As expressões e a cultura motora na educação da criança : realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/5140 |
Resumo: | Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 7 maio de 2019, Universidade dos Açores. |
id |
RCAP_ca6990578003b222d2d2b5cf86470bcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5140 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As expressões e a cultura motora na educação da criança : realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoCriançaEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1º Ciclo)Expressão ArtísticaExpressão Físico-MotoraPrática PedagógicaChildrenExpressions and Motor CultureDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 7 maio de 2019, Universidade dos Açores.O presente Relatório de Estágio insere-se no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo principal suportar teoricamente e refletir as práticas dos estágios pedagógicos realizados em ambos os contextos, no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. A escolha da nossa temática, “As Expressões e a Cultura Motora na Educação da criança: Realidades do Ensino em Contexto Escolar”, residiu no facto de nós entendermos e defendermos que as áreas das Expressões Artísticas e Físico-Motoras são cruciais para o desenvolvimento da criança enquanto ser global. Ao mesmo tempo, sabemos que por vezes nas escolas estas áreas são desvalorizadas e esquecidas para darem lugar à promoção de outras aprendizagens consideradas mais pertinentes e urgentes. Assim, ao longo dos nossos estágios decidimos procurar compreender as realidades do ensino das Expressões tendo por base os primeiros resultados das “novas” provas de aferição. Deste modo, ao longo do processo de formação decidimos realizar uma entrevista a um grupo de docentes (n=10) das escolas dos estágios e, tomando como referência a análise das suas conceções, tentamos compreender o verdadeiro impacto dessas provas nas suas escolas, ao nível de sua formação, da aquisição de recursos materiais do (re)posicionamento das expressões no atual currículo escolar. Também temos a realçar que recolhemos vários dados relativos à nossa prática pedagógica, de modo a averiguar se as potencialidades destas áreas, referidas teoricamente são confirmadas quando desenvolvidas nos estágios. Neste sentido, pudemos confirmar que as áreas das Expressões apresentam vários contributos para a criança quando trabalhadas de forma integradora e interdisciplinar. Além disso, constatámos que existem diferentes aspetos que necessitam de ser melhorados e muitos deles encontram-se relacionados com o ensino, nomeadamente, a melhoria da qualidade das formações com um ajuste da oferta formativa aos docentes, o trabalho cooperativo entre o monodocente e especialista e ainda a necessidade de novos e melhores recursos materiais e humanos para corresponder às aplicações das provas de aferição. De uma forma geral, o nosso Estágio, a partir do qual foi concebido este documento, permitiu-nos conhecer melhor a realidade escolar e possibilitou-nos um acréscimo de conhecimento e vivências únicas, que constituem uma experiência inicial muito rica, a nível profissional e pessoal, e que nos incentivam para novas dinâmicas de práticas de ensino.ABSTRACT: The Traineeship Report inserts in the scope of Master’s Degree in Pre-School and Primary Education and is principal objective is support and reflect the practices of the pedagogical traineeships performed in pre-school and primary education. The choice of our thematic, “The Expressions and the Motor Culture at the children Education: Realities of Teaching in School Context”, resided in the fact that we understand and defend that the areas of Artistic Expressions and Physical Motors are crucial to the global development of children. At the same time, we know that sometimes these areas are de-polarized and forgotten to give space to the promotion of others pertinent and urgent learnings. Therefore, over our traineeships we chose to search understand the realities of the Expressions teaching based on the first results of the “new” gauging exams. Thereby, throughout the training process we decided to fulfil one interview to a group of professors (n=10) of the traineeship schools and, taking as reference the analysis of their conceptions, we tried to understand the true impact of the exams in schools, at there formation level, of the acquisition of resources of (re)positioning of expressions in the current school curriculum. We also need to highlight that we collect various facts relative to our pedagogical practice, in other to find out if the potentialities of these areas are theoretically confirmed when developed in traineeships. In this regard, we can confirm that the Expressions areas have a lot of contributes to the children when they are worked in an integrative and interdisciplinary way. Beside this, we verified that exist different aspects that have a necessity to be improved and lot of them are related with the teaching, namely, the improving the quality of training with an adjustment of training offered to teachers, the cooperative work between the teacher of the 1.st Cycle and the specialized teacher and also the necessity of news and betters material and humans resources to correspond to applications of benchmarking tests. Our Traineeship, from which this document was conceived, allowed us to learn better about the school reality and made possible an increase of knowledge and unique experiences, that are one rich initial experience in professional and personal level to new dynamics of teaching practices.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresCosta, Daniela de Fátima Sousa2019-07-05T16:06:21Z2019-05-072019-05-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5140202250075porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:25Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:25.090592Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As expressões e a cultura motora na educação da criança : realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
As expressões e a cultura motora na educação da criança : realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
As expressões e a cultura motora na educação da criança : realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico Costa, Daniela de Fátima Sousa Criança Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Expressão Artística Expressão Físico-Motora Prática Pedagógica Children Expressions and Motor Culture Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As expressões e a cultura motora na educação da criança : realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
As expressões e a cultura motora na educação da criança : realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
As expressões e a cultura motora na educação da criança : realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
As expressões e a cultura motora na educação da criança : realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
As expressões e a cultura motora na educação da criança : realidades do ensino em contexto de Educação pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Costa, Daniela de Fátima Sousa |
author_facet |
Costa, Daniela de Fátima Sousa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Condessa, Isabel Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Daniela de Fátima Sousa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Expressão Artística Expressão Físico-Motora Prática Pedagógica Children Expressions and Motor Culture Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Criança Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Expressão Artística Expressão Físico-Motora Prática Pedagógica Children Expressions and Motor Culture Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 7 maio de 2019, Universidade dos Açores. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-05T16:06:21Z 2019-05-07 2019-05-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/5140 202250075 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/5140 |
identifier_str_mv |
202250075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130729366421504 |