Aferição de repertório de canto: reflexões para o ensino em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barriga, Luísa Maria dos Santos Ribeiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/11394
Resumo: O Projeto Educativo aqui exposto pretende contribuir para uma reflexão sobre o Ensino do Canto em Portugal, nomeadamente no que diz respeito a questões de seleção de repertório no ensino secundário público. Esta reflexão baseia-se no cruzamento: (i) da literatura disponível sobre sistematização de obras de canto, numa perspetiva de ferramenta utilizada como complemento à atribuição de repertório em articulação com as competências e objetivos mencionados nos programas curriculares; (ii) dos resultados de entrevistas a docentes de Conservatórios Nacionais e Estrangeiros; e (iii) na análise comparativa dos diferentes programas curriculares de canto, também nacionais e estrangeiros. Os resultados sugerem que a forma como o repertório é atribuído aos alunos é dependente do professor e dos alunos. Existe um cuidado generalizado de adequação do repertório à idade e “maturidade vocal” do aluno, e alguns professores têm em conta os fatores motivacionais relacionados com as preferências musicais dos seus alunos. Evidências da existência de uma articulação entre repertório e competências que os alunos devem adquirir, referidas nos programas curriculares, são inexistentes. Verificou-se que o denominador comum entre os diferentes programas curriculares dos Conservatórios Nacionais é a quantidade de repertório a interpretar. Não foram encontrados indícios da existência de uma base de dados, organizada em função de competências vocais e musicais, que possa de alguma forma sistematizar o repertório de canto disponível. Obras que possam de alguma forma dar início a este caminho remontam aos anos 50, 60 e 70 e, apesar de sistematizarem o repertório por tipo de obra ou de acordo com a classificação vocal do cantor (o que se demonstrou desarticulado para o ensino secundário, já que muitas das vozes ainda não estão completamente formadas), não oferecem uma sistematização atualizada que possa ser adaptada ao ensino do canto. Pode-se concluir que, de uma forma geral, se verifica uma necessidade de atualização dos programas curriculares, não só no que diz respeito à articulação do repertório selecionado com as competências que se esperam que o aluno alcance, mas também respeitante à atualização e objetividade de conteúdos e competências. Esta conclusão é aplicável também aos programas curriculares de outros países que, embora sejam mais objetivos na definição de competências e sua articulação com a interpretação de o repertório e respetiva avaliação, carecem também de recursos de sistematização de obras.
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Os resultados sugerem que a forma como o repertório é atribuído aos alunos é dependente do professor e dos alunos. Existe um cuidado generalizado de adequação do repertório à idade e “maturidade vocal” do aluno, e alguns professores têm em conta os fatores motivacionais relacionados com as preferências musicais dos seus alunos. Evidências da existência de uma articulação entre repertório e competências que os alunos devem adquirir, referidas nos programas curriculares, são inexistentes. Verificou-se que o denominador comum entre os diferentes programas curriculares dos Conservatórios Nacionais é a quantidade de repertório a interpretar. Não foram encontrados indícios da existência de uma base de dados, organizada em função de competências vocais e musicais, que possa de alguma forma sistematizar o repertório de canto disponível. Obras que possam de alguma forma dar início a este caminho remontam aos anos 50, 60 e 70 e, apesar de sistematizarem o repertório por tipo de obra ou de acordo com a classificação vocal do cantor (o que se demonstrou desarticulado para o ensino secundário, já que muitas das vozes ainda não estão completamente formadas), não oferecem uma sistematização atualizada que possa ser adaptada ao ensino do canto. Pode-se concluir que, de uma forma geral, se verifica uma necessidade de atualização dos programas curriculares, não só no que diz respeito à articulação do repertório selecionado com as competências que se esperam que o aluno alcance, mas também respeitante à atualização e objetividade de conteúdos e competências. Esta conclusão é aplicável também aos programas curriculares de outros países que, embora sejam mais objetivos na definição de competências e sua articulação com a interpretação de o repertório e respetiva avaliação, carecem também de recursos de sistematização de obras.This Project aims to contribute to a broader reflexion on the approaches of teaching singing at National Conservatoires in Portugal, namely in respect to the parameters used to select repertoire. This exercise is based on: (i) the integration of results of a literature survey on compilations of singing repertoire that can be used by singing teachers as a guide for repertoire selection, according to the competences and aims proposed by the curricular programmes; (ii) on the results of interviews carried out with teachers at these conservatoires and others abroad; and (iii) from comparing the curricular programmes of singing in Portugal and abroad. The results suggest that repertoire is selected depending on the teacher and the student. There is a special concern about the age and vocal maturity of the student, as well as motivational factors related to musical preferences of these students. However, there are no evidence of an articulation between the repertoire selected and the purpose that it serves in terms of achieving predetermined goals, mentioned in the curricular programmes. The common denominator amongst schools in Portugal is the number of pieces that the student needs to interpret in order to achieve a positive evaluation. There are no databases that serve the purposes of facilitating the access to repertoire, and respective competences expected from the interpretation of that repertoire. The literature available goes back to the 50s. 60s and 70s, and it is not organized with this purpose. This thesis reaches the conclusion that there is a need to revise the atual curricular programmes, concerning not only the articulation needed between selected repertoire and the competences that the student needs to achieve, but also the need for updating the contents and competences referred in these curricular programmes. This conclusion also applies to institutions abroad, where, although there seems to exist a higher objectiveness in defining competences and aims, there is also a requisite for systematizing the scores available for singing and respective applicability in voice pedagogy.Universidade de Aveiro2013-11-14T10:26:49Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11394porBarriga, Luísa Maria dos Santos Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:28Zoai:ria.ua.pt:10773/11394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:49.760978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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