Inovação social, sustentabilidade e identidade visual: estudos gráficos e de comunicação da marca do ID:CoLab

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cátia Andreia da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/31659
Resumo: De acordo com muitos autores contemporâneos, o nosso planeta está atualmente em crise, tanto a nível social, económico como ambiental. O uso exaustivo de recursos naturais e a perceção, pouco clara, das consequências de tais práticas fizeram emergir problemas que outrora não equacionávamos para o nosso futuro. O ritmo acelerado da mudança exige que os designers se comprometam com novas práticas para o futuro, contribuindo, de forma positiva, para a sua construção. Por essa mesma razão, no âmbito deste trabalho de mestrado, foi promovida uma investigação, de natureza aplicada e que se materializou num projeto de identidade visual, onde foram levantadas algumas questões em relação ao papel do designer na sociedade e à forma como este pode promover um estilo de vida mais sustentável. A partir de conceitos como a sustentabilidade, inovação ou empreendedorismo social e com o intuito de desenvolver um conjunto de estudos visuais que permitissem criar, de forma sustentada e validada, a marca para o ID:CoLab - laboratório de investigação da UNIDCOM/IADE e, a partir dela, melhor promover estes conceitos e práticas junto dos seus stakeholders e da sociedade em geral. Seguindo uma metodologia de investigação mista, não interventiva, por análise de casos de estudo, e interventiva, pela criação do projeto visual para o ID:CoLab, os resultados pretendidos para esta investigação, com base nos estudos na área do Design Visual e do Branding, foram alcançados.
id RCAP_c9f9f848c47273f7910272892f949742
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/31659
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inovação social, sustentabilidade e identidade visual: estudos gráficos e de comunicação da marca do ID:CoLabDesign visualIdentidade visualMarcaInovação socialEmpreendedorismo socialSustentabilidadeProjeto de mestradoDe acordo com muitos autores contemporâneos, o nosso planeta está atualmente em crise, tanto a nível social, económico como ambiental. O uso exaustivo de recursos naturais e a perceção, pouco clara, das consequências de tais práticas fizeram emergir problemas que outrora não equacionávamos para o nosso futuro. O ritmo acelerado da mudança exige que os designers se comprometam com novas práticas para o futuro, contribuindo, de forma positiva, para a sua construção. Por essa mesma razão, no âmbito deste trabalho de mestrado, foi promovida uma investigação, de natureza aplicada e que se materializou num projeto de identidade visual, onde foram levantadas algumas questões em relação ao papel do designer na sociedade e à forma como este pode promover um estilo de vida mais sustentável. A partir de conceitos como a sustentabilidade, inovação ou empreendedorismo social e com o intuito de desenvolver um conjunto de estudos visuais que permitissem criar, de forma sustentada e validada, a marca para o ID:CoLab - laboratório de investigação da UNIDCOM/IADE e, a partir dela, melhor promover estes conceitos e práticas junto dos seus stakeholders e da sociedade em geral. Seguindo uma metodologia de investigação mista, não interventiva, por análise de casos de estudo, e interventiva, pela criação do projeto visual para o ID:CoLab, os resultados pretendidos para esta investigação, com base nos estudos na área do Design Visual e do Branding, foram alcançados.According to many contemporary authors, our planet is currently in crisis, both socially, economically and environmentally. The exhaustive use of natural resources and the unclear perception of the consequences of such practices give rise to problems that once were not considered for our future. The rapid pace of change requires designers to commit to new practices for the future, contributing positively to its construction. For the same reason, in the scope of this master's research work, an investigation of applied nature was promoted, which materialized in a visual identity project. Some questions were raised regarding the role of the designer in society and how he can promote a more sustainable lifestyle. Concepts such as sustainability, innovation or social entrepreneurship were explored in order to develop a set of visual studies that could create, in a sustainable and validated way, the brand for ID: CoLab - research laboratory of UNIDCOM / IADE. This project, envisioned a better promotion of these concepts and practices among its stakeholders and the society in general. Following a mixed research methodology, non-interventional, by case study analysis, and interventional, by creating the visual project for ID: CoLab, the intended results for this research, based on studies in the field of Visual Design and Branding, were achieved.Ferreira, Ana MargaridaRepositório ComumSantos, Cátia Andreia da Silva2020-03-09T12:14:24Z2020-02-01T00:00:00Z2020-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/31659202453715pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:31Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/31659Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:25.593471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inovação social, sustentabilidade e identidade visual: estudos gráficos e de comunicação da marca do ID:CoLab
title Inovação social, sustentabilidade e identidade visual: estudos gráficos e de comunicação da marca do ID:CoLab
spellingShingle Inovação social, sustentabilidade e identidade visual: estudos gráficos e de comunicação da marca do ID:CoLab
Santos, Cátia Andreia da Silva
Design visual
Identidade visual
Marca
Inovação social
Empreendedorismo social
Sustentabilidade
Projeto de mestrado
title_short Inovação social, sustentabilidade e identidade visual: estudos gráficos e de comunicação da marca do ID:CoLab
title_full Inovação social, sustentabilidade e identidade visual: estudos gráficos e de comunicação da marca do ID:CoLab
title_fullStr Inovação social, sustentabilidade e identidade visual: estudos gráficos e de comunicação da marca do ID:CoLab
title_full_unstemmed Inovação social, sustentabilidade e identidade visual: estudos gráficos e de comunicação da marca do ID:CoLab
title_sort Inovação social, sustentabilidade e identidade visual: estudos gráficos e de comunicação da marca do ID:CoLab
author Santos, Cátia Andreia da Silva
author_facet Santos, Cátia Andreia da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Ana Margarida
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cátia Andreia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Design visual
Identidade visual
Marca
Inovação social
Empreendedorismo social
Sustentabilidade
Projeto de mestrado
topic Design visual
Identidade visual
Marca
Inovação social
Empreendedorismo social
Sustentabilidade
Projeto de mestrado
description De acordo com muitos autores contemporâneos, o nosso planeta está atualmente em crise, tanto a nível social, económico como ambiental. O uso exaustivo de recursos naturais e a perceção, pouco clara, das consequências de tais práticas fizeram emergir problemas que outrora não equacionávamos para o nosso futuro. O ritmo acelerado da mudança exige que os designers se comprometam com novas práticas para o futuro, contribuindo, de forma positiva, para a sua construção. Por essa mesma razão, no âmbito deste trabalho de mestrado, foi promovida uma investigação, de natureza aplicada e que se materializou num projeto de identidade visual, onde foram levantadas algumas questões em relação ao papel do designer na sociedade e à forma como este pode promover um estilo de vida mais sustentável. A partir de conceitos como a sustentabilidade, inovação ou empreendedorismo social e com o intuito de desenvolver um conjunto de estudos visuais que permitissem criar, de forma sustentada e validada, a marca para o ID:CoLab - laboratório de investigação da UNIDCOM/IADE e, a partir dela, melhor promover estes conceitos e práticas junto dos seus stakeholders e da sociedade em geral. Seguindo uma metodologia de investigação mista, não interventiva, por análise de casos de estudo, e interventiva, pela criação do projeto visual para o ID:CoLab, os resultados pretendidos para esta investigação, com base nos estudos na área do Design Visual e do Branding, foram alcançados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-09T12:14:24Z
2020-02-01T00:00:00Z
2020-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/31659
202453715
url http://hdl.handle.net/10400.26/31659
identifier_str_mv 202453715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130001413505024