A promoção de competências sociais e morais: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cláudia Sofia Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/69761
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_c981c95d87fac6a501cbcffbcad971dc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69761
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A promoção de competências sociais e morais: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infânciaThe promotion of social and moral competences: report of an intervention in daycare and kindergarten master degree in pre-school educationCompetências sócio-moraisCrecheJardim de infãnciaDesenvolvimento socialMoralidadeDaycareKindergartenMoralitySocial developmentSocial-moral competencesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório de estágio, enquadrado no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré- Escolar, apresenta a conceção, desenvolvimento e avaliação do projeto de intervenção pedagógica realizado nos contextos de creche e jardim de infância. Sustentado na abordagem de investigação-ação, este relatório remete para a promoção de competências sociais e morais. Esta temática surgiu da observação focada e reflexiva, ao longo do estágio, que permitiu uma compreensão dos contextos e das crianças. Para esta análise e reflexão, o projeto orientou-se pelo ciclo de observação, reflexão, planificação e ação. Ao longo do relatório serão abordados vários referenciais teóricos que sustentam a temática e que abordam o desenvolvimento social e moral, a importância destes na relação com os pares e a promoção por parte do adulto das competências nesse âmbito. As atividades e estratégias, implementadas durante a intervenção, serão descritas e avaliadas. Estas vão desde a exploração de histórias, uma árvore da bondade até um dado dos conflitos. As estratégias utilizadas contribuíram para mudanças significativas de alguns comportamentos a nível social e de resolução de conflitos, que se traduziram no desenvolvimento de relações interpessoais mais positivas concretizadas em boas ações e numa maior autonomia das crianças para resolver problemas e conflitos.This internship report, framed in the study plan of the Master's Degree in Pre-School Education, presents the design, development and evaluation of the pedagogical intervention project carried out in the contexts of daycare and kindergarten. Supported by the action research approach, this report refers to the promotion of social and moral competences. This theme arose from the focused and reflective observation, throughout the internship, which allowed an understanding of the contexts and children. For this analysis and reflection, the project was guided by the cycle of observation, reflection, planning and action. Throughout the report will be addressed several theoretical references that support the theme and that address social and moral development, the importance of these in the relationship with peers and the promotion by the adult of the competences in this area. The activities and strategies implemented during the intervention will be described and evaluated. These range from the exploration of stories, a tree of goodness to a dice of conflicts. The strategies used contributed to significant changes in some social behaviour and conflict resolution, which have resulted in the development of more positive interpersonal relationships achieved in good deeds and greater autonomy of children to solve problems and conflicts.Parente, Maria Cristina CristoUniversidade do MinhoRocha, Cláudia Sofia Gonçalves20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/69761por202544923info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:16Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/69761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:58.542648Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A promoção de competências sociais e morais: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância
The promotion of social and moral competences: report of an intervention in daycare and kindergarten master degree in pre-school education
title A promoção de competências sociais e morais: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância
spellingShingle A promoção de competências sociais e morais: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância
Rocha, Cláudia Sofia Gonçalves
Competências sócio-morais
Creche
Jardim de infãncia
Desenvolvimento social
Moralidade
Daycare
Kindergarten
Morality
Social development
Social-moral competences
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A promoção de competências sociais e morais: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância
title_full A promoção de competências sociais e morais: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância
title_fullStr A promoção de competências sociais e morais: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância
title_full_unstemmed A promoção de competências sociais e morais: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância
title_sort A promoção de competências sociais e morais: relato de uma intervenção em creche e em jardim de infância
author Rocha, Cláudia Sofia Gonçalves
author_facet Rocha, Cláudia Sofia Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Parente, Maria Cristina Cristo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Cláudia Sofia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Competências sócio-morais
Creche
Jardim de infãncia
Desenvolvimento social
Moralidade
Daycare
Kindergarten
Morality
Social development
Social-moral competences
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Competências sócio-morais
Creche
Jardim de infãncia
Desenvolvimento social
Moralidade
Daycare
Kindergarten
Morality
Social development
Social-moral competences
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/69761
url http://hdl.handle.net/1822/69761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202544923
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132239802400768