As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4650 |
Resumo: | O presente estudo foca a problemática da inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) no ensino regular e tem como objetivo principal conhecer as atitudes dos professores face à sua inclusão escolar. Recorreu-se a uma revisão da literatura bibliográfica para esclarecer os conceitos nucleares da investigação, como: formação de atitudes, dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, educação e escola inclusiva e competências dos professores para o ensino e inclusão de alunos com DID. Procurou-se compreender as atitudes de um grupo alargado de docentes (N=72, correspondendo a 67% do universo total e englobando 7 docentes de Educação Especial) de um Agrupamento de Escolas do Baixo Alentejo, face à inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e, ainda, identificar as competências e dificuldades no ensino destes alunos. O desenho metodológico do estudo empírico caracterizou-se por ser um modelo essencialmente de natureza quantitativa, orientado para a ação. Como método de recolha de dados foi utilizado o questionário, que integrou uma escala de atitudes e a informação foi submetida a tratamento estatístico descritivo e inferencial para analisar as relações dos dados com as variáveis, hipóteses e objetivos da pesquisa. Apurou-se um nível elevado de concordância nas respostas dos docentes inquiridos e ainda um número significativo de atitudes negativas que se podem constituir como obstáculos à inclusão dos alunos com DID na escola regular. A partir da identificação das necessidades, apresentou-se um projeto de intervenção, visando a modificação das atitudes menos positivas e o desenvolvimento de competências promotoras de práticas mais inclusivas. |
id |
RCAP_65a61516be85f339443beae8bb540db5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4650 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regularAtitudes dos professoresDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisEscola InclusivaO presente estudo foca a problemática da inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) no ensino regular e tem como objetivo principal conhecer as atitudes dos professores face à sua inclusão escolar. Recorreu-se a uma revisão da literatura bibliográfica para esclarecer os conceitos nucleares da investigação, como: formação de atitudes, dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, educação e escola inclusiva e competências dos professores para o ensino e inclusão de alunos com DID. Procurou-se compreender as atitudes de um grupo alargado de docentes (N=72, correspondendo a 67% do universo total e englobando 7 docentes de Educação Especial) de um Agrupamento de Escolas do Baixo Alentejo, face à inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e, ainda, identificar as competências e dificuldades no ensino destes alunos. O desenho metodológico do estudo empírico caracterizou-se por ser um modelo essencialmente de natureza quantitativa, orientado para a ação. Como método de recolha de dados foi utilizado o questionário, que integrou uma escala de atitudes e a informação foi submetida a tratamento estatístico descritivo e inferencial para analisar as relações dos dados com as variáveis, hipóteses e objetivos da pesquisa. Apurou-se um nível elevado de concordância nas respostas dos docentes inquiridos e ainda um número significativo de atitudes negativas que se podem constituir como obstáculos à inclusão dos alunos com DID na escola regular. A partir da identificação das necessidades, apresentou-se um projeto de intervenção, visando a modificação das atitudes menos positivas e o desenvolvimento de competências promotoras de práticas mais inclusivas.2018-09-27T10:27:34Z2016-07-19T00:00:00Z2016-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4650TID:201623986porCareto, Delfina da Conceição Elenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:26Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:52.808447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular |
title |
As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular |
spellingShingle |
As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular Careto, Delfina da Conceição Elena Atitudes dos professores Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Escola Inclusiva |
title_short |
As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular |
title_full |
As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular |
title_fullStr |
As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular |
title_full_unstemmed |
As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular |
title_sort |
As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular |
author |
Careto, Delfina da Conceição Elena |
author_facet |
Careto, Delfina da Conceição Elena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Careto, Delfina da Conceição Elena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitudes dos professores Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Escola Inclusiva |
topic |
Atitudes dos professores Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Escola Inclusiva |
description |
O presente estudo foca a problemática da inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) no ensino regular e tem como objetivo principal conhecer as atitudes dos professores face à sua inclusão escolar. Recorreu-se a uma revisão da literatura bibliográfica para esclarecer os conceitos nucleares da investigação, como: formação de atitudes, dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, educação e escola inclusiva e competências dos professores para o ensino e inclusão de alunos com DID. Procurou-se compreender as atitudes de um grupo alargado de docentes (N=72, correspondendo a 67% do universo total e englobando 7 docentes de Educação Especial) de um Agrupamento de Escolas do Baixo Alentejo, face à inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e, ainda, identificar as competências e dificuldades no ensino destes alunos. O desenho metodológico do estudo empírico caracterizou-se por ser um modelo essencialmente de natureza quantitativa, orientado para a ação. Como método de recolha de dados foi utilizado o questionário, que integrou uma escala de atitudes e a informação foi submetida a tratamento estatístico descritivo e inferencial para analisar as relações dos dados com as variáveis, hipóteses e objetivos da pesquisa. Apurou-se um nível elevado de concordância nas respostas dos docentes inquiridos e ainda um número significativo de atitudes negativas que se podem constituir como obstáculos à inclusão dos alunos com DID na escola regular. A partir da identificação das necessidades, apresentou-se um projeto de intervenção, visando a modificação das atitudes menos positivas e o desenvolvimento de competências promotoras de práticas mais inclusivas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-19T00:00:00Z 2016-07-19 2018-09-27T10:27:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4650 TID:201623986 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4650 |
identifier_str_mv |
TID:201623986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129862040977408 |