Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Manuel
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/20464
Resumo: A "Mentoria", relação pessoal de desenvolvimento, em que uma das pessoas - a mais experiente - promove a evolução e desenvolvimento da pessoa menos experiente. O objectivo principal é motivar e inspirar o "mentorado", aumentar o seu potencial e também transmitir algum saber-fazer. O termo Mentoring tem a sua origem na mitologia grega, mais concretamente na obra "Odisseia" de Homero.  Quando o personagem Ulisses vai em viagem, pede a um sábio grego chamado Mentor que se ocupe da educação do seu filho. para simbolizar a pessoa estimada e culta que guia e aconselha uma pessoa jovem e menos experiente. O princípio do Mentoring existiu de forma bastante presente nas corporações de artes e profissões nos tempos medievais. Os artesãos frequentemente aceitavam jovens aprendizes que viviam e trabalhavam na sua oficina (muitas vezes na própria casa sem o risco de perder "segredos do negócio" para a concorrência.
id RCAP_c981f09c39b8a4f8f5b96443277906ef
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/20464
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évoratutorizationpraticas clinicasenfermeriaA "Mentoria", relação pessoal de desenvolvimento, em que uma das pessoas - a mais experiente - promove a evolução e desenvolvimento da pessoa menos experiente. O objectivo principal é motivar e inspirar o "mentorado", aumentar o seu potencial e também transmitir algum saber-fazer. O termo Mentoring tem a sua origem na mitologia grega, mais concretamente na obra "Odisseia" de Homero.  Quando o personagem Ulisses vai em viagem, pede a um sábio grego chamado Mentor que se ocupe da educação do seu filho. para simbolizar a pessoa estimada e culta que guia e aconselha uma pessoa jovem e menos experiente. O princípio do Mentoring existiu de forma bastante presente nas corporações de artes e profissões nos tempos medievais. Os artesãos frequentemente aceitavam jovens aprendizes que viviam e trabalhavam na sua oficina (muitas vezes na própria casa sem o risco de perder "segredos do negócio" para a concorrência.I INTERNATIONAL WORKSHOP OF CLINICAL NURSING MENTHORSHIPING: SEMINARIO DE MEJORA DE COMPETENCIAS PARA LA MEJORA DE LA EVALUACIÓN PRÁCTICO CLÍNICA EN ENFERMERÍA organizado pela COMISIÓN DE PRÁCTICAS CLÍNICAS GRADO EN ENFERMERÍA; FACULTAD DE MEDICINA2017-01-31T12:25:14Z2017-01-312016-01-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/20464http://hdl.handle.net/10174/20464pornaosimnaomf@uevora.pt745Fernandes, Manuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:21Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:11:55.616041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora
title Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora
spellingShingle Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora
Fernandes, Manuel
tutorization
praticas clinicas
enfermeria
title_short Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora
title_full Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora
title_fullStr Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora
title_full_unstemmed Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora
title_sort Modelo de tutorización en Enfermería: Seguimiento y evaluación. Escola Superior de Emfermagem San Joao de Deus. Universidade de Évora
author Fernandes, Manuel
author_facet Fernandes, Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv tutorization
praticas clinicas
enfermeria
topic tutorization
praticas clinicas
enfermeria
description A "Mentoria", relação pessoal de desenvolvimento, em que uma das pessoas - a mais experiente - promove a evolução e desenvolvimento da pessoa menos experiente. O objectivo principal é motivar e inspirar o "mentorado", aumentar o seu potencial e também transmitir algum saber-fazer. O termo Mentoring tem a sua origem na mitologia grega, mais concretamente na obra "Odisseia" de Homero.  Quando o personagem Ulisses vai em viagem, pede a um sábio grego chamado Mentor que se ocupe da educação do seu filho. para simbolizar a pessoa estimada e culta que guia e aconselha uma pessoa jovem e menos experiente. O princípio do Mentoring existiu de forma bastante presente nas corporações de artes e profissões nos tempos medievais. Os artesãos frequentemente aceitavam jovens aprendizes que viviam e trabalhavam na sua oficina (muitas vezes na própria casa sem o risco de perder "segredos do negócio" para a concorrência.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-21T00:00:00Z
2017-01-31T12:25:14Z
2017-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/20464
http://hdl.handle.net/10174/20464
url http://hdl.handle.net/10174/20464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nao
sim
nao
mf@uevora.pt
745
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv I INTERNATIONAL WORKSHOP OF CLINICAL NURSING MENTHORSHIPING: SEMINARIO DE MEJORA DE COMPETENCIAS PARA LA MEJORA DE LA EVALUACIÓN PRÁCTICO CLÍNICA EN ENFERMERÍA organizado pela COMISIÓN DE PRÁCTICAS CLÍNICAS GRADO EN ENFERMERÍA; FACULTAD DE MEDICINA
publisher.none.fl_str_mv I INTERNATIONAL WORKSHOP OF CLINICAL NURSING MENTHORSHIPING: SEMINARIO DE MEJORA DE COMPETENCIAS PARA LA MEJORA DE LA EVALUACIÓN PRÁCTICO CLÍNICA EN ENFERMERÍA organizado pela COMISIÓN DE PRÁCTICAS CLÍNICAS GRADO EN ENFERMERÍA; FACULTAD DE MEDICINA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136600890802176