"Screening assessment of sensory integration (SASI) - Research ed. V. 2.2: Análise da capacidade discriminativa do teste de estereognosia de crianças portuguesas entre os 4 e 7 anos e 11 meses"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ana Margarida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44089
Resumo: Objetivo: Avaliar a capacidade discriminativa do teste de estereognosia do SASI: comparação da prova com e sem alterações. Metodologia: Realizou-se uma peritagem com 7 terapeutas ocupacionais, com recurso ao método de Delphi, a fim de analisar os objetos a acrescentar e as respetivas propriedades. A prova foi aplicada a 108 crianças entre os 4 e 7 anos e 11 meses. Para analisar o efeito da idade na realização da prova recorreu-se à MANOVA e ao teste de post hoc de Turkey para verificar as diferenças entre cada grupo etário. Resultados: Acrescentaram-se 6 objetos ao teste original. O teste de estereognosia do SASI tornou-se mais discriminativo com as alterações sugeridas. O efeito tempo tornou se importante separar da cotação total. Conclusões: O teste de estereognosia do SASI com alterações tornou-se mais discriminativo por idades. Para a cotação final deve-se analisar o tempo e a acuidade da estereognosia.
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