Contributos do mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5839 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema os Contributos do Mindfulness para o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais de Crianças e Jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, e sem, em Tempos de Pandemia. Corresponde a uma investigação quantitativa e qualitativa, que pretende articular os fundamentos teóricos de investigação em educação baseados neste método, com os dados recolhidos após uma intervenção assente nesta técnica, em contexto de domicílio e escolar, em período de isolamento social, e também de desconfinamento. Tratando-se de uma metodologia de investigação-ação e de acordo com o paradigma interpretativo, este estudo visa compreender se uma abordagem desta natureza comprova constituir uma mais-valia neste tipo de grupos alvo, em circunstâncias atípicas como as recentemente vividas, no que toca ao desenvolvimento de competências socioemocionais. De acordo com os procedimentos de investigação escolhidos, foram recolhidas as opiniões de 29 crianças e jovens, que constituíram dois grupos alvo, 1 grupo em contexto de turma de 1º ciclo, composto por 18 alunos com e sem DID; e 1 grupo de 11 crianças e jovens, com e sem DID, pertencentes a diversas turmas de 1º e 2º ciclo. Colaboraram neste estudo, também com as suas opiniões, a professora do grupo turma e os pais dos alunos individuais. Para tanto, foram aplicados questionários sob um modelo de escala de Likert, antes e depois de uma intervenção psicopedagógica baseada na técnica de mindfulness, ora online, ora presencialmente, e os seus resultados empiricamente analisados, demonstraram na generalidade melhorias na opinião dos participantes. |
id |
RCAP_4982ee36fdfbdfaaabf8251a09719c28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5839 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos do mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemiaMindfulnessDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisCompetências socioemocionaisPandemiaO presente trabalho tem como tema os Contributos do Mindfulness para o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais de Crianças e Jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, e sem, em Tempos de Pandemia. Corresponde a uma investigação quantitativa e qualitativa, que pretende articular os fundamentos teóricos de investigação em educação baseados neste método, com os dados recolhidos após uma intervenção assente nesta técnica, em contexto de domicílio e escolar, em período de isolamento social, e também de desconfinamento. Tratando-se de uma metodologia de investigação-ação e de acordo com o paradigma interpretativo, este estudo visa compreender se uma abordagem desta natureza comprova constituir uma mais-valia neste tipo de grupos alvo, em circunstâncias atípicas como as recentemente vividas, no que toca ao desenvolvimento de competências socioemocionais. De acordo com os procedimentos de investigação escolhidos, foram recolhidas as opiniões de 29 crianças e jovens, que constituíram dois grupos alvo, 1 grupo em contexto de turma de 1º ciclo, composto por 18 alunos com e sem DID; e 1 grupo de 11 crianças e jovens, com e sem DID, pertencentes a diversas turmas de 1º e 2º ciclo. Colaboraram neste estudo, também com as suas opiniões, a professora do grupo turma e os pais dos alunos individuais. Para tanto, foram aplicados questionários sob um modelo de escala de Likert, antes e depois de uma intervenção psicopedagógica baseada na técnica de mindfulness, ora online, ora presencialmente, e os seus resultados empiricamente analisados, demonstraram na generalidade melhorias na opinião dos participantes.2023-02-27T13:40:16Z2022-02-24T00:00:00Z2022-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5839TID:203087925porOliveira, Natacha Andrade Âmbar dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:17:12Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5839Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:23.334169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos do mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemia |
title |
Contributos do mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Contributos do mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemia Oliveira, Natacha Andrade Âmbar dos Santos Mindfulness Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Competências socioemocionais Pandemia |
title_short |
Contributos do mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemia |
title_full |
Contributos do mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Contributos do mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Contributos do mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemia |
title_sort |
Contributos do mindfulness para o desenvolvimento de competências socioemocionais de crianças e jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, em tempos de pandemia |
author |
Oliveira, Natacha Andrade Âmbar dos Santos |
author_facet |
Oliveira, Natacha Andrade Âmbar dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Natacha Andrade Âmbar dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mindfulness Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Competências socioemocionais Pandemia |
topic |
Mindfulness Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Competências socioemocionais Pandemia |
description |
O presente trabalho tem como tema os Contributos do Mindfulness para o Desenvolvimento de Competências Socioemocionais de Crianças e Jovens com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, e sem, em Tempos de Pandemia. Corresponde a uma investigação quantitativa e qualitativa, que pretende articular os fundamentos teóricos de investigação em educação baseados neste método, com os dados recolhidos após uma intervenção assente nesta técnica, em contexto de domicílio e escolar, em período de isolamento social, e também de desconfinamento. Tratando-se de uma metodologia de investigação-ação e de acordo com o paradigma interpretativo, este estudo visa compreender se uma abordagem desta natureza comprova constituir uma mais-valia neste tipo de grupos alvo, em circunstâncias atípicas como as recentemente vividas, no que toca ao desenvolvimento de competências socioemocionais. De acordo com os procedimentos de investigação escolhidos, foram recolhidas as opiniões de 29 crianças e jovens, que constituíram dois grupos alvo, 1 grupo em contexto de turma de 1º ciclo, composto por 18 alunos com e sem DID; e 1 grupo de 11 crianças e jovens, com e sem DID, pertencentes a diversas turmas de 1º e 2º ciclo. Colaboraram neste estudo, também com as suas opiniões, a professora do grupo turma e os pais dos alunos individuais. Para tanto, foram aplicados questionários sob um modelo de escala de Likert, antes e depois de uma intervenção psicopedagógica baseada na técnica de mindfulness, ora online, ora presencialmente, e os seus resultados empiricamente analisados, demonstraram na generalidade melhorias na opinião dos participantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-24T00:00:00Z 2022-02-24 2023-02-27T13:40:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5839 TID:203087925 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5839 |
identifier_str_mv |
TID:203087925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130945059553280 |