Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marta Cristina Leite
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/23152
Resumo: A violência nos relacionamentos de intimidade tem vindo a alcançar grande visibilidade a nível jurídico e científico, sendo atualmente considerada como um problema social que afeta de forma biopsicossocial muitos jovens. Com tal, a presente investigação tem como objetivo identificar, entre outras dinâmicas deste fenómeno, quais os fatores protetores presentes na tomada de decisão da vítima de violência no namoro em contexto universitário em terminar a relação abusiva para desta forma contribuir para a compreensão e atuação do Educador Social na implementação de programas de prevenção uma vez que os dados estatísticos chamam a atenção para elevadas taxas de prevalência deste crime. O estudo empírico levado a cabo pela presente investigação é de natureza qualitativa (estudo de caso), usando como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada aplicada a três vítimas de violência no namoro com o intuito de responder aos objetivos formulados: identificar as tipologias e dinâmicas de perpetuação da violência durante a relação de namoro, averiguar as crenças associadas à violência no namoro e que servem para manter a relação abusiva, e compreender o processo de tomada de decisão e os fatores de proteção para o terminus da relação e a construção de um projeto de vida afastado da violência. Os resultados obtidos permitiram-nos identificar quatro tipos de violência (violência verbal, a violência psicológica, a violência física e violência sexual) e que o bom suporte social e familiar e o empowerment psicológico são fatores de proteção que levam as vítimas a sair da relação abusiva.
id RCAP_8e4df5eb62e2aac30b4b58256d5115c1
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevençãoViolência no namoroCrençasFatores de proteçãoEmpowermentEstudantes do ensino superiorDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA violência nos relacionamentos de intimidade tem vindo a alcançar grande visibilidade a nível jurídico e científico, sendo atualmente considerada como um problema social que afeta de forma biopsicossocial muitos jovens. Com tal, a presente investigação tem como objetivo identificar, entre outras dinâmicas deste fenómeno, quais os fatores protetores presentes na tomada de decisão da vítima de violência no namoro em contexto universitário em terminar a relação abusiva para desta forma contribuir para a compreensão e atuação do Educador Social na implementação de programas de prevenção uma vez que os dados estatísticos chamam a atenção para elevadas taxas de prevalência deste crime. O estudo empírico levado a cabo pela presente investigação é de natureza qualitativa (estudo de caso), usando como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada aplicada a três vítimas de violência no namoro com o intuito de responder aos objetivos formulados: identificar as tipologias e dinâmicas de perpetuação da violência durante a relação de namoro, averiguar as crenças associadas à violência no namoro e que servem para manter a relação abusiva, e compreender o processo de tomada de decisão e os fatores de proteção para o terminus da relação e a construção de um projeto de vida afastado da violência. Os resultados obtidos permitiram-nos identificar quatro tipos de violência (violência verbal, a violência psicológica, a violência física e violência sexual) e que o bom suporte social e familiar e o empowerment psicológico são fatores de proteção que levam as vítimas a sair da relação abusiva.Concerning violence in close relationships, we have been noticing that it has received high visibility not only in the scientific field but also in legal issues; therefore, this kind of violence is currently regarded as a social problem which impacts many youngsters in a biopsychosocial way. Being so, the aim of this study is to identify, among other dynamics of this phenomenon, the protecting factors which are involved at the time that a victim of dating violence takes the decision of breaking up with an abusive relationship, in an University context. In this way, we intend to contribute to a general awareness and understanding in what the Social Educator’s pactice is concerned, when it comes to implement prevention programmes since there are statistics data which call our attention to high prevalence rates of this crime. The empirical study we have carried out is qualitative (study case). We used the semistructured interview as a data collection technique which was applied to three victims of data violence aiming to answer to the following: to identify the different types and dynamics of the perpetuation of violent situations during the relationship; to find out which beliefs are associated with dating violence and the reasons why the abusive relationship goes on, to understand the process of both taking decisions and the protecting factors for the terminus of the relationship; finally to study the achieving of a life plan removed from violence. The results allowed us to identify four types of violence (verbal, Psychological, physical and sexual); we also came to the conclusion that a good social and familiar support as well as the psychological empowerment are protecting factors which lead the victims to leave na abusive relationship.Fernandes, Teresa de Jesus PretoBiblioteca Digital do IPBMartins, Marta Cristina Leite2021-02-03T10:28:31Z202020192020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23152TID:202596036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:51:47Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:11.671467Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção
title Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção
spellingShingle Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção
Martins, Marta Cristina Leite
Violência no namoro
Crenças
Fatores de proteção
Empowerment
Estudantes do ensino superior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção
title_full Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção
title_fullStr Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção
title_full_unstemmed Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção
title_sort Conhecer para educar sobre violência no namoro em contexto universitário: o educador social como mediador na prevenção
author Martins, Marta Cristina Leite
author_facet Martins, Marta Cristina Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Teresa de Jesus Preto
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Marta Cristina Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Violência no namoro
Crenças
Fatores de proteção
Empowerment
Estudantes do ensino superior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Violência no namoro
Crenças
Fatores de proteção
Empowerment
Estudantes do ensino superior
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A violência nos relacionamentos de intimidade tem vindo a alcançar grande visibilidade a nível jurídico e científico, sendo atualmente considerada como um problema social que afeta de forma biopsicossocial muitos jovens. Com tal, a presente investigação tem como objetivo identificar, entre outras dinâmicas deste fenómeno, quais os fatores protetores presentes na tomada de decisão da vítima de violência no namoro em contexto universitário em terminar a relação abusiva para desta forma contribuir para a compreensão e atuação do Educador Social na implementação de programas de prevenção uma vez que os dados estatísticos chamam a atenção para elevadas taxas de prevalência deste crime. O estudo empírico levado a cabo pela presente investigação é de natureza qualitativa (estudo de caso), usando como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada aplicada a três vítimas de violência no namoro com o intuito de responder aos objetivos formulados: identificar as tipologias e dinâmicas de perpetuação da violência durante a relação de namoro, averiguar as crenças associadas à violência no namoro e que servem para manter a relação abusiva, e compreender o processo de tomada de decisão e os fatores de proteção para o terminus da relação e a construção de um projeto de vida afastado da violência. Os resultados obtidos permitiram-nos identificar quatro tipos de violência (violência verbal, a violência psicológica, a violência física e violência sexual) e que o bom suporte social e familiar e o empowerment psicológico são fatores de proteção que levam as vítimas a sair da relação abusiva.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020
2020-01-01T00:00:00Z
2021-02-03T10:28:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/23152
TID:202596036
url http://hdl.handle.net/10198/23152
identifier_str_mv TID:202596036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135420892577792