Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Bayer Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29649 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Bayer PortugalPlano de Comunicação Integrada de MarketingBayerNotoriedadePosicionamentoComunicação InternaIntegrated Marketing Communication PlanBayerNotorietyPositioningInternal CommunicationMestrado Bolonha em MarketingEste trabalho final de mestrado tem como finalidade o desenvolvimento de um plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Bayer Portugal. A Bayer Portugal é uma subsidiária da Bayer AG, uma empresa multinacional alemã, líder no setor das ciências da vida com uma presença particularmente significativa na área da saúde humana. O presente projeto contém um plano de tático que tem como propósito alcançar os seguintes objetivos: atrair e fidelizar um target mais jovem; fidelizar o consumidor atual; aumentar a notoriedade da marca Bayer; e, por último, minimizar as lacunas existentes nas táticas e ações de comunicação interna da empresa em estudo. Assim, este plano de comunicação integrada de marketing engloba não só a comunicação externa como também a comunicação interna. Este estudo utilizou, para o processo de recolha de dados primários, uma metodologia mixed-methods, através da realização de entrevistas em profundidade a 5 colaboradores da Bayer Portugal, como método qualitativo, e, como método quantitativo, a realização de um inquérito por questionário online a 222 pessoas, sendo que apenas 173 respostas foram consideradas válidas. A execução deste estudo permitiu não só entender o conhecimento da população portuguesa sobre a indústria farmacêutica e os respetivos players, em particular a Bayer, como também aferir a importância e relevância das redes sociais e de outros canais de comunicação na divulgação de informações sobre saúde e bem-estar. Adicionalmente, permitiu também compreender a perceção dos colaboradores internos da companhia face à estratégia de comunicação interna adotada pela mesma, e algumas sugestões que considerariam que melhoravam a eficácia e envolvimento dos colaboradores com as comunicações realizadas internamente. Posto isto, o presente plano de CIM incide em 4 áreas de atuação diferentes, sendo elas: Comunicação Interna; Comunicação Online; Promoções e Parcerias; Eventos e Patrocínios. É de mencionar que, para cada uma das áreas de atuação, foram desenvolvidas e apresentadas diferentes táticas de atuação a realizar no período de 1 ano.The purpose of this final master's thesis is to develop an integrated marketing communication plan for the company Bayer Portugal. Bayer Portugal is a subsidiary of Bayer AG, a German multinational company, leader in the life sciences sector with a particularly significant presence in human health. This project contains a tactical plan that aims to achieve the following objectives: to attract and retain a younger target in the long term; to retain the current target audience; to increase awareness of the Bayer brand; and, finally, to minimise and resolve the existing gaps in the internal communication tactics and actions of the company. Thus, this integrated marketing communication plan includes not only external communication but also internal communication. The research strategy used in this study is action research, with a cross-sectional time horizon. In addition, a mixed-methods methodology was used to collect primary data by conducting in-depth interviews with five Bayer Portugal employees as a qualitative method and as a quantitative method, an online questionnaire survey to 222 people, of which only 173 responses were considered valid. This study made it possible not only to understand the knowledge of the Portuguese population regarding the pharmaceutical industry and its players, particularly Bayer, but also the importance and relevance of social networks and other communication channels in disseminating information about health and well-being. In addition, it also made it possible to determine the perception of the company's internal employees regarding the internal communication strategy adopted by the company, and some suggestions that they would consider to improve the effectiveness and involvement of employees with the communications conducted internally. Therefore, this CIM plan focuses on four different areas of action: Internal Communication; Online Communication; Promotions and Partnerships; Events and Sponsorships. It should be mentioned that for each of the areas of action, different tactics have been developed and presented to be carried out over a period of one year.Instituto Superior de Economia e GestãoHerter, Márcia MaurerRepositório da Universidade de LisboaMiranda, Maria Luísa Camilo Alves Pacheco de2023-12-20T13:49:32Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29649porMiranda, Maria Luísa Camilo Alves Pacheco de (2023). “Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Bayer Portugal”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-24T01:32:56Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:51.621181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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