As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Careto, Delfina da Conceição Elena
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4650
Resumo: O presente estudo foca a problemática da inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) no ensino regular e tem como objetivo principal conhecer as atitudes dos professores face à sua inclusão escolar. Recorreu-se a uma revisão da literatura bibliográfica para esclarecer os conceitos nucleares da investigação, como: formação de atitudes, dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, educação e escola inclusiva e competências dos professores para o ensino e inclusão de alunos com DID. Procurou-se compreender as atitudes de um grupo alargado de docentes (N=72, correspondendo a 67% do universo total e englobando 7 docentes de Educação Especial) de um Agrupamento de Escolas do Baixo Alentejo, face à inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e, ainda, identificar as competências e dificuldades no ensino destes alunos. O desenho metodológico do estudo empírico caracterizou-se por ser um modelo essencialmente de natureza quantitativa, orientado para a ação. Como método de recolha de dados foi utilizado o questionário, que integrou uma escala de atitudes e a informação foi submetida a tratamento estatístico descritivo e inferencial para analisar as relações dos dados com as variáveis, hipóteses e objetivos da pesquisa. Apurou-se um nível elevado de concordância nas respostas dos docentes inquiridos e ainda um número significativo de atitudes negativas que se podem constituir como obstáculos à inclusão dos alunos com DID na escola regular. A partir da identificação das necessidades, apresentou-se um projeto de intervenção, visando a modificação das atitudes menos positivas e o desenvolvimento de competências promotoras de práticas mais inclusivas.
id RCAP_65a61516be85f339443beae8bb540db5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4650
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regularAtitudes dos professoresDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisEscola InclusivaO presente estudo foca a problemática da inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) no ensino regular e tem como objetivo principal conhecer as atitudes dos professores face à sua inclusão escolar. Recorreu-se a uma revisão da literatura bibliográfica para esclarecer os conceitos nucleares da investigação, como: formação de atitudes, dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, educação e escola inclusiva e competências dos professores para o ensino e inclusão de alunos com DID. Procurou-se compreender as atitudes de um grupo alargado de docentes (N=72, correspondendo a 67% do universo total e englobando 7 docentes de Educação Especial) de um Agrupamento de Escolas do Baixo Alentejo, face à inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e, ainda, identificar as competências e dificuldades no ensino destes alunos. O desenho metodológico do estudo empírico caracterizou-se por ser um modelo essencialmente de natureza quantitativa, orientado para a ação. Como método de recolha de dados foi utilizado o questionário, que integrou uma escala de atitudes e a informação foi submetida a tratamento estatístico descritivo e inferencial para analisar as relações dos dados com as variáveis, hipóteses e objetivos da pesquisa. Apurou-se um nível elevado de concordância nas respostas dos docentes inquiridos e ainda um número significativo de atitudes negativas que se podem constituir como obstáculos à inclusão dos alunos com DID na escola regular. A partir da identificação das necessidades, apresentou-se um projeto de intervenção, visando a modificação das atitudes menos positivas e o desenvolvimento de competências promotoras de práticas mais inclusivas.2018-09-27T10:27:34Z2016-07-19T00:00:00Z2016-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4650TID:201623986porCareto, Delfina da Conceição Elenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:26Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:52.808447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular
title As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular
spellingShingle As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular
Careto, Delfina da Conceição Elena
Atitudes dos professores
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Escola Inclusiva
title_short As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular
title_full As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular
title_fullStr As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular
title_full_unstemmed As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular
title_sort As atitudes dos professores face à inclusão dos alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais no ensino regular
author Careto, Delfina da Conceição Elena
author_facet Careto, Delfina da Conceição Elena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Careto, Delfina da Conceição Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes dos professores
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Escola Inclusiva
topic Atitudes dos professores
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Escola Inclusiva
description O presente estudo foca a problemática da inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais (DID) no ensino regular e tem como objetivo principal conhecer as atitudes dos professores face à sua inclusão escolar. Recorreu-se a uma revisão da literatura bibliográfica para esclarecer os conceitos nucleares da investigação, como: formação de atitudes, dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, educação e escola inclusiva e competências dos professores para o ensino e inclusão de alunos com DID. Procurou-se compreender as atitudes de um grupo alargado de docentes (N=72, correspondendo a 67% do universo total e englobando 7 docentes de Educação Especial) de um Agrupamento de Escolas do Baixo Alentejo, face à inclusão de alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais e, ainda, identificar as competências e dificuldades no ensino destes alunos. O desenho metodológico do estudo empírico caracterizou-se por ser um modelo essencialmente de natureza quantitativa, orientado para a ação. Como método de recolha de dados foi utilizado o questionário, que integrou uma escala de atitudes e a informação foi submetida a tratamento estatístico descritivo e inferencial para analisar as relações dos dados com as variáveis, hipóteses e objetivos da pesquisa. Apurou-se um nível elevado de concordância nas respostas dos docentes inquiridos e ainda um número significativo de atitudes negativas que se podem constituir como obstáculos à inclusão dos alunos com DID na escola regular. A partir da identificação das necessidades, apresentou-se um projeto de intervenção, visando a modificação das atitudes menos positivas e o desenvolvimento de competências promotoras de práticas mais inclusivas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-19T00:00:00Z
2016-07-19
2018-09-27T10:27:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4650
TID:201623986
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4650
identifier_str_mv TID:201623986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129862040977408