[Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24889 |
Resumo: | O presente projeto tem como tema principal o uso pedagógico das histórias por parte do educador de infância em contexto de creche e jardim-de-infância. Tem como finalidade encontrar formas de promover a utilização das histórias em ambos os contextos pedagógicos referidos. Devido à mudança de Mestrado, a escolha do tema deu-se após o primeiro estágio em contexto de jardim-de-infância, o que condicionou a recolha e análise de informação. Para além disso, o facto de ter passado por diversos contextos de intervenção devido a gravidez de uma educadora cooperante e incompatibilidade com o estágio de outra colega levou a que pudesse vivenciar imensas experiências que possibilitaram compreender melhor a importância das histórias no quotidiano de uma educadora de infância, quer em creche, quer em jardim-de-infância. Este projeto de investigação recorreu a um paradigma interpretativo e uma metodologia qualitativa às quais pertence a abordagem de investigação-ação, que guiou o estudo em questão, pois este tipo de metodologia investigativa é a mais adequada na área da Educação. Assim, os procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação utilizados foram a observação participante, recolha e análise de fotografias, áudios e vídeos (dispositivos multimédia), notas de campo, pesquisa e análise documental (Projetos Educativos e Projetos Pedagógicos de Sala). As intervenções incidiram em três dos quatro locais de estágio, tendo sido selecionadas tendo em conta a relevância para o estudo. A sua análise permite inferir que as histórias são uma importante ferramenta pedagógica para o educador de infância enquanto gestor do seu currículo, independentemente do contexto onde exerce. Através das mesmas torna-se possível desenvolver competências ao nível da Linguagem (compreensão e expressão), da imaginação e criatividade, do conhecimento do mundo e de si mesmo, do pensamento narrativo e de literacia precoce. Para além disso, constituem um importante meio de estabelecer a relação pedagógica entre o educador e as crianças, famílias e equipa pedagógica. |
id |
RCAP_c9d0845824a96aaff1194827237828fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24889 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
[Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infânciaHistóriasEducador de infânciaCrecheJardim-de-infânciaInstrumento pedagógicoEducação de infânciaDesenvolvimentoStoriesKindergarten teacherNurseryPreschoolPedagogical toolEducationKindergartenDevelopmentO presente projeto tem como tema principal o uso pedagógico das histórias por parte do educador de infância em contexto de creche e jardim-de-infância. Tem como finalidade encontrar formas de promover a utilização das histórias em ambos os contextos pedagógicos referidos. Devido à mudança de Mestrado, a escolha do tema deu-se após o primeiro estágio em contexto de jardim-de-infância, o que condicionou a recolha e análise de informação. Para além disso, o facto de ter passado por diversos contextos de intervenção devido a gravidez de uma educadora cooperante e incompatibilidade com o estágio de outra colega levou a que pudesse vivenciar imensas experiências que possibilitaram compreender melhor a importância das histórias no quotidiano de uma educadora de infância, quer em creche, quer em jardim-de-infância. Este projeto de investigação recorreu a um paradigma interpretativo e uma metodologia qualitativa às quais pertence a abordagem de investigação-ação, que guiou o estudo em questão, pois este tipo de metodologia investigativa é a mais adequada na área da Educação. Assim, os procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação utilizados foram a observação participante, recolha e análise de fotografias, áudios e vídeos (dispositivos multimédia), notas de campo, pesquisa e análise documental (Projetos Educativos e Projetos Pedagógicos de Sala). As intervenções incidiram em três dos quatro locais de estágio, tendo sido selecionadas tendo em conta a relevância para o estudo. A sua análise permite inferir que as histórias são uma importante ferramenta pedagógica para o educador de infância enquanto gestor do seu currículo, independentemente do contexto onde exerce. Através das mesmas torna-se possível desenvolver competências ao nível da Linguagem (compreensão e expressão), da imaginação e criatividade, do conhecimento do mundo e de si mesmo, do pensamento narrativo e de literacia precoce. Para além disso, constituem um importante meio de estabelecer a relação pedagógica entre o educador e as crianças, famílias e equipa pedagógica.This research project has as its main theme the pedagogical use of stories by the kindergarten teacher in both contexts of nursery and preschool. Its purpose is to find ways to promote the use of stories in such pedagogical contexts. Due to an exchange in my Master's Degree, the choice of topic occurred after the first internship in a preschool context. This fact has conditioned the gathering and analysis of information. In addition, having undergone through four intervention contexts due to various reasons has helped in better understanding the importance of stories in the daily life of a kindergarten teacher. This research project has used an interpretative paradigm and a qualitative methodology to which the research-action approach belongs, and has guided this study for this sort of research methodology is the most adequate in the