Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20464 |
Resumo: | A "Mentoria", relação pessoal de desenvolvimento, em que uma das pessoas - a mais experiente - promove a evolução e desenvolvimento da pessoa menos experiente. O objectivo principal é motivar e inspirar o "mentorado", aumentar o seu potencial e também transmitir algum saber-fazer. O termo Mentoring tem a sua origem na mitologia grega, mais concretamente na obra "Odisseia" de Homero. Quando o personagem Ulisses vai em viagem, pede a um sábio grego chamado Mentor que se ocupe da educação do seu filho. para simbolizar a pessoa estimada e culta que guia e aconselha uma pessoa jovem e menos experiente. O princípio do Mentoring existiu de forma bastante presente nas corporações de artes e profissões nos tempos medievais. Os artesãos frequentemente aceitavam jovens aprendizes que viviam e trabalhavam na sua oficina (muitas vezes na própria casa sem o risco de perder "segredos do negócio" para a concorrência. |
id |
RCAP_c981f09c39b8a4f8f5b96443277906ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20464 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évoratutorizationpraticas clinicasenfermeriaA "Mentoria", relação pessoal de desenvolvimento, em que uma das pessoas - a mais experiente - promove a evolução e desenvolvimento da pessoa menos experiente. O objectivo principal é motivar e inspirar o "mentorado", aumentar o seu potencial e também transmitir algum saber-fazer. O termo Mentoring tem a sua origem na mitologia grega, mais concretamente na obra "Odisseia" de Homero. Quando o personagem Ulisses vai em viagem, pede a um sábio grego chamado Mentor que se ocupe da educação do seu filho. para simbolizar a pessoa estimada e culta que guia e aconselha uma pessoa jovem e menos experiente. O princípio do Mentoring existiu de forma bastante presente nas corporações de artes e profissões nos tempos medievais. Os artesãos frequentemente aceitavam jovens aprendizes que viviam e trabalhavam na sua oficina (muitas vezes na própria casa sem o risco de perder "segredos do negócio" para a concorrência.I INTERNATIONAL WORKSHOP OF CLINICAL NURSING MENTHORSHIPING: SEMINARIO DE MEJORA DE COMPETENCIAS PARA LA MEJORA DE LA EVALUACIÓN PRÁCTICO CLÍNICA EN ENFERMERÍA organizado pela COMISIÓN DE PRÁCTICAS CLÍNICAS GRADO EN ENFERMERÍA; FACULTAD DE MEDICINA2017-01-31T12:25:14Z2017-01-312016-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/20464http://hdl.handle.net/10174/20464pornaosimnaomf@uevora.pt745Fernandes, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:11:55.616041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora |
title |
Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora |
spellingShingle |
Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora Fernandes, Manuel tutorization praticas clinicas enfermeria |
title_short |
Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora |
title_full |
Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora |
title_fullStr |
Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora |
title_full_unstemmed |
Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora |
title_sort |
Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora |
author |
Fernandes, Manuel |
author_facet |
Fernandes, Manuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Manuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tutorization praticas clinicas enfermeria |
topic |
tutorization praticas clinicas enfermeria |
description |
A "Mentoria", relação pessoal de desenvolvimento, em que uma das pessoas - a mais experiente - promove a evolução e desenvolvimento da pessoa menos experiente. O objectivo principal é motivar e inspirar o "mentorado", aumentar o seu potencial e também transmitir algum saber-fazer. O termo Mentoring tem a sua origem na mitologia grega, mais concretamente na obra "Odisseia" de Homero. Quando o personagem Ulisses vai em viagem, pede a um sábio grego chamado Mentor que se ocupe da educação do seu filho. para simbolizar a pessoa estimada e culta que guia e aconselha uma pessoa jovem e menos experiente. O princípio do Mentoring existiu de forma bastante presente nas corporações de artes e profissões nos tempos medievais. Os artesãos frequentemente aceitavam jovens aprendizes que viviam e trabalhavam na sua oficina (muitas vezes na própria casa sem o risco de perder "segredos do negócio" para a concorrência. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-21T00:00:00Z 2017-01-31T12:25:14Z 2017-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20464 http://hdl.handle.net/10174/20464 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nao sim nao mf@uevora.pt 745 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
I INTERNATIONAL WORKSHOP OF CLINICAL NURSING MENTHORSHIPING: SEMINARIO DE MEJORA DE COMPETENCIAS PARA LA MEJORA DE LA EVALUACIÓN PRÁCTICO CLÍNICA EN ENFERMERÍA organizado pela COMISIÓN DE PRÁCTICAS CLÍNICAS GRADO EN ENFERMERÍA; FACULTAD DE MEDICINA |
publisher.none.fl_str_mv |
I INTERNATIONAL WORKSHOP OF CLINICAL NURSING MENTHORSHIPING: SEMINARIO DE MEJORA DE COMPETENCIAS PARA LA MEJORA DE LA EVALUACIÓN PRÁCTICO CLÍNICA EN ENFERMERÍA organizado pela COMISIÓN DE PRÁCTICAS CLÍNICAS GRADO EN ENFERMERÍA; FACULTAD DE MEDICINA |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136600890802176 |