Educação pré-escolar como potenciadora do desenvolvimento socioemocional: um estudo de caso em crianças dos três aos seis anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Patrícia Sá
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29768
Resumo: Numa sociedade onde se revelam várias problemáticas que influenciam o ser humano e onde existe uma diversidade de culturas e valores, o desenvolvimento das competências socioemocionais é fundamental, de modo a promover percursos de vida gratificantes, onde coexistam relações de qualidade. No seguimento da ideia apresentada surge o presente Relatório de Estágio, elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente estudo tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças em idade pré-escolar. Para concretização do mesmo foi delineado um plano de ações em contexto de EPE em consonância com um projeto de visitas regulares a uma floresta, para perceção da influência que os espaços interiores e exteriores assumem no desenvolvimento das competências socioemocionais. O estudo foi realizado num contexto de EPE do concelho de Aveiro, tendo como participantes um grupo de vinte e cinco crianças com idades compreendidas entre os três e os seis anos, sendo três dessas selecionadas para um estudo de caso com características de investigação-ação. O estudo compreendeu quatro fases. Para recolha de dados recorremos a métodos qualitativos (tabelas de observação) e a métodos quantitativos (Questionário de Capacidades e Dificuldades - SDQ). Procedeu-se à análise de conteúdo com recurso ao WebQDA e à análise não paramétrica, recorrendo ao SPSS. Os resultados demonstram melhoria de algumas competências socioemocionais nas crianças, demonstrando o atingir dos objetivos do estudo.
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