O uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Catarina Pinheiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14465
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_c9af281e277689bb630bde507b1f4877
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14465
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometriaAmbiente de Geometria DinâmicaGeogebraMatemáticaGeometriaRaciocínioDynamic geometry environmentMathematicsGeometryReasoningPTDC/CED-EDG/28022/2017Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. A investigação que se apresenta, subordinada ao tema “O uso das TIC no ensino da Matemática: O GeoGebra como recurso à aprendizagem da geometria”, foi realizada em ensino a distância e teve como objetivo compreender as potencialidades do GeoGebra no desenvolvimento dos processos de raciocínio e aprendizagem da geometria de alunos do 5.º Ano. Em conformidade, foram formuladas as seguintes questões: (i) Que processos de raciocínio utilizam os alunos na exploração de tarefas envolvendo propriedades geométricas e com recurso ao GeoGebra?; (ii) Quais as potencialidades do GeoGebra para a compreensão de propriedades geométricas?; (iii) Qual o contributo do GeoGebra para o desenvolvimento dos processos de raciocínio dos alunos? A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa interpretativa, tendo como técnicas de recolha de dados a observação direta e participante e a análise documental (produções dos alunos) e como instrumentos o inquérito por questionário e as gravações áudio decorrentes das discussões em grande grupo. Os resultados do estudo demonstraram que o uso de um Ambiente de Geometria Dinâmica promove o desenvolvimento e aquisição de conteúdos ligados à geometria, pelo que o GeoGebra apresenta diversas potencialidades promotoras não só da compreensão de conceitos geométricos, como também do desenvolvimento dos processos de raciocínio utilizados pelos alunos.Abstract This report was developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master´s Degree in Teaching of the 1st Cycle of the Basic Education (CBE) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CBE. The investigation that is presented, under the theme “The use of ICT in the teaching of Mathematics: GeoGebra as resource for learning geometry”, was carried out in distance learning and aimed to understand the potential of GeoGebra in the development of reasoning and learning processes of geometry in students of the 5th level. Accordingly, the following questions were formulated: (i) What reasoning processes do students use in the exploration of tasks involving geometric properties and using GeoGebra?; (ii) What are GeoGebra´s potential for understanding geometric properties?; (iii) What is the contribution of GeoGebra to the development of students´ reasoning processes? The methodology was of an interpretative qualitative nature, having as data collection techniques of direct and participant observation and document analysis (students´ productions), and as instruments the questionaire survey and audio recordings from large discussions. The results of the study showed that the use of a Dynamic Geometry Environment promotes the development and acquisition of content related to geomatry, so GeoGebra has several potentials that promote not only the understanding of geometric concepts, but also the development of the reasoning processes used by students.Rodrigues, MargaridaRCIPLAndrade, Catarina Pinheiro2022-03-15T10:31:35Z2021-07-122021-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14465TID:202938182porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14465Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:16.118473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometria
title O uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometria
spellingShingle O uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometria
Andrade, Catarina Pinheiro
Ambiente de Geometria Dinâmica
Geogebra
Matemática
Geometria
Raciocínio
Dynamic geometry environment
Mathematics
Geometry
Reasoning
PTDC/CED-EDG/28022/2017
title_short O uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometria
title_full O uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometria
title_fullStr O uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometria
title_full_unstemmed O uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometria
title_sort O uso das tic no ensino da matemática: o geogebra como recurso à aprendizagem da geometria
author Andrade, Catarina Pinheiro
author_facet Andrade, Catarina Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Margarida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Catarina Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente de Geometria Dinâmica
Geogebra
Matemática
Geometria
Raciocínio
Dynamic geometry environment
Mathematics
Geometry
Reasoning
PTDC/CED-EDG/28022/2017
topic Ambiente de Geometria Dinâmica
Geogebra
Matemática
Geometria
Raciocínio
Dynamic geometry environment
Mathematics
Geometry
Reasoning
PTDC/CED-EDG/28022/2017
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12
2021-07-12T00:00:00Z
2022-03-15T10:31:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14465
TID:202938182
url http://hdl.handle.net/10400.21/14465
identifier_str_mv TID:202938182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133494565142528