A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15041
Resumo: Este relatório de estágio é elaborado no contexto do Mestrado em Ensino da Música ESMAE/ESE e pretende essencialmente trazer alguma discussão em torno de uma questão sobre a qual nos debruçamos neste relatório/projeto relativa à contribuição e papel do pianista correpetidor na formação dos alunos do Ensino Secundário de Canto nos conservatórios portugueses. Em primeiro lugar, quisemos refletir sobre qual a função que atualmente o pianista correpetidor ocupa e qual a importância que hoje lhe é atribuída ao nível dos conservatórios nacionais e do ensino de canto aí praticado. A partir desta reflexão procuramos tirar algumas conclusões relativamente à significância que tem hoje o pianista correpetidor e a Correpetição na formação dos alunos destes conservatórios e, em face das conclusões alcançadas, procuramos compreender se a figura do pianista correpetidor deverá, ou não, ser fortalecida nos planos curriculares dos conservatórios a fim de otimizar a sua ação na formação dos alunos de canto.
id RCAP_d26fec77ebaf2dd5570899944422d975
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15041
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portuguesesCorrepetiçãoEnsino secundário de cantoCantoPlano curricularPianista correpetidorConservatórios portuguesesCorrepetitionSinging secondary schoolSingingCurricular planRepetiteurPortuguese conservatoriesEste relatório de estágio é elaborado no contexto do Mestrado em Ensino da Música ESMAE/ESE e pretende essencialmente trazer alguma discussão em torno de uma questão sobre a qual nos debruçamos neste relatório/projeto relativa à contribuição e papel do pianista correpetidor na formação dos alunos do Ensino Secundário de Canto nos conservatórios portugueses. Em primeiro lugar, quisemos refletir sobre qual a função que atualmente o pianista correpetidor ocupa e qual a importância que hoje lhe é atribuída ao nível dos conservatórios nacionais e do ensino de canto aí praticado. A partir desta reflexão procuramos tirar algumas conclusões relativamente à significância que tem hoje o pianista correpetidor e a Correpetição na formação dos alunos destes conservatórios e, em face das conclusões alcançadas, procuramos compreender se a figura do pianista correpetidor deverá, ou não, ser fortalecida nos planos curriculares dos conservatórios a fim de otimizar a sua ação na formação dos alunos de canto.This paper is written in the context of the Master in Music Teaching ESMAE/ESSE and essentially intends to bring some discussion around an issue that we have looked into in this report/investigation concerning the contribution and role of the repetiteur on high school music students formation in portuguese conservatories. First of all, we wanted to think over what is the function that the repetiteur occupies currently and how much importance it is given to them today in the national conservatories and in the singing teaching practiced there. From this reflection we try to draw some conclusions regarding the significance that the repetiteur and the Correpetition has today on the formation of these conservatories student and, in the light of the conclusions reached, we seek to understand if the figure of the repetiteur should or should not be strengthened on the curricular plans of the conservatories in order to optimize their action in the formation of singing students.Salgado, António Gabriel Castro CorreiaGonçalves, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoVilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro2019-12-05T16:03:07Z2019-11-152019-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15041TID:202314804porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:27.891148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses
title A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses
spellingShingle A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses
Vilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro
Correpetição
Ensino secundário de canto
Canto
Plano curricular
Pianista correpetidor
Conservatórios portugueses
Correpetition
Singing secondary school
Singing
Curricular plan
Repetiteur
Portuguese conservatories
title_short A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses
title_full A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses
title_fullStr A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses
title_full_unstemmed A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses
title_sort A correpetição no ensino secundário da música em Portugal: a importância do pianista correpetidor no ensino secundário de canto nos conservatórios portugueses
author Vilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro
author_facet Vilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salgado, António Gabriel Castro Correia
Gonçalves, Maria João
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilas Boas, Alberto Xavier Salgueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Correpetição
Ensino secundário de canto
Canto
Plano curricular
Pianista correpetidor
Conservatórios portugueses
Correpetition
Singing secondary school
Singing
Curricular plan
Repetiteur
Portuguese conservatories
topic Correpetição
Ensino secundário de canto
Canto
Plano curricular
Pianista correpetidor
Conservatórios portugueses
Correpetition
Singing secondary school
Singing
Curricular plan
Repetiteur
Portuguese conservatories
description Este relatório de estágio é elaborado no contexto do Mestrado em Ensino da Música ESMAE/ESE e pretende essencialmente trazer alguma discussão em torno de uma questão sobre a qual nos debruçamos neste relatório/projeto relativa à contribuição e papel do pianista correpetidor na formação dos alunos do Ensino Secundário de Canto nos conservatórios portugueses. Em primeiro lugar, quisemos refletir sobre qual a função que atualmente o pianista correpetidor ocupa e qual a importância que hoje lhe é atribuída ao nível dos conservatórios nacionais e do ensino de canto aí praticado. A partir desta reflexão procuramos tirar algumas conclusões relativamente à significância que tem hoje o pianista correpetidor e a Correpetição na formação dos alunos destes conservatórios e, em face das conclusões alcançadas, procuramos compreender se a figura do pianista correpetidor deverá, ou não, ser fortalecida nos planos curriculares dos conservatórios a fim de otimizar a sua ação na formação dos alunos de canto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05T16:03:07Z
2019-11-15
2019-11-15T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15041
TID:202314804
url http://hdl.handle.net/10400.22/15041
identifier_str_mv TID:202314804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131473477894144