Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/6042 |
Resumo: | Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de novembro de 2020. |
id |
RCAP_0441dcc6589d5eb5d0975293d5ef9c23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6042 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressõesCurrículoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1.º Ciclo)EntrevistaExpressão ArtísticaExpressão Físico-MotoraJogoPrática PedagógicaArtistic ExpressionsChildhood Recreational CulturePedagogical InternshipPhysical-Motor ExpressionsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de novembro de 2020.Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores e pretende contextualizar, relatar e refletir atividades de estágio (Estágio Pedagógico I e II) e de pesquisa subordinados ao aprofundamento da temática escolhida: as Culturas Lúdicas de Infância. Em contexto de estágio, foi nossa intenção reviver e revisitar brincadeiras de antepassados, implementando algumas atividades expressivas (artísticas e físico-motoras) em projetos onde as crianças as pudessem conhecer e partilhar brincadeiras e jogos tradicionais, sempre que possível em interação com a Cultura Açoriana, relevando-se a importância deste brincar de infância para a sua aprendizagem e desenvolvimento. Neste documento é possível encontrar o nosso estudo empírico, que recaiu sobre Pais (pai e mãe) de crianças dos nossos estágios, que deixaram expressos em questionários as suas memórias e as práticas dos filhos na ocupação de tempos livres, no tipo de brincadeiras/ brinquedos, assim como a opinião sobre a sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem. Numa análise por sexo/ género e por geração, registamos algumas diferenças e algumas semelhanças nessas práticas, acentuando-se as questões de género desde o brincar de antigamente e o consumismo no brincar de atual. Contudo, os pais valorizam a importância do brincar desde os seus tempos de infância, até aos tempos atuais dos seus filhos. O confronto entre a teoria e a prática, as atividades desenvolvidas nas nossas práticas pedagógicas, a cooperação com o par pedagógico e docentes supervisores (orientadores e cooperantes), a reflexão sobre os testemunhos da educadora/ professor cooperantes sobre a temática do estudo, todos estes processos foram de um enorme contributo para a minha formação profissional e enriquecimento a nível pessoal.ABSTRACT: This Internship Report comes about as part of the Master's Degree in Preschool and Primary Education at the University of The Azores. The goal is to contextualize, describe, and reflect upon the activities performed during the Pedagogical Internships 1 and 2, and the research it entailed to deepen the chosen theme: Childhood Recreational Cultures. On the context of the internship, we intended to relive and revisit games of our ancestors, applying artistic, physical and motor activities in projects where the children could get to know them and share traditional activities, interacting with Azorean Culture as much as possible, therefore heightening the importance of these games as part of their learning and growth. In this document, you can find our empirical study from our surveys given out to the parents about their memories, their children's practices and their occupation of free time regarding their toys and games, and their opinion on the importance of playing for the children's development and learning. In an analysis separated by gender and by generation, we were able to register some differences and some similarities in these activities, some of which regarding gender in the old days and consumerism in the present days. Overall, parents believe it's as important for their children to play nowadays as it was during their childhood. The collision between theory studies and practices, the activities applied in our pedagogical practices, the cooