Relatório da prática de ensino supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/9419 |
Resumo: | De regresso à escola, mais um ano letivo, mas desta vez com funções, papel diferente. Uma vida enquanto estudante, que culmina com o primeiro ano enquanto professor, que me proporcionará um contacto com a realidade profissional. O Estágio Pedagógico assume-se como o culminar da formação académica, apresentando-se como um período decisivo e de articulação dos saberes. O presente relatório de estágio tem como propósito a descrição de toda a atividade desenvolvida durante o ano letivo e, simultaneamente, apresentar uma reflexão critica sobre a experiência pedagógica em todo o contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um grande período de experiência e incerteza, onde o professor estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido. Este relatório é referente ao estágio realizado na Escola Secundária Morgado Mateus, estando a estrutura do mesmo feita de forma cronológica e do geral para o particular, abordando todas as partes do processo ensino-aprendizagem. Ao longo deste, irei abordar cinco pontos distintos entre eles, embora interligados. No primeiro faço uma breve apresentação pessoal, e refiro as expetativas sobre o estágio, os alunos, a escola, o orientador e o supervisor de estágio. O segundo ilustra um enquadramento institucional, onde aborda-se o que é o estágio pedagógico em si, caracterizando a escola e todos os recursos que a mesma disponha, abordando o departamento de educação física e o professor orientador que me auxiliou durante todo o ano, acabando este ponto falando sobre as turmas que acompanhei ao longo deste ano. O terceiro diz respeito, à prática profissional, que se refere a todo o processo da parte prática, começando pela organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, que engloba, a conceção, de todo este processo, o planeamento, que se divide em diversos pontos, começando com uma visão global, ou seja, o planeamento global, passando pela unidade didática até uma visão mais singular, como o plano de aula. Ainda neste, é salientado os estilos de ensino utilizados ao longo deste ano (Autoavaliação, o Inclusivo e o da Descoberta Guiada (Convergente)), e por último abordo os três tipos de avaliação usados, diagnóstica, formativa e sumativa. O quarto ponto falo sobre a ação de informação realizada sobre a homossexualidade e a sua apresentação foi realizada à turma do 12ºB. Por último, mas não menos importante, estão descritas todas as atividades em que participei e auxiliei ao longo do ano na escola, todos os torneios realizados e o desporto escolar de futsal no qual auxiliei no ensino ao longo de todo o ano. Posteriormente, faço uma reflexão crítica sobre como foi o primeiro ano ao nível da docência e deixo sugestões e aperfeiçoamentos que fui ganhando com a experiência deste ano letivo. |
id |
RCAP_ca695fd6895dca25420d5364a909b84b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/9419 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionadaEstágio pedagógicoEducação físicaDe regresso à escola, mais um ano letivo, mas desta vez com funções, papel diferente. Uma vida enquanto estudante, que culmina com o primeiro ano enquanto professor, que me proporcionará um contacto com a realidade profissional. O Estágio Pedagógico assume-se como o culminar da formação académica, apresentando-se como um período decisivo e de articulação dos saberes. O presente relatório de estágio tem como propósito a descrição de toda a atividade desenvolvida durante o ano letivo e, simultaneamente, apresentar uma reflexão critica sobre a experiência pedagógica em todo o contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um grande período de experiência e incerteza, onde o professor estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido. Este relatório é referente ao estágio realizado na Escola Secundária Morgado Mateus, estando a estrutura do mesmo feita de forma cronológica e do geral para o particular, abordando todas as partes do processo ensino-aprendizagem. Ao longo deste, irei abordar cinco pontos distintos entre eles, embora interligados. No primeiro faço uma breve apresentação pessoal, e refiro as expetativas sobre o estágio, os alunos, a escola, o orientador e o supervisor de estágio. O segundo ilustra um enquadramento institucional, onde aborda-se o que é o estágio pedagógico em si, caracterizando a escola e todos os recursos que a mesma disponha, abordando o departamento de educação física e o professor orientador que me auxiliou durante todo o ano, acabando este ponto falando sobre as turmas que acompanhei ao longo deste ano. O terceiro diz respeito, à prática profissional, que se refere a todo o processo da parte prática, começando pela organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, que engloba, a conceção, de todo este processo, o planeamento, que se divide em diversos pontos, começando com uma visão global, ou seja, o planeamento global, passando pela unidade didática até uma visão mais singular, como o plano de aula. Ainda neste, é salientado os estilos de ensino utilizados ao longo deste ano (Autoavaliação, o Inclusivo e o da Descoberta Guiada (Convergente)), e por último abordo os três tipos de avaliação usados, diagnóstica, formativa e sumativa. O quarto ponto falo sobre a ação de informação realizada sobre a homossexualidade e a sua apresentação foi realizada à turma do 12ºB. Por último, mas não menos importante, estão descritas todas as atividades em que participei e auxiliei ao longo do ano na escola, todos os torneios realizados e o desporto escolar de futsal no qual auxiliei no ensino ao longo de todo o ano. Posteriormente, faço uma reflexão crítica sobre como foi o primeiro ano ao nível da docência e deixo sugestões e aperfeiçoamentos que fui ganhando com a experiência deste ano letivo.Back to school, another school year, but this time with functions, different role. A life as a student, culminating with the first year as a teacher, which will give me a touch with the professional reality. The Pedagogical Stage assumes the culmination of the academic formation, presenting itself as a decisive period and of articulation of the knowledge. The