A representação da fauna na literatura oral e tradicional de São Tomé e Príncipe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/15921 |
Resumo: | Durante muito tempo, as narrativas santomenses mantiveram a sua existência graças à voz e à memória do povo – elas viveram na e pela oralidade. Os contos, adivinhas, sóias/contagi, provérbios, e tantas outras formas da literatura popular e tradicional de transmissão oral, constituem um conjunto de incalculável riqueza, nomeadamente no que se refere à tradição e à cultura (oral) deste povo. “A representação da fauna na literatura oral e tradicional santomense” é o tema desenvolvido nesta tese. As personagens animais constituem nos contos tradicionais um elemento de extremo relevo, já que, personificadas, representam as virtudes e os defeitos dos humanos. Na primeira parte do nosso trabalho, efectuámos a revisão da literatura, abordando alguns autores que trabalharam sobre a literatura oral e tradicional, dentre os quais citamos: Vladimir Propp, Victor Aguiar e Silva, Bruno Bettelheim, Carlos Reis e Ana Cristina Lopes. A análise dos contos, que levámos a cabo na segunda parte deste trabalho, permitiu-nos identificar a frequência com que certos animais/personagens são referenciados nestes textos. Demos particular destaque a animais como a tartaruga e o macaco, pela complexidade de que se revestem na multiplicidade de textos que a tradição nos legou. Para uma melhor compreensão dos valores simbólicos associados a estes animais-personagens, vimos que é muito relevante a relação que estabelecem com outras duas personagens: o Rei e “o Bocage”. Com a realização de actividades pedagógicas, nós conseguimos comprovar a acção educativa que os contos revelam; a motivação, a criatividade, a vivência dos factos como reais pelos discentes constituem elementos essenciais quando estas narrativas são trabalhadas na sala de aulas. Estas actividades tiveram como principal objectivo identificar as características das personagens que participam nestas narrativas, comparando-as com a realidade, e levar os alunos a entenderem a multiplicidade de mensagens a que se abre um texto. Em suma, o desenvolvimento deste tema, levou-nos a implementar acções pedagógicas que nos levaram a ter uma visão mais ampla de questões ligadas à literatura oral e tradicional (LOT) e a perceber, a partir das reacções dos alunos durante à realização destas actividades, como a mensagem e o tema dos contos com animais influenciam as suas atitudes. |
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A representação da fauna na literatura oral e tradicional de São Tomé e PríncipeFaunaLiteratura oral e tradicionalSão Tomé e PríncipeDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDurante muito tempo, as narrativas santomenses mantiveram a sua existência graças à voz e à memória do povo – elas viveram na e pela oralidade. Os contos, adivinhas, sóias/contagi, provérbios, e tantas outras formas da literatura popular e tradicional de transmissão oral, constituem um conjunto de incalculável riqueza, nomeadamente no que se refere à tradição e à cultura (oral) deste povo. “A representação da fauna na literatura oral e tradicional santomense” é o tema desenvolvido nesta tese. As personagens animais constituem nos contos tradicionais um elemento de extremo relevo, já que, personificadas, representam as virtudes e os defeitos dos humanos. Na primeira parte do nosso trabalho, efectuámos a revisão da literatura, abordando alguns autores que trabalharam sobre a literatura oral e tradicional, dentre os quais citamos: Vladimir Propp, Victor Aguiar e Silva, Bruno Bettelheim, Carlos Reis e Ana Cristina Lopes. A análise dos contos, que levámos a cabo na segunda parte deste trabalho, permitiu-nos identificar a frequência com que certos animais/personagens são referenciados nestes textos. Demos particular destaque a animais como a tartaruga e o macaco, pela complexidade de que se revestem na multiplicidade de textos que a tradição nos legou. Para uma melhor compreensão dos valores simbólicos associados a estes animais-personagens, vimos que é muito relevante a relação que estabelecem com outras duas personagens: o Rei e “o Bocage”. Com a realização de actividades pedagógicas, nós conseguimos comprovar a acção educativa que os contos revelam; a motivação, a criatividade, a vivência dos factos como reais pelos discentes constituem elementos essenciais quando estas narrativas são trabalhadas na sala de aulas. Estas actividades tiveram como principal objectivo identificar as características das personagens que participam nestas narrativas, comparando-as com a realidade, e levar os alunos a entenderem a multiplicidade de mensagens a que se abre um texto. Em suma, o desenvolvimento deste tema, levou-nos a implementar acções pedagógicas que nos levaram a ter uma visão mais ampla de questões ligadas à literatura oral e tradicional (LOT) e a perceber, a partir das reacções dos alunos durante à realização destas actividades, como a mensagem e o tema dos contos com animais influenciam as suas atitudes.For a long time Sao Tome and Principe narratives maintained their existence through the voice and the memory of the people - they lived in and through orality. The tales, riddles, sóias/contagi, sayings, and many other forms of popular and traditional literature of oral transmission, is a group of incalculable wealth, particularly in regard to tradition and culture (oral) of this people. "The representation of fauna in Santomean oral and traditional literature" is the theme developed in this thesis. The animal characters in folktales are an element of extreme importance, since, personified, they represent the virtues and defects of human. In the first part of our work, we conducted a literature review, addressing some authors who worked on the oral and traditional literature, among which we mention: Vladimir Propp, Victor Aguiar e Silva , Bruno Bettelheim Carlos Reis and Ana Cristina Lopes , among others . The analysis of the stories that we conducted in the second part of this study allowed us to identify the frequency with which certain animals / characters are referenced in those documents. We gave particular attention to animals like the tortoise and the monkey by the complexity of which are of the multiplicity of texts that tradition bequeathed to us. For a better understanding of the symbolic values associated with these animals - characters, we saw that it is very important the relationship they establish with two other characters: the King and the “Bocage “. With the realization of educational activities, we were able to prove the educational action tales reveal, motivation, creativity, and experience of actual facts as the students are key elements when these narratives are worked in the classroom. These activities were mainly aimed at identifying the characteristics of the characters who participate in these narratives, comparing them with reality, and lead students to understand the multiplicity of messages that opens a text. In short, the development of this theme, led us to implement pedagogical actions that led us to take a broader view of issues related to oral and traditional literature (OTL) and realize, from the reactions of the students during these activities, as the message and the theme of the stories with animals influence their attitudes.Teixeira, CarlosBergano, SofiaBiblioteca Digital do IPBFernandes, Esmael do Nascimento Patrício2018-02-22T11:13:42Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/15921TID:201046628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:36:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/15921Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:09.330030Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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