecido social e económico regional, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento regional ao promover atividades com relevância económica. Através de um caso de estudo aplicado ao Instituto Politécnico de Leiria, procurou conhecer-se como os diferentes atores/agentes regionais (empresas, governo local) se relacionam com o Instituto, e que forma e tipo de processos têm sido elaborados para que se consigam aproveitar sinergias entre si e produzir estratégias e atividades comuns, com a finalidade de tornar a região mais competitiva e desenvolvida. Os resultados obtidos neste trabalho evidenciam um envolvimento expressivo do IPLeiria com os atores regionais em diversas atividades que promovem o desenvolvimento regional, através da investigação efetuada e a sua transferência para a comunidade, da formação de diplomados em áreas com forte ligação ao tecido económico regional, das suas atividades de promoção cultural abertas ao público em geral, assim como das suas funções como ator regional ativo, que participa no plano estratégico regional. |
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