A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frias, Ana Margarida Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/26909
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. No seu desenvolvimento é relatado o trabalho realizado no Colégio Pedro Arrupe, ao longo do ano letivo 2020/2021. Para uma melhor compreensão da componente prática, é descrito o enquadramento da instituição, juntamente com a reflexão crítica da estagiária acerca do projeto educativo proposto, assim como o enquadramento teórico dos temas de interesse face ao trabalho desenvolvido. Segue-se o relato da prática profissional com crianças do 1.º ciclo do ensino básico, essencialmente no âmbito de dificuldades de aprendizagem, promoção das competências socioemocionais e desenvolvimento psicomotor, em sessões individuais ou de grupo. De uma forma mais aprofundada é abordado um estudo de caso individual e um estudo de caso grupal, nos quais se explicita todo o processo de acompanhamento, intervenção, avaliação, e posterior discussão de resultados e reflexão crítica. O capítulo seguinte procura enquadrar o leitor acerca do período atípico em que decorreram as atividades de estágio, referindo os principais desafios da sua realização em tempo de confinamento. Por fim, apresenta-se uma proposta de projeto de intervenção, enquanto contributo da estagiária para a instituição educativa.
id RCAP_d02ea4e558a893cf1cc1b49c92e47698
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro ArrupeIntervenção PsicomotoraContexto EscolarPerturbação de Aprendizagem EspecíficaAprendizagem socioemocionalPsychomotor InterventionScholar ContextSpecific Learning DisabilitiesSocial and Emotional LearningDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. No seu desenvolvimento é relatado o trabalho realizado no Colégio Pedro Arrupe, ao longo do ano letivo 2020/2021. Para uma melhor compreensão da componente prática, é descrito o enquadramento da instituição, juntamente com a reflexão crítica da estagiária acerca do projeto educativo proposto, assim como o enquadramento teórico dos temas de interesse face ao trabalho desenvolvido. Segue-se o relato da prática profissional com crianças do 1.º ciclo do ensino básico, essencialmente no âmbito de dificuldades de aprendizagem, promoção das competências socioemocionais e desenvolvimento psicomotor, em sessões individuais ou de grupo. De uma forma mais aprofundada é abordado um estudo de caso individual e um estudo de caso grupal, nos quais se explicita todo o processo de acompanhamento, intervenção, avaliação, e posterior discussão de resultados e reflexão crítica. O capítulo seguinte procura enquadrar o leitor acerca do período atípico em que decorreram as atividades de estágio, referindo os principais desafios da sua realização em tempo de confinamento. Por fim, apresenta-se uma proposta de projeto de intervenção, enquanto contributo da estagiária para a instituição educativa.This report was developed within the scope of the Curricular Unit of Activity of Deepening Professional Skills of the master’s degree in Psychomotor Rehabilitation of the Faculty of Human Kinetics. In its development is reported the work done at Pedro Arrupe College, during the 2020/2021 school year. For a better understanding of the practical component, the framework of the institution is described, along with the critical reflection of the trainee about the proposed educational project, as well as the theoretical framework of the topics of interest to the work developed. Then follows the report of the professional practice with children of the 1st grade of basic education, mainly in the context of learning difficulties, promotion of social and emotional skills and psychomotor development, in individual or group sessions. In a more in-depth manner, an individual case study and a group case study are addressed, in which the whole process of monitoring, intervention, evaluation, and subsequent discussion of results and critical reflection are explained. The next chapter seeks to frame the reader about the atypical period in which the internship activities took place, referring to the main challenges of its implementation in confinement time. Finally, a proposal for an intervention project is presented as the trainee's contribution to the educational institution.Ferreira, Marco Paulo MaiaRepositório da Universidade de LisboaFrias, Ana Margarida Sousa2023-01-17T11:56:30Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26909TID:203089731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:27.878188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
title A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
spellingShingle A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
Frias, Ana Margarida Sousa
Intervenção Psicomotora
Contexto Escolar
Perturbação de Aprendizagem Específica
Aprendizagem socioemocional
Psychomotor Intervention
Scholar Context
Specific Learning Disabilities
Social and Emotional Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
title_short A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
title_full A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
title_fullStr A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
title_full_unstemmed A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
title_sort A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
author Frias, Ana Margarida Sousa
author_facet Frias, Ana Margarida Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Marco Paulo Maia
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Frias, Ana Margarida Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Intervenção Psicomotora
Contexto Escolar
Perturbação de Aprendizagem Específica
Aprendizagem socioemocional
Psychomotor Intervention
Scholar Context
Specific Learning Disabilities
Social and Emotional Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
topic Intervenção Psicomotora
Contexto Escolar
Perturbação de Aprendizagem Específica
Aprendizagem socioemocional
Psychomotor Intervention
Scholar Context
Specific Learning Disabilities
Social and Emotional Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. No seu desenvolvimento é relatado o trabalho realizado no Colégio Pedro Arrupe, ao longo do ano letivo 2020/2021. Para uma melhor compreensão da componente prática, é descrito o enquadramento da instituição, juntamente com a reflexão crítica da estagiária acerca do projeto educativo proposto, assim como o enquadramento teórico dos temas de interesse face ao trabalho desenvolvido. Segue-se o relato da prática profissional com crianças do 1.º ciclo do ensino básico, essencialmente no âmbito de dificuldades de aprendizagem, promoção das competências socioemocionais e desenvolvimento psicomotor, em sessões individuais ou de grupo. De uma forma mais aprofundada é abordado um estudo de caso individual e um estudo de caso grupal, nos quais se explicita todo o processo de acompanhamento, intervenção, avaliação, e posterior discussão de resultados e reflexão crítica. O capítulo seguinte procura enquadrar o leitor acerca do período atípico em que decorreram as atividades de estágio, referindo os principais desafios da sua realização em tempo de confinamento. Por fim, apresenta-se uma proposta de projeto de intervenção, enquanto contributo da estagiária para a instituição educativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-17T11:56:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/26909
TID:203089731
url http://hdl.handle.net/10400.5/26909
identifier_str_mv TID:203089731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131202209185792