purpose of this internship report is to describe all the activities carried out during the school year and to present a critical reflection on the pedagogical experience throughout the school context. The Supervised Teaching Practice reflects a great period of experience and uncertainty, where the trainee teacher puts in practice all the knowledge acquired and at the same time validates all these competences, gaining new aptitudes. This report refers to the stage taken at Morgado Mateus Secondary School, the structure of which is chronological and from the general to the particular, addressing all parts of the teaching-learning process. Throughout this, I will address five distinct points among them, though intertwined. In the first one I make a brief personal presentation, and I mention the expectations about the internship, the students, the school, the supervisor and the supervisor of the internship. The second illustrates an institutional framework, which addresses the pedagogical stage itself, characterizing the school and all the resources it has available, addressing the department of physical education and the guidance teacher who assisted me throughout the year, finishing this point talking about the classes that I followed along this year. The third concerns professional practice, which refers to the whole process of the practical part, starting with the organization and management of the teaching-learning process, which encompasses the design of this whole process, planning, which is divided into various points, starting with a global vision, that is, global planning, through the didactic unit to a more singular vision, such as the lesson plan. Still in this, the teaching styles used throughout this year (Selfassessment, Inclusive and Converged Discovery) are highlighted, and lastly I address the three types of assessment used, diagnostic, formative and summative. The fourth point I talk about the action of information about homosexuality and its presentation was made to the class of 12ºB. Last but not least, all the activities I participated in and assisted throughout the year at school, all the tournaments held and the indoor soccer sport in which I assisted in teaching throughout the year were described. Later, I make a critical reflection on what the first year was like at the teaching level and I leave suggestions and improvements that I gained from the experience of this school year.2019-07-08T15:48:40Z2019-06-03T00:00:00Z2019-06-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9419porFerreira, David Rui dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:28:12Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:13.350124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada Ferreira, David Rui dos Santos Estágio pedagógico Educação física |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada |
author |
Ferreira, David Rui dos Santos |
author_facet |
Ferreira, David Rui dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, David Rui dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Educação física |
topic |
Estágio pedagógico Educação física |
description |
De regresso à escola, mais um ano letivo, mas desta vez com funções, papel diferente. Uma vida enquanto estudante, que culmina com o primeiro ano enquanto professor, que me proporcionará um contacto com a realidade profissional. O Estágio Pedagógico assume-se como o culminar da formação académica, apresentando-se como um período decisivo e de articulação dos saberes. O presente relatório de estágio tem como propósito a descrição de toda a atividade desenvolvida durante o ano letivo e, simultaneamente, apresentar uma reflexão critica sobre a experiência pedagógica em todo o contexto escolar. A Prática de Ensino Supervisionada reflete um grande período de experiência e incerteza, onde o professor estagiário coloca em prática todo o conhecimento adquirido. Este relatório é referente ao estágio realizado na Escola Secundária Morgado Mateus, estando a estrutura do mesmo feita de forma cronológica e do geral para o particular, abordando todas as partes do processo ensino-aprendizagem. Ao longo deste, irei abordar cinco pontos distintos entre eles, embora interligados. No primeiro faço uma breve apresentação pessoal, e refiro as expetativas sobre o estágio, os alunos, a escola, o orientador e o supervisor de estágio. O segundo ilustra um enquadramento institucional, onde aborda-se o que é o estágio pedagógico em si, caracterizando a escola e todos os recursos que a mesma disponha, abordando o departamento de educação física e o professor orientador que me auxiliou durante todo o ano, acabando este ponto falando sobre as turmas que acompanhei ao longo deste ano. O terceiro diz respeito, à prática profissional, que se refere a todo o processo da parte prática, começando pela organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, que engloba, a conceção, de todo este processo, o planeamento, que se divide em diversos pontos, começando com uma visão global, ou seja, o planeamento global, passando pela unidade didática até uma visão mais singular, como o plano de aula. Ainda neste, é salientado os estilos de ensino utilizados ao longo deste ano (Autoavaliação, o Inclusivo e o da Descoberta Guiada (Convergente)), e por último abordo os três tipos de avaliação usados, diagnóstica, formativa e sumativa. O quarto ponto falo sobre a ação de informação realizada sobre a homossexualidade e a sua apresentação foi realizada à turma do 12ºB. Por último, mas não menos importante, estão descritas todas as atividades em que participei e auxiliei ao longo do ano na escola, todos os torneios realizados e o desporto escolar de futsal no qual auxiliei no ensino ao longo de todo o ano. Posteriormente, faço uma reflexão crítica sobre como foi o primeiro ano ao nível da docência e deixo sugestões e aperfeiçoamentos que fui ganhando com a experiência deste ano letivo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-08T15:48:40Z 2019-06-03T00:00:00Z 2019-06-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/9419 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/9419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137085953671168 |