A regulação das concessões de ferrovias federais no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/62383 |
Resumo: | Esta pesquisa foi apresentada como requisito para obtenção do grau de Mestre em Direito e Ciência Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sob a orientação do Prof. Dr. Miguel Moura e Silva. A pesquisa tratou da regulação das concessões para exploração da infraestrutura ferroviária no Brasil, considerando o período de 2006 a 2019. Inicialmente, foram visitados alguns conceitos da literatura jurídica e econômica para dar substância ao ato administrativo regulatório aplicável e útil ao propósito. No momento seguinte foi desenhado o panorama geral do mercado ferroviário, delineando o perfil de cada concessionária de ferrovia, algo inarredável da regulação estatal. A partir de então, uma entrevista do então dirigente da entidade reguladora foi considerada para fixar as finalidades pretendidas e declaradas pelo Regulador, destacando a definição da prestação do serviço adequado, a revisão das tarifas dos concessionários, defasadas em mais de 15 anos; as obrigações de investimento na infraestrutura; a metodologia para aferição das metas de transporte; e a tentativa de indução à concorrência e ao compartilhamento da ferrovia. Com as finalidades especificadas, foram utilizados os dados de mais de 313 mil operações de transporte, ocorridas entre 2006 e 2019, para avaliar o efeito dos atos regulatórios editados pelo regulador na conduta dos regulados e, assim, apontar o sucesso ou o fracasso daquela ação. |
id |
RCAP_c9d7805bf4bb0448cc85883250fe23a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/62383 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A regulação das concessões de ferrovias federais no BrasilRegulaçãoContrato de concessãoFerroviaInfraestruturas de transportesTeses de mestrado - 2022Ciências SociaisEsta pesquisa foi apresentada como requisito para obtenção do grau de Mestre em Direito e Ciência Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sob a orientação do Prof. Dr. Miguel Moura e Silva. A pesquisa tratou da regulação das concessões para exploração da infraestrutura ferroviária no Brasil, considerando o período de 2006 a 2019. Inicialmente, foram visitados alguns conceitos da literatura jurídica e econômica para dar substância ao ato administrativo regulatório aplicável e útil ao propósito. No momento seguinte foi desenhado o panorama geral do mercado ferroviário, delineando o perfil de cada concessionária de ferrovia, algo inarredável da regulação estatal. A partir de então, uma entrevista do então dirigente da entidade reguladora foi considerada para fixar as finalidades pretendidas e declaradas pelo Regulador, destacando a definição da prestação do serviço adequado, a revisão das tarifas dos concessionários, defasadas em mais de 15 anos; as obrigações de investimento na infraestrutura; a metodologia para aferição das metas de transporte; e a tentativa de indução à concorrência e ao compartilhamento da ferrovia. Com as finalidades especificadas, foram utilizados os dados de mais de 313 mil operações de transporte, ocorridas entre 2006 e 2019, para avaliar o efeito dos atos regulatórios editados pelo regulador na conduta dos regulados e, assim, apontar o sucesso ou o fracasso daquela ação.This research was presented as a requirement for obtaining master's degree in Law and Legal Sciences at the Faculty of Law of the University of Lisbon, under the guidance of Prof. Dr. Miguel Moura e Silva. The research dealt with the regulation of concessions for the exploitation of railway infrastructure in Brazil, considering the period from 2006 to 2019. Initially, some concepts from legal and economic literature were visited to give substance to the regulatory administrative act, applicable and useful for one purpose. In sequence, the general panorama of the railroad market was drawn, outlining the profile of each railroad concession, something inescapable of state regulation. From then on, an interview with the then director of the regulatory entity was considered to establish the intended and declared purposes by the Regulator, highlighting the definition of adequate service provision, the review of tariffs, lagged by more than 15 years; infrastructure investment obligations; the methodology for measuring transport goals; and the attempt to induce competition and railroad sharing. For the specified purposes, data from more than 313 thousand transport operations, which took place between 2006 and 2019, were used to assess the effect of regulatory acts issued by the regulator on the conduct of those regulated and, thus, point out the success or failure of that action.Silva, Miguel Moura e, 1968-Repositório da Universidade de LisboaNascimento, Carlos Fernando do2024-02-01T12:59:09Z2022-07-142024-02-012022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/62383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-05T01:22:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/62383Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:08:25.325412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A regulação das concessões de ferrovias federais no Brasil |
title |
A regulação das concessões de ferrovias federais no Brasil |
spellingShingle |
A regulação das concessões de ferrovias federais no Brasil Nascimento, Carlos Fernando do Regulação Contrato de concessão Ferrovia Infraestruturas de transportes Teses de mestrado - 2022 Ciências Sociais |
title_short |
A regulação das concessões de ferrovias federais no Brasil |
title_full |
A regulação das concessões de ferrovias federais no Brasil |
title_fullStr |
A regulação das concessões de ferrovias federais no Brasil |
title_full_unstemmed |
A regulação das concessões de ferrovias federais no Brasil |
title_sort |
A regulação das concessões de ferrovias federais no Brasil |
author |
Nascimento, Carlos Fernando do |
author_facet |
Nascimento, Carlos Fernando do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Miguel Moura e, 1968- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Carlos Fernando do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Regulação Contrato de concessão Ferrovia Infraestruturas de transportes Teses de mestrado - 2022 Ciências Sociais |
topic |
Regulação Contrato de concessão Ferrovia Infraestruturas de transportes Teses de mestrado - 2022 Ciências Sociais |
description |
Esta pesquisa foi apresentada como requisito para obtenção do grau de Mestre em Direito e Ciência Jurídicas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, sob a orientação do Prof. Dr. Miguel Moura e Silva. A pesquisa tratou da regulação das concessões para exploração da infraestrutura ferroviária no Brasil, considerando o período de 2006 a 2019. Inicialmente, foram visitados alguns conceitos da literatura jurídica e econômica para dar substância ao ato administrativo regulatório aplicável e útil ao propósito. No momento seguinte foi desenhado o panorama geral do mercado ferroviário, delineando o perfil de cada concessionária de ferrovia, algo inarredável da regulação estatal. A partir de então, uma entrevista do então dirigente da entidade reguladora foi considerada para fixar as finalidades pretendidas e declaradas pelo Regulador, destacando a definição da prestação do serviço adequado, a revisão das tarifas dos concessionários, defasadas em mais de 15 anos; as obrigações de investimento na infraestrutura; a metodologia para aferição das metas de transporte; e a tentativa de indução à concorrência e ao compartilhamento da ferrovia. Com as finalidades especificadas, foram utilizados os dados de mais de 313 mil operações de transporte, ocorridas entre 2006 e 2019, para avaliar o efeito dos atos regulatórios editados pelo regulador na conduta dos regulados e, assim, apontar o sucesso ou o fracasso daquela ação. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 2022-07-14T00:00:00Z 2024-02-01T12:59:09Z 2024-02-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/62383 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/62383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137172458045440 |