Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Rui Miguel Lameirão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11607
Resumo: O presente documento constitui o Relatório da Prática de Ensino Supervisionada na formação docente e surge com o intuito de descrever toda uma experiência em contexto real escolar, no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). O Estágio Pedagógico foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas Diogo Cão (Vila Real), em 3 turmas do 3ºciclo, ao longo do ano letivo 2021/ 2022. Assente numa visão tripartida pelo professor estagiário, orientador cooperante e supervisor pedagógico, com o intuito de viabilizar considerações norteadoras das necessidades, dificuldades e aprendizagens para uma efetiva e clara formação de professores e prática de ensino supervisionada. O seu principal objetivo foi integrar o professor estagiário num ambiente escolar, com vista à aquisição de um espírito crítico e uma capacidade reflexiva que lhe permitisse transformações desejáveis, ao nível da complexidade do exercício profissional, na docência da disciplina de Educação Física. A importância de estruturar um processo de ensino-aprendizagem revelou-se um compromisso prioritário ao longo de toda a prática docente, em harmonização com o meio escolar. Desta forma, as competências desenvolvidas no Estágio Pedagógico assentaram em 3 grandes áreas de intervenção: caracterização e relação com o meio; tarefas do professor estagiário e a reflexão crítica. Áreas estas diretamente ligadas às dimensões de Planeamento, Realização e Avaliação de todo o processo de ensino supervisionado. Como complemento ao estudo de turma, foi realizado um programa de intervenção nas aulas de Educação Física, onde se aplicou um Programa de Treino de Flexibilidade (PTF), numa amostra de 18 sujeitos (grupo/ turma) saudáveis. Os resultados demonstraram que o grupo obteve melhorias significativas (p=0.000) em ambos os membros inferiores, sem alteração significativa das simetrias. Constatou-se ainda que um número significativo de sujeitos (74%) passou a figurar-se na Zona Saudável, superando os valores referenciais da média nacional (58%). Concluiu-se, desta forma, que a aplicação de um PTF, com a permanência igual ou acima de 60 segundos, em cada exercício, promoveu efeitos significativos na flexibilidade dos membros inferiores dos alunos. Como conclusão do ano de Estágio, a Prática de Ensino Supervisionada, em forma de relatório, assumiu-se como fulcral na prática pedagógica, pois permitiu ao professor estagiário, através desta experiência tão enriquecedora, emitir juízos e tomadas de decisões mais justas e ponderadas, tornando-o um profissional mais responsável e protagonista do desenvolvimento do seu próprio conhecimento prático.
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O seu principal objetivo foi integrar o professor estagiário num ambiente escolar, com vista à aquisição de um espírito crítico e uma capacidade reflexiva que lhe permitisse transformações desejáveis, ao nível da complexidade do exercício profissional, na docência da disciplina de Educação Física. A importância de estruturar um processo de ensino-aprendizagem revelou-se um compromisso prioritário ao longo de toda a prática docente, em harmonização com o meio escolar. Desta forma, as competências desenvolvidas no Estágio Pedagógico assentaram em 3 grandes áreas de intervenção: caracterização e relação com o meio; tarefas do professor estagiário e a reflexão crítica. Áreas estas diretamente ligadas às dimensões de Planeamento, Realização e Avaliação de todo o processo de ensino supervisionado. Como complemento ao estudo de turma, foi realizado um programa de intervenção nas aulas de Educação Física, onde se aplicou um Programa de Treino de Flexibilidade (PTF), numa amostra de 18 sujeitos (grupo/ turma) saudáveis. Os resultados demonstraram que o grupo obteve melhorias significativas (p=0.000) em ambos os membros inferiores, sem alteração significativa das simetrias. Constatou-se ainda que um número significativo de sujeitos (74%) passou a figurar-se na Zona Saudável, superando os valores referenciais da média nacional (58%). Concluiu-se, desta forma, que a aplicação de um PTF, com a permanência igual ou acima de 60 segundos, em cada exercício, promoveu efeitos significativos na flexibilidade dos membros inferiores dos alunos. Como conclusão do ano de Estágio, a Prática de Ensino Supervisionada, em forma de relatório, assumiu-se como fulcral na prática pedagógica, pois permitiu ao professor estagiário, através desta experiência tão enriquecedora, emitir juízos e tomadas de decisões mais justas e ponderadas, tornando-o um profissional mais responsável e protagonista do desenvolvimento do seu próprio conhecimento prático.This document is the Report of the Supervised Teaching Practice in teacher training and it is intended to describe an entire experience in real school context, under the curricular unit of Pedagogical Internship, integrated in the 2nd Cycle in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). The Pedagogical Training Course was developed at Diogo Cão School (Vila Real), in 3 classes of the 3rd cycle, during the school year 2021/2022. It is based on a tripartite vision of the trainee teacher, the cooperating supervisor and the pedagogical supervisor, in order to enable guiding considerations of needs, difficulties and learning for an effective and clear teacher training and supervised teaching practice. Its main objective was to integrate the trainee teacher in a school environment, in order to acquire a critical spirit and a reflective capacity that would allow him/her to make desirable transformations, in terms of the complexity of the professional practice, in the teaching of Physical Education. The importance of structuring a teaching-learning process revealed itself as a priority commitment throughout the whole teaching practice in harmonisation with the school environment. Thus, the competences developed in the Pedagogical Training were based on 3 main areas of intervention: characterization and relationship with the environment; tasks of the trainee teacher and critical reflection. These areas are directly linked to the dimensions of Planning, Implementation and Evaluation of the whole process of supervised teaching. As a complement to the class study, an intervention programme was carried out in Physical Education classes, where a Flexibility Training Program (PTF) was applied to a sample of 18 healthy subjects (group/class). The results showed that the group obtained significant improvements (p=0.000) in both lower limbs, with no significant change in symmetries. It was also found that a significant number of subjects (74%) became part of the Healthy Zone, surpassing the reference values of the national average (58%). Therefore, it was concluded, that the application of a PTF, with the permanence equal to or above 60 seconds, in each exercise, promoted significant effects on the flexibility of the lower limbs of the students. As a conclusion of the Pedagogical Training year, the Supervised Teaching Practice, in the form of a report, has assumed a central role in pedagogical practice, as it allowed the trainee teacher, through this enriching experience, to make fairer and more balanced judgements and decisions, making him/her a more responsible professional and a protagonist in the development of his own practical knowledge.2023-06-07T15:51:04Z2023-03-09T00:00:00Z2023-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11607porMorais, Rui Miguel Lameirãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:54Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11607Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:45.023792Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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