Educational matter. Thus, the procedures used for collecting, processing and analyzing information were participant observation, collection and analysis through multimedia devices (photography, audio and video), field notes, research and documentary analysis (Institutional Educational Projects and Educational Projects of each group). The information selected for analysis in this study, according to its relevance for its theme, was collected in three of the four internships. A qualitative analysis allowed to infer that stories are an important pedagogical tool for the kindergarten teacher regardless the educational context. Stories also enable to develop language skills (understanding and expressing skills), imagination and creativity skills, global knowledge of the world and itself skills, narrative thinking and literacy skills. In addition, they are also an important tool in establishing a pedagogical relationship between the kindergarten teacher and children, families and work team.Figueira, Sofia Gago da Silva CorrêaRepositório ComumCustódio, Lara Filipa Duarte Valente2018-11-16T13:19:38Z2017-072018-112017-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24889TID:201827689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:54:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:26.487325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
[Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância |
title |
[Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância |
spellingShingle |
[Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância Custódio, Lara Filipa Duarte Valente Histórias Educador de infância Creche Jardim-de-infância Instrumento pedagógico Educação de infância Desenvolvimento Stories Kindergarten teacher Nursery Preschool Pedagogical tool Education Kindergarten Development |
title_short |
[Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância |
title_full |
[Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância |
title_fullStr |
[Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância |
title_full_unstemmed |
[Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância |
title_sort |
[Re] Conta-me uma história: as histórias como instrumento pedagógico do educador de infância na creche e no jardim-de-infância |
author |
Custódio, Lara Filipa Duarte Valente |
author_facet |
Custódio, Lara Filipa Duarte Valente |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueira, Sofia Gago da Silva Corrêa Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Custódio, Lara Filipa Duarte Valente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias Educador de infância Creche Jardim-de-infância Instrumento pedagógico Educação de infância Desenvolvimento Stories Kindergarten teacher Nursery Preschool Pedagogical tool Education Kindergarten Development |
topic |
Histórias Educador de infância Creche Jardim-de-infância Instrumento pedagógico Educação de infância Desenvolvimento Stories Kindergarten teacher Nursery Preschool Pedagogical tool Education Kindergarten Development |
description |
O presente projeto tem como tema principal o uso pedagógico das histórias por parte do educador de infância em contexto de creche e jardim-de-infância. Tem como finalidade encontrar formas de promover a utilização das histórias em ambos os contextos pedagógicos referidos. Devido à mudança de Mestrado, a escolha do tema deu-se após o primeiro estágio em contexto de jardim-de-infância, o que condicionou a recolha e análise de informação. Para além disso, o facto de ter passado por diversos contextos de intervenção devido a gravidez de uma educadora cooperante e incompatibilidade com o estágio de outra colega levou a que pudesse vivenciar imensas experiências que possibilitaram compreender melhor a importância das histórias no quotidiano de uma educadora de infância, quer em creche, quer em jardim-de-infância. Este projeto de investigação recorreu a um paradigma interpretativo e uma metodologia qualitativa às quais pertence a abordagem de investigação-ação, que guiou o estudo em questão, pois este tipo de metodologia investigativa é a mais adequada na área da Educação. Assim, os procedimentos de recolha, tratamento e análise de informação utilizados foram a observação participante, recolha e análise de fotografias, áudios e vídeos (dispositivos multimédia), notas de campo, pesquisa e análise documental (Projetos Educativos e Projetos Pedagógicos de Sala). As intervenções incidiram em três dos quatro locais de estágio, tendo sido selecionadas tendo em conta a relevância para o estudo. A sua análise permite inferir que as histórias são uma importante ferramenta pedagógica para o educador de infância enquanto gestor do seu currículo, independentemente do contexto onde exerce. Através das mesmas torna-se possível desenvolver competências ao nível da Linguagem (compreensão e expressão), da imaginação e criatividade, do conhecimento do mundo e de si mesmo, do pensamento narrativo e de literacia precoce. Para além disso, constituem um importante meio de estabelecer a relação pedagógica entre o educador e as crianças, famílias e equipa pedagógica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07 2017-07-01T00:00:00Z 2018-11-16T13:19:38Z 2018-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/24889 TID:201827689 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/24889 |
identifier_str_mv |
TID:201827689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135370448732160 |