Cartazes urbanos acessíveis a pessoas cegas: estratégias e paradigmas de interação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/14668 |
Resumo: | A presente investigação tem como principal propósito a exploração da área da acessibilidade a pessoas cegas, procurando compreender como um cego consegue “ver” um cartaz de rua. Pretende-se conhecer e estudar como estes indivíduos interagem com o espaço urbano e compreender quais as melhores estratégias e paradigmas de interação a utilizar neste contexto. A principal finalidade é, pois, contribuir para a construção de um espaço urbano mais acessível, como forma de proporcionar a divulgação e a inclusão de todos. De forma a analisar e validar as melhores estratégias para a construção de um cartaz de rua acessível a cegos, foi construído um protótipo de um cartaz urbano acessível, que se constituiu como o principal instrumento metodológico do trabalho desenvolvido. Os resultados obtidos com o processo de prototipagem e respetiva validação indicam que o modelo de sistema usado se revelou funcional e tecnologicamente viável, promotor da inclusão social e digital das pessoas cegas. Foi ainda possível identificar um conjunto de procedimentos orientadores para a construção de um cartaz urbano acessível a todos, destacando-se a necessidade de assegurar uma relação estreita entre os utilizadores finais dos cartazes (quem usa) e as equipas de desenvolvimento (quem os produz e concebe). |
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Cartazes urbanos acessíveis a pessoas cegas: estratégias e paradigmas de interaçãoComunicação multimédiaAcessibilidade para deficientes - InvisuaisUrbanismoDesign - CartazesDesign - Equipamentos urbanosIntegração social - CegosA presente investigação tem como principal propósito a exploração da área da acessibilidade a pessoas cegas, procurando compreender como um cego consegue “ver” um cartaz de rua. Pretende-se conhecer e estudar como estes indivíduos interagem com o espaço urbano e compreender quais as melhores estratégias e paradigmas de interação a utilizar neste contexto. A principal finalidade é, pois, contribuir para a construção de um espaço urbano mais acessível, como forma de proporcionar a divulgação e a inclusão de todos. De forma a analisar e validar as melhores estratégias para a construção de um cartaz de rua acessível a cegos, foi construído um protótipo de um cartaz urbano acessível, que se constituiu como o principal instrumento metodológico do trabalho desenvolvido. Os resultados obtidos com o processo de prototipagem e respetiva validação indicam que o modelo de sistema usado se revelou funcional e tecnologicamente viável, promotor da inclusão social e digital das pessoas cegas. Foi ainda possível identificar um conjunto de procedimentos orientadores para a construção de um cartaz urbano acessível a todos, destacando-se a necessidade de assegurar uma relação estreita entre os utilizadores finais dos cartazes (quem usa) e as equipas de desenvolvimento (quem os produz e concebe).This research addresses the main purpose of exploring the area of accessibility to blind people, trying to understand how a blind man can "see" a street poster. This investigation aims to study how these individuals interact with urban space and understand what are the best strategies and interaction paradigms to use in this context. The main purpose is to contribute to the construction of a more accessible urban space, in order to provide disclosure and inclusion for all.I In order to analyze and validate the best strategies for building a street poster accessible to the blind, it was built the prototype where its function (release information) is, without doubt, the key point and dominant this process. The obtained results and their validation, que indicate the used model is technologically viable to be used in social and digital inclusion of blind people. It was also possible to identify a set of guiding procedures for the construction of an urban poster accessible to all, especially the need to ensure a close link between end users of the posters (who uses) and development teams (who produces and conceive).Universidade de Aveiro2015-09-18T14:33:35Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/14668TID:201579090porMineiro, Joana Pimparelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:26:52Zoai:ria.ua.pt:10773/14668Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:50:12.376186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A presente investigação tem como principal propósito a exploração da área da acessibilidade a pessoas cegas, procurando compreender como um cego consegue “ver” um cartaz de rua. Pretende-se conhecer e estudar como estes indivíduos interagem com o espaço urbano e compreender quais as melhores estratégias e paradigmas de interação a utilizar neste contexto. A principal finalidade é, pois, contribuir para a construção de um espaço urbano mais acessível, como forma de proporcionar a divulgação e a inclusão de todos. De forma a analisar e validar as melhores estratégias para a construção de um cartaz de rua acessível a cegos, foi construído um protótipo de um cartaz urbano acessível, que se constituiu como o principal instrumento metodológico do trabalho desenvolvido. Os resultados obtidos com o processo de prototipagem e respetiva validação indicam que o modelo de sistema usado se revelou funcional e tecnologicamente viável, promotor da inclusão social e digital das pessoas cegas. Foi ainda possível identificar um conjunto de procedimentos orientadores para a construção de um cartaz urbano acessível a todos, destacando-se a necessidade de assegurar uma relação estreita entre os utilizadores finais dos cartazes (quem usa) e as equipas de desenvolvimento (quem os produz e concebe). |
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