A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/26909 |
Resumo: | O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. No seu desenvolvimento é relatado o trabalho realizado no Colégio Pedro Arrupe, ao longo do ano letivo 2020/2021. Para uma melhor compreensão da componente prática, é descrito o enquadramento da instituição, juntamente com a reflexão crítica da estagiária acerca do projeto educativo proposto, assim como o enquadramento teórico dos temas de interesse face ao trabalho desenvolvido. Segue-se o relato da prática profissional com crianças do 1.º ciclo do ensino básico, essencialmente no âmbito de dificuldades de aprendizagem, promoção das competências socioemocionais e desenvolvimento psicomotor, em sessões individuais ou de grupo. De uma forma mais aprofundada é abordado um estudo de caso individual e um estudo de caso grupal, nos quais se explicita todo o processo de acompanhamento, intervenção, avaliação, e posterior discussão de resultados e reflexão crítica. O capítulo seguinte procura enquadrar o leitor acerca do período atípico em que decorreram as atividades de estágio, referindo os principais desafios da sua realização em tempo de confinamento. Por fim, apresenta-se uma proposta de projeto de intervenção, enquanto contributo da estagiária para a instituição educativa. |
id |
RCAP_d02ea4e558a893cf1cc1b49c92e47698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/26909 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro ArrupeIntervenção PsicomotoraContexto EscolarPerturbação de Aprendizagem EspecíficaAprendizagem socioemocionalPsychomotor InterventionScholar ContextSpecific Learning DisabilitiesSocial and Emotional LearningDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências MédicasO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. No seu desenvolvimento é relatado o trabalho realizado no Colégio Pedro Arrupe, ao longo do ano letivo 2020/2021. Para uma melhor compreensão da componente prática, é descrito o enquadramento da instituição, juntamente com a reflexão crítica da estagiária acerca do projeto educativo proposto, assim como o enquadramento teórico dos temas de interesse face ao trabalho desenvolvido. Segue-se o relato da prática profissional com crianças do 1.º ciclo do ensino básico, essencialmente no âmbito de dificuldades de aprendizagem, promoção das competências socioemocionais e desenvolvimento psicomotor, em sessões individuais ou de grupo. De uma forma mais aprofundada é abordado um estudo de caso individual e um estudo de caso grupal, nos quais se explicita todo o processo de acompanhamento, intervenção, avaliação, e posterior discussão de resultados e reflexão crítica. O capítulo seguinte procura enquadrar o leitor acerca do período atípico em que decorreram as atividades de estágio, referindo os principais desafios da sua realização em tempo de confinamento. Por fim, apresenta-se uma proposta de projeto de intervenção, enquanto contributo da estagiária para a instituição educativa.This report was developed within the scope of the Curricular Unit of Activity of Deepening Professional Skills of the master’s degree in Psychomotor Rehabilitation of the Faculty of Human Kinetics. In its development is reported the work done at Pedro Arrupe College, during the 2020/2021 school year. For a better understanding of the practical component, the framework of the institution is described, along with the critical reflection of the trainee about the proposed educational project, as well as the theoretical framework of the topics of interest to the work developed. Then follows the report of the professional practice with children of the 1st grade of basic education, mainly in the context of learning difficulties, promotion of social and emotional skills and psychomotor development, in individual or group sessions. In a more in-depth manner, an individual case study and a group case study are addressed, in which the whole process of monitoring, intervention, evaluation, and subsequent discussion of results and critical reflection are explained. The next chapter seeks to frame the reader about the atypical period in which the internship activities took place, referring to the main challenges of its implementation in confinement time. Finally, a proposal for an intervention project is presented as the trainee's contribution to the educational institution.Ferreira, Marco Paulo MaiaRepositório da Universidade de LisboaFrias, Ana Margarida Sousa2023-01-17T11:56:30Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/26909TID:203089731porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:56:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/26909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:27.878188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
title |
A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
spellingShingle |
A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe Frias, Ana Margarida Sousa Intervenção Psicomotora Contexto Escolar Perturbação de Aprendizagem Específica Aprendizagem socioemocional Psychomotor Intervention Scholar Context Specific Learning Disabilities Social and Emotional Learning Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
title_short |
A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
title_full |
A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
title_fullStr |
A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
title_full_unstemmed |
A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
title_sort |
A Intervenção Psicomotora com crianças do 1.º CEB no Colégio Pedro Arrupe |
author |
Frias, Ana Margarida Sousa |
author_facet |
Frias, Ana Margarida Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Marco Paulo Maia Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frias, Ana Margarida Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intervenção Psicomotora Contexto Escolar Perturbação de Aprendizagem Específica Aprendizagem socioemocional Psychomotor Intervention Scholar Context Specific Learning Disabilities Social and Emotional Learning Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
topic |
Intervenção Psicomotora Contexto Escolar Perturbação de Aprendizagem Específica Aprendizagem socioemocional Psychomotor Intervention Scholar Context Specific Learning Disabilities Social and Emotional Learning Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Outras Ciências Médicas |
description |
O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais, do Mestrado em Reabilitação Psicomotora da Faculdade de Motricidade Humana. No seu desenvolvimento é relatado o trabalho realizado no Colégio Pedro Arrupe, ao longo do ano letivo 2020/2021. Para uma melhor compreensão da componente prática, é descrito o enquadramento da instituição, juntamente com a reflexão crítica da estagiária acerca do projeto educativo proposto, assim como o enquadramento teórico dos temas de interesse face ao trabalho desenvolvido. Segue-se o relato da prática profissional com crianças do 1.º ciclo do ensino básico, essencialmente no âmbito de dificuldades de aprendizagem, promoção das competências socioemocionais e desenvolvimento psicomotor, em sessões individuais ou de grupo. De uma forma mais aprofundada é abordado um estudo de caso individual e um estudo de caso grupal, nos quais se explicita todo o processo de acompanhamento, intervenção, avaliação, e posterior discussão de resultados e reflexão crítica. O capítulo seguinte procura enquadrar o leitor acerca do período atípico em que decorreram as atividades de estágio, referindo os principais desafios da sua realização em tempo de confinamento. Por fim, apresenta-se uma proposta de projeto de intervenção, enquanto contributo da estagiária para a instituição educativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-17T11:56:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/26909 TID:203089731 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/26909 |
identifier_str_mv |
TID:203089731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131202209185792 |