Agenda 2030 - Trânsito no Brasil: Educação e Formação Continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade,Selma Aparecida Leite de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho,Maria Dulce Santiago de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000400163
Resumo: Resumo: Este estudo aborda a interface entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e o trânsito no Brasil. Relaciona aspectos econômicos, políticos, sociais e de saúde com a educação e a formação continuada de condutores(as). Traz o debate da Psicologia Social e a avaliação psicológica como alternativa de prevenção. No Brasil, o trânsito vitimiza principalmente crianças e jovens entre 5 a 29 anos e compromete nestes eventos 3% do PIB ao ano. Contexto manifesto, surge a questão: em que medida as características de condutores impactam na formulação de políticas públicas de educação e formação para o trânsito? O objetivo do estudo é conhecer, interpretar e analisar as características e percepções na narrativa de brasileiros(as) sobre o ato de conduzir. De caráter exploratório e método misto quali-quantitativo partiu-se da revisão bibliográfica e documental. Na amostra, composta de 120 planilhas com dados de condutores entre 2016 e 2020, foram selecionadas informações sobre sexo, profissão, escolaridade, relação e percepção com o ato de conduzir. A codificação destes dados deu-se com suporte da ferramenta Web Quantitative Data Analysis (webQDA). Os resultados mostram prevalência do sexo masculino, Ensino Médio, diversidade na profissão e CNH como acesso a Trabalho, Sustento e Sobrevivência. A Análise de conteúdo considera relevante as características de condutores(as) na elaboração de políticas de educação para o trânsito e enfatiza a formação continuada como estratégia imprescindível. A pesquisa com apoio do webQDA mostrou-se profícua. Recomenda-se ampliar o uso de seus recursos em futuros estudos. Priorizar particularidades cognitivas, regionais e culturais de sujeitos nas políticas de educação e formação continuada no trânsito na interface com os ODS da Agenda 2030 resulta em benefícios na mobilidade para toda sociedade.
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