Inclusão de jovens adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no ensino superior: contributos da literatura no contexto europeu
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32485 |
Resumo: | O Ensino Superior (ES) é reconhecido na nossa sociedade como um dos melhores caminhos para um emprego gratificante, estando associado a benefícios significativos. As pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, com limitações ao nível do funcionamento intelectual e do comportamento adaptativo, apesar de ambicionarem continuar a sua formação académica, constituem um dos grupos socialmente mais excluídos, deparando-se com preconceitos que impedem o seu acesso ao Ensino Superior. Com base numa revisão da literatura narrativa, pretende-se obter uma compreensão do processo de inclusão destes estudantes que está a decorrer em instituições do ES europeias, a partir dos contributos da literatura. Assim, objetiva-se (i) descrever características de programas a funcionar na Europa; (ii) identificar metodologias pedagógicas que têm facilitado o sucesso do processo de ensino e aprendizagem; e (iii) identificar efeitos da participação destes estudantes em programas oferecidos por instituições europeias. Este estudo evidencia que, com as metodologias apropriadas, é possível a inclusão de pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais no Ensino Superior. Sublinhamos a importância dos efeitos positivos e dos resultados relacionados com a melhoria da empregabilidade provenientes destas iniciativas curriculares inclusivas. |
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Inclusão de jovens adultos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais no ensino superior: contributos da literatura no contexto europeuInclusãoEnsino SuperiorDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisO Ensino Superior (ES) é reconhecido na nossa sociedade como um dos melhores caminhos para um emprego gratificante, estando associado a benefícios significativos. As pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, com limitações ao nível do funcionamento intelectual e do comportamento adaptativo, apesar de ambicionarem continuar a sua formação académica, constituem um dos grupos socialmente mais excluídos, deparando-se com preconceitos que impedem o seu acesso ao Ensino Superior. Com base numa revisão da literatura narrativa, pretende-se obter uma compreensão do processo de inclusão destes estudantes que está a decorrer em instituições do ES europeias, a partir dos contributos da literatura. Assim, objetiva-se (i) descrever características de programas a funcionar na Europa; (ii) identificar metodologias pedagógicas que têm facilitado o sucesso do processo de ensino e aprendizagem; e (iii) identificar efeitos da participação destes estudantes em programas oferecidos por instituições europeias. Este estudo evidencia que, com as metodologias apropriadas, é possível a inclusão de pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais no Ensino Superior. Sublinhamos a importância dos efeitos positivos e dos resultados relacionados com a melhoria da empregabilidade provenientes destas iniciativas curriculares inclusivas.Higher education is recognized in our society as one of the best avenues for rewarding employment and associated with significant benefits. People with Intellectual and Developmental Disabilities, with limitations in intellectual functioning and Adaptive Behavior, although aiming to continue their academic education, are one of the most socially excluded groups, facing prejudice that hinder their access to Higher Education. Based on a narrative literature review it is intended to gain an understanding of the process of inclusion of these students that is taking place in European higher education institutions, from the contributions of the literature. Thus, it aims to (i) describe features of programs operating in Europe; (ii) identify pedagogical methodologies that have facilitated the success of the teaching and learning process; and (iii) identify effects of their participation in programs offered by European institutions. This study shows that, with appropriate methodologies, it is possible to include people with Intellectual and Developmental Disabilities in Higher Education. We underline the importance of the positive effects and outcomes of improving employability from these inclusive curriculum initiatives.Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa2021-10-27T09:25:39Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32485por1645-4006Machado, Marisa MaiaSantos, Paula CoelhoEspe-Sherwindt, Marilyninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:58Zoai:ria.ua.pt:10773/32485Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:52.462335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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