Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canuto, Louisette Crescência Évora Lima
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1150
Resumo: Esta dissertação provém de uma reflexão sobre a educação a distância: conceitos, teorias e tecnologias de suporte; para a partir daí estudar a viabilidade de se aperfeiçoar a organização de novos cursos de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico em modalidade de formação b- Learning, suportada na componente a distância principalmente por sessões radiofónicas. A educação a distância cada vez mais é considerada como uma alternativa e/ou um complemento forte e credível aos modelos do ensino presencial. A utilização das novas tecnologias no ensino a distância constitui uma via indiscutivelmente promissora para o nosso país, Cabo Verde. O presente trabalho propõe divulgar a utilização da modalidade da Educação a Distância em Cabo Verde como forma de romper as barreiras geográficas entre os centros de excelência educacional e os professores que residem em zonas isoladas. Adoptando uma metodologia de estudo de caso e através de questionários e recolha de informação documental esta dissertação apresenta e analisa a concepção e o desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação contínua a distância (FCaD) Os subsídios recolhidos ao longo deste estudo, apresentados nesta dissertação, referentes à implementação de um curso de Educação a Distância (EaD) com componentes presenciais contribuirão assim para enfatizar que a EaD permite “arranjos” diferenciados conforme os processos educativos e contribui também para tornar a educação acessível a todos os (as) professores (as) que vivem no nosso país, independentemente da localização geográfica. ABSTRACT: This dissertation is the result from several different reflections about Distance Education: concepts, theories and technologies of support; they were the starting point to study the viability to adopt Distance Education as basis for new approaches to continuous training of professors, namely to support the distance component on a blended-learning model. The use of new technologies in Distance Education, unquestionable constitutes a promising way for our country, Cape Verde. The present work is also a contribution to promote Distance Education in Cap Verde as a form to overcome the geographic barriers between the educational institutions and the professors who inhabit in isolated zones. In this research, the case study methodology was adopted based on questionnaires and several documental sources of relevant information, to present and analyse the conceptualisation and contents development for a distance-training course for professors from the basic level. The subsidies collected throughout this study, and presented in this dissertation, emphasize the opinion that Distance Education allows differentiated “arrangements”, contributing to enhance the access to training to all the professors living in our country, independently of their geographic location.
id RCAP_c8faf008c42a7ca1880f7b8cc1a952b4
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1150
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo VerdeEnsino à distânciaFormação contínuaCensos de formação de professoresEsta dissertação provém de uma reflexão sobre a educação a distância: conceitos, teorias e tecnologias de suporte; para a partir daí estudar a viabilidade de se aperfeiçoar a organização de novos cursos de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico em modalidade de formação b- Learning, suportada na componente a distância principalmente por sessões radiofónicas. A educação a distância cada vez mais é considerada como uma alternativa e/ou um complemento forte e credível aos modelos do ensino presencial. A utilização das novas tecnologias no ensino a distância constitui uma via indiscutivelmente promissora para o nosso país, Cabo Verde. O presente trabalho propõe divulgar a utilização da modalidade da Educação a Distância em Cabo Verde como forma de romper as barreiras geográficas entre os centros de excelência educacional e os professores que residem em zonas isoladas. Adoptando uma metodologia de estudo de caso e através de questionários e recolha de informação documental esta dissertação apresenta e analisa a concepção e o desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação contínua a distância (FCaD) Os subsídios recolhidos ao longo deste estudo, apresentados nesta dissertação, referentes à implementação de um curso de Educação a Distância (EaD) com componentes presenciais contribuirão assim para enfatizar que a EaD permite “arranjos” diferenciados conforme os processos educativos e contribui também para tornar a educação acessível a todos os (as) professores (as) que vivem no nosso país, independentemente da localização geográfica. ABSTRACT: This dissertation is the result from several different reflections about Distance Education: concepts, theories and technologies of support; they were the starting point to study the viability to adopt Distance Education as basis for new approaches to continuous training of professors, namely to support the distance component on a blended-learning model. The use of new technologies in Distance Education, unquestionable constitutes a promising way for our country, Cape Verde. The present work is also a contribution to promote Distance Education in Cap Verde as a form to overcome the geographic barriers between the educational institutions and the professors who inhabit in isolated zones. In this research, the case study methodology was adopted based on questionnaires and several documental sources of relevant information, to present and analyse the conceptualisation and contents development for a distance-training course for professors from the basic level. The subsidies collected throughout this study, and presented in this dissertation, emphasize the opinion that Distance Education allows differentiated “arrangements”, contributing to enhance the access to training to all the professors living in our country, independently of their geographic location.