Plano de marketing "Low Cost" : Centro Português de Fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Sara de Matos Vieira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/16925
Resumo: Este trabalho realizado no âmbito do mestrado, na modalidade de estágio, teve como objetivo por parte da instituição acolhedora (Centro Português de Fotografia) a realização de um Plano de Marketing Low Cost. Pretendeu-se examinar as razões da baixa notoriedade da instituição, quando comparada com outras e, tentar encontrar soluções que possam alterar este rumo, ao menor custo possível. Apesar de ter havido um aumento do número de visitantes, a instituição acredita que em muito se deveu ao aumento do número de turistas estrangeiros. No entanto, mesmo com este aumento, o Centro Português de Fotografia acredita ainda não ter a notoriedade pretendida, quando comparado com outras instituições. De forma a avaliar-se a notoriedade e a imagem da instituição, foi realizado um estudo de mercado a 160 inquiridos utilizando o método de amostragem não probabilístico por conveniência. Estes questionários foram realizados em quatro grandes áreas da Cidade do Porto (Porto, Cedofeita, Foz e Gondomar). A avaliação dos resultados demonstrou que apenas uma pequena percentagem conhece o Centro Português de Fotografia. Com base nestes resultados, na situação da empresa e nas ações desenvolvidas pelos concorrentes, desenvolveram-se planos de ação que se baseiam no aumento da confiança do público para com a instituição assim como o seu envolvimento. Todas as ações foram elaboradas tendo em conta a oferta do Centro Português de Fotografia, a sua situação financeira, os recursos disponíveis e o trabalho desenvolvido pelos concorrentes. É recomendado que o Centro Português de Fotografia tome medidas imediatas para aumentar a sua notoriedade, adotando uma imagem renovada e “clean” e tornando-se uma instituição mais aberta ao exterior transmitindo as vantagens de visitar a instituição. É igualmente necessário e recomendado que as políticas de Recursos Humanos se alterem, de forma a melhorar a comunicação interna e, que todos os colaboradores trabalhem em conjunto para o mesmo objetivo.
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