A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15041 |
Resumo: | Este relatório de estágio é elaborado no contexto do Mestrado em Ensino da Música ESMAE/ESE e pretende essencialmente trazer alguma discussão em torno de uma questão sobre a qual nos debruçamos neste relatório/projeto relativa à contribuição e papel do pianista correpetidor na formação dos alunos do Ensino Secundário de Canto nos conservatórios portugueses. Em primeiro lugar, quisemos refletir sobre qual a função que atualmente o pianista correpetidor ocupa e qual a importância que hoje lhe é atribuída ao nível dos conservatórios nacionais e do ensino de canto aí praticado. A partir desta reflexão procuramos tirar algumas conclusões relativamente à significância que tem hoje o pianista correpetidor e a Correpetição na formação dos alunos destes conservatórios e, em face das conclusões alcançadas, procuramos compreender se a figura do pianista correpetidor deverá, ou não, ser fortalecida nos planos curriculares dos conservatórios a fim de otimizar a sua ação na formação dos alunos de canto. |
id |
RCAP_d26fec77ebaf2dd5570899944422d975 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15041 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portuguesesCorrepetiçãoEnsino secundário de cantoCantoPlano curricularPianista correpetidorConservatórios portuguesesCorrepetitionSinging secondary schoolSingingCurricular planRepetiteurPortuguese conservatoriesEste relatório de estágio é elaborado no contexto do Mestrado em Ensino da Música ESMAE/ESE e pretende essencialmente trazer alguma discussão em torno de uma questão sobre a qual nos debruçamos neste relatório/projeto relativa à contribuição e papel do pianista correpetidor na formação dos alunos do Ensino Secundário de Canto nos conservatórios portugueses. Em primeiro lugar, quisemos refletir sobre qual a função que atualmente o pianista correpetidor ocupa e qual a importância que hoje lhe é atribuída ao nível dos conservatórios nacionais e do ensino de canto aí praticado. A partir desta reflexão procuramos tirar algumas conclusões relativamente à significância que tem hoje o pianista correpetidor e a Correpetição na formação dos alunos destes conservatórios e, em face das conclusões alcançadas, procuramos compreender se a figura do pianista correpetidor deverá, ou não, ser fortalecida nos planos curriculares dos conservatórios a fim de otimizar a sua ação na formação dos alunos de canto.This paper is written in the context of the Master in Music Teaching ESMAE/ESSE and essentially intends to bring some discussion around an issue that we have looked into in this report/investigation concerning the contribution and role of the repetiteur on high school music students formation in portuguese conservatories. First of all, we wanted to think over what is the function that the repetiteur occupies currently and how much importance it is given to them today in the national conservatories and in the singing teaching practiced there. From this reflection we try to draw some conclusions regarding the significance that the repetiteur and the Correpetition has today on the formation of these conservatories student and, in the light of the conclusions reached, we seek to understand if the figure of the repetiteur should or should not be strengthened on the curricular plans of the conservatories in order to optimize their action in the formation of singing students.Salgado, António Gabriel Castro CorreiaGonçalves, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro2019-12-05T16:03:07Z2019-11-152019-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15041TID:202314804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:27.891148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses |
title |
A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses |
spellingShingle |
A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses Vilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro Correpetição Ensino secundário de canto Canto Plano curricular Pianista correpetidor Conservatórios portugueses Correpetition Singing secondary school Singing Curricular plan Repetiteur Portuguese conservatories |
title_short |
A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses |
title_full |
A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses |
title_fullStr |
A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses |
title_full_unstemmed |
A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses |
title_sort |
A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses |
author |
Vilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro |
author_facet |
Vilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salgado, António Gabriel Castro Correia Gonçalves, Maria João Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Correpetição Ensino secundário de canto Canto Plano curricular Pianista correpetidor Conservatórios portugueses Correpetition Singing secondary school Singing Curricular plan Repetiteur Portuguese conservatories |
topic |
Correpetição Ensino secundário de canto Canto Plano curricular Pianista correpetidor Conservatórios portugueses Correpetition Singing secondary school Singing Curricular plan Repetiteur Portuguese conservatories |
description |
Este relatório de estágio é elaborado no contexto do Mestrado em Ensino da Música ESMAE/ESE e pretende essencialmente trazer alguma discussão em torno de uma questão sobre a qual nos debruçamos neste relatório/projeto relativa à contribuição e papel do pianista correpetidor na formação dos alunos do Ensino Secundário de Canto nos conservatórios portugueses. Em primeiro lugar, quisemos refletir sobre qual a função que atualmente o pianista correpetidor ocupa e qual a importância que hoje lhe é atribuída ao nível dos conservatórios nacionais e do ensino de canto aí praticado. A partir desta reflexão procuramos tirar algumas conclusões relativamente à significância que tem hoje o pianista correpetidor e a Correpetição na formação dos alunos destes conservatórios e, em face das conclusões alcançadas, procuramos compreender se a figura do pianista correpetidor deverá, ou não, ser fortalecida nos planos curriculares dos conservatórios a fim de otimizar a sua ação na formação dos alunos de canto. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05T16:03:07Z 2019-11-15 2019-11-15T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/15041 TID:202314804 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/15041 |
identifier_str_mv |
TID:202314804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131473477894144 |