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:33:25Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1150porCanuto, Louisette Crescência Évora Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:39Zoai:ria.ua.pt:10773/1150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:54.063510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo Verde
title Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo Verde
spellingShingle Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo Verde
Canuto, Louisette Crescência Évora Lima
Ensino à distância
Formação contínua
Censos de formação de professores
title_short Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo Verde
title_full Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo Verde
title_fullStr Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo Verde
title_full_unstemmed Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo Verde
title_sort Concepção e desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação a distância : experiência com um curso de formação contínua de professores do ensino básico em Cabo Verde
author Canuto, Louisette Crescência Évora Lima
author_facet Canuto, Louisette Crescência Évora Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canuto, Louisette Crescência Évora Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à distância
Formação contínua
Censos de formação de professores
topic Ensino à distância
Formação contínua
Censos de formação de professores
description Esta dissertação provém de uma reflexão sobre a educação a distância: conceitos, teorias e tecnologias de suporte; para a partir daí estudar a viabilidade de se aperfeiçoar a organização de novos cursos de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico em modalidade de formação b- Learning, suportada na componente a distância principalmente por sessões radiofónicas. A educação a distância cada vez mais é considerada como uma alternativa e/ou um complemento forte e credível aos modelos do ensino presencial. A utilização das novas tecnologias no ensino a distância constitui uma via indiscutivelmente promissora para o nosso país, Cabo Verde. O presente trabalho propõe divulgar a utilização da modalidade da Educação a Distância em Cabo Verde como forma de romper as barreiras geográficas entre os centros de excelência educacional e os professores que residem em zonas isoladas. Adoptando uma metodologia de estudo de caso e através de questionários e recolha de informação documental esta dissertação apresenta e analisa a concepção e o desenvolvimento de conteúdos para um curso de formação contínua a distância (FCaD) Os subsídios recolhidos ao longo deste estudo, apresentados nesta dissertação, referentes à implementação de um curso de Educação a Distância (EaD) com componentes presenciais contribuirão assim para enfatizar que a EaD permite “arranjos” diferenciados conforme os processos educativos e contribui também para tornar a educação acessível a todos os (as) professores (as) que vivem no nosso país, independentemente da localização geográfica. ABSTRACT: This dissertation is the result from several different reflections about Distance Education: concepts, theories and technologies of support; they were the starting point to study the viability to adopt Distance Education as basis for new approaches to continuous training of professors, namely to support the distance component on a blended-learning model. The use of new technologies in Distance Education, unquestionable constitutes a promising way for our country, Cape Verde. The present work is also a contribution to promote Distance Education in Cap Verde as a form to overcome the geographic barriers between the educational institutions and the professors who inhabit in isolated zones. In this research, the case study methodology was adopted based on questionnaires and several documental sources of relevant information, to present and analyse the conceptualisation and contents development for a distance-training course for professors from the basic level. The subsidies collected throughout this study, and presented in this dissertation, emphasize the opinion that Distance Education allows differentiated “arrangements”, contributing to enhance the access to training to all the professors living in our country, independently of their geographic location.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008
2011-04-19T13:33:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1150
url http://hdl.handle.net/10773/1150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137448717975552