Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Rui Miguel Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11106
Resumo: O presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2019/2020, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2.º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico, é assim considerado, o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório de estágio, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Ao longo deste processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional, que caraterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O principal objetivo deste documento é relatar todas as vivências do estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo. Este relatório encontra-se dividido em quatro áreas de intervenção, nomeadamente: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino-aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caraterização da turma do 9.º B; e por último, as atividades desenvolvidas no contexto escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda, um projeto de estudo sobre as implicações que o aquecimento pré-jogo tem no sucesso das ações dos alunos em jogo na modalidade de andebol, mas devido a um ano atípico por causa de uma pandemia mundial (covid-19), este estudo não foi concluído.
id RCAP_c94b4ca9f8d9e4a217adb9c3707caa80
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoEducação FísicaO presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2019/2020, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2.º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico, é assim considerado, o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório de estágio, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Ao longo deste processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional, que caraterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O principal objetivo deste documento é relatar todas as vivências do estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo. Este relatório encontra-se dividido em quatro áreas de intervenção, nomeadamente: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino-aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caraterização da turma do 9.º B; e por último, as atividades desenvolvidas no contexto escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda, um projeto de estudo sobre as implicações que o aquecimento pré-jogo tem no sucesso das ações dos alunos em jogo na modalidade de andebol, mas devido a um ano atípico por causa de uma pandemia mundial (covid-19), este estudo não foi concluído.This document appears with the objective of projecting my experience as a trainee teacher during the academic year 2019/2020, destined to the Pedagogical Internship, inserted in the scope of the 2nd Cycle in Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Education of the University of Trás -os-Montes and Alto Douro, Vila Real. The Pedagogical Internship is thus considered the end of one stage and the beginning of another, with the aim of supporting a whole formation that is intended to be constant, continuous and reflective in the life of a teacher. In this internship report, I transmit a set of experiences that accompany me throughout an academic year as a trainee teacher of Physical Education. Throughout the critical and conscious process, I declare that it was my difficulties, doubts, anxieties and concerns, but also directed, resources and solutions present in professional development, which characterized my intervention in the various performance areas. The main objective of this document is to report all the experiences of the internship and to analyze the activities carried out during the school year. This report is divided into four areas of intervention, namely: the tasks of the trainee teacher in the teaching-learning process; a reflection of the supervisory teaching practice carried out throughout the year; the characterization of the 9th B class; and finally, as activities developed in the school context. For the consolidation of my academic development, this report also contemplates a study project as a result of which the pre-game warm-up has no success in the students' actions in play in the handball modality, but due to an atypical year because of a world pandemic (covid-19), this study has not been completed.2022-03-23T12:05:42Z2021-10-18T00:00:00Z2021-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11106porPinto, Rui Miguel Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:49:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:51.711628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Pinto, Rui Miguel Ferreira
Estágio pedagógico
Educação Física
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Pinto, Rui Miguel Ferreira
author_facet Pinto, Rui Miguel Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Rui Miguel Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação Física
topic Estágio pedagógico
Educação Física
description O presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário durante o ano letivo 2019/2020, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2.º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico, é assim considerado, o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório de estágio, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Ao longo deste processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional, que caraterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. O principal objetivo deste documento é relatar todas as vivências do estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo. Este relatório encontra-se dividido em quatro áreas de intervenção, nomeadamente: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino-aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caraterização da turma do 9.º B; e por último, as atividades desenvolvidas no contexto escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda, um projeto de estudo sobre as implicações que o aquecimento pré-jogo tem no sucesso das ações dos alunos em jogo na modalidade de andebol, mas devido a um ano atípico por causa de uma pandemia mundial (covid-19), este estudo não foi concluído.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18T00:00:00Z
2021-10-18
2022-03-23T12:05:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11106
url http://hdl.handle.net/10348/11106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137135271346177