Enfermagem Baseada na Evidência nos Cuidados Prestados à Criança e Família: Atitudes e Barreiras –Estudo realizado num serviço de Pediatria do Norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Basto, Cânia Patrícia Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15591
Resumo: Atualmente, as práticas e condutas de saúde devem basear-se na melhor evidencia científica disponível, daí a importância que este tema assume no meio académico dos mais diversos países. A prática baseada na evidência (PBE) afirma-se pelo uso criterioso do resultado de pesquisas científicas aplicadas na tomada de decisão clínica. O principal desafio à prática baseada na evidência é a sua implementação, uma vez que traduzir o conhecimento em ação pode tornarse muito difícil e complexo, torna-se assim um desafio tentar refletir na atuação do enfermeiro face á evidencia científica na sua prática clínica. O objetivo deste estudo é “avaliar as atitudes e barreiras com as quais os enfermeiros se deparam em relação a uma enfermagem baseada na evidência (EBE) nos cuidados prestados à criança e família”. Trata-se de um estudo de desenho descritivo-correlacional e de carater quantitativo, onde se recorreu à aplicação do Questionário de Atitudes e Barreiras face à Prática Baseada na Evidência (QABPBE-26). Participaram no estudo 36 enfermeiros do serviço de Pediatria Médica de um hospital universitário. Os resultados do estudo demonstram que existe uma importante teia de correlações estatisticamente significativas entre diversas variáveis: a “Idade” apresenta uma correlação negativa de (rsp -0,347, p=0,045) com a variável “Acho difícil aceder regularmente à biblioteca mais próxima”, uma correlação positiva com a variável “Acho que as chefias apoiam a utilização de Prática Baseada na Evidência.” de (rsp 0,487, p=0,003) e com a variável “Acho que os artigos de investigação são de fácil compreensão” de (rsp 0,348, p=0,044). Verificou-se que existem diferenças significativas entre “Ter realizado a formação no CPLEESIP” ou “Não ter realizado a formação no CPLEESIP” em algumas variáveis, salientamos “Sinto-me confiante na minha capacidade para avaliar a qualidade dos artigos de investigação”, quem tem o CPLEESIP tem melhor score que é o mesmo que dizer que apoia mais esta ideia. Concluiu-se que é necessário definir estratégias que por um lado facilitem a implementação de uma enfermagem baseada na evidência, e por outro lado consciencializar os enfermeiros e gestores sobre a importância de combater as barreiras à incorporação desta prática, na procura da melhoria dos cuidados de enfermagem em todas as suas dimensões de atuação.
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O objetivo deste estudo é “avaliar as atitudes e barreiras com as quais os enfermeiros se deparam em relação a uma enfermagem baseada na evidência (EBE) nos cuidados prestados à criança e família”. Trata-se de um estudo de desenho descritivo-correlacional e de carater quantitativo, onde se recorreu à aplicação do Questionário de Atitudes e Barreiras face à Prática Baseada na Evidência (QABPBE-26). Participaram no estudo 36 enfermeiros do serviço de Pediatria Médica de um hospital universitário. Os resultados do estudo demonstram que existe uma importante teia de correlações estatisticamente significativas entre diversas variáveis: a “Idade” apresenta uma correlação negativa de (rsp -0,347, p=0,045) com a variável “Acho difícil aceder regularmente à biblioteca mais próxima”, uma correlação positiva com a variável “Acho que as chefias apoiam a utilização de Prática Baseada na Evidência.” de (rsp 0,487, p=0,003) e com a variável “Acho que os artigos de investigação são de fácil compreensão” de (rsp 0,348, p=0,044). Verificou-se que existem diferenças significativas entre “Ter realizado a formação no CPLEESIP” ou “Não ter realizado a formação no CPLEESIP” em algumas variáveis, salientamos “Sinto-me confiante na minha capacidade para avaliar a qualidade dos artigos de investigação”, quem tem o CPLEESIP tem melhor score que é o mesmo que dizer que apoia mais esta ideia. Concluiu-se que é necessário definir estratégias que por um lado facilitem a implementação de uma enfermagem baseada na evidência, e por outro lado consciencializar os enfermeiros e gestores sobre a importância de combater as barreiras à incorporação desta prática, na procura da melhoria dos cuidados de enfermagem em todas as suas dimensões de atuação.Currently, health practices and behaviors should be based on the best available scientific evidence, hence the importance that this theme assumes in the academic world of the most diverse countries. Evidence-based practice (EBP) is affirmed by the judicious use of the result of scientific research applied in clinical decision making. The main challenge to evidence-based practice is its implementation, since translating knowledge into action can become very difficult and complex, so it becomes a challenge to try to reflect on nurses' performance in the face of scientific evidence in their clinical practice. The aim of this study is to “assess the attitudes and barriers nurses face in relation to evidence-based nursing (EBE) in child and family care”. It is a study of descriptive-correlational design and of quantitative character, in which the Questionnaire of Attitudes and Barriers to Evidence-Based Practice (QABPBE-26) was used. 36 nurses from the Medical Pediatrics service of a university hospital participated in the study. The results of the study demonstrate that there is an important web of statistically significant correlations between several variables: “Age” has a negative correlation of (rsp -0.347, p = 0.045) with the variable “I find it difficult to regularly access the nearest library”, a positive correlation with the variable “I think the managers support the use of Evidence-Based Practice.” of (rsp 0.487, p = 0.003) and with the variable “I think research articles are easy to understand” of (rsp 0.348 , p = 0.044). It was found that there are significant differences between having undergone training at CPLEESIP or Not having completed training at CPLEESIP in some variables, we emphasize “I feel confident in my ability to assess the quality of research articles”, who has CPLEESIP has better score which is to say that it supports this idea more. We conclude that I need to define strategies that, on the one hand, facilitate the implementation of evidencebased nursing, and on the other hand, make nurses and managers aware of the importance of combating the barriers to incorporating this practice in the search for improved nursing care in all areas. their dimensions of action.Figueiredo, Maria do Céu BarbieriMendes, José MadeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBasto, Cânia Patrícia Martins2020-03-11T13:00:05Z2020-012020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15591TID:202454622porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:35:18.207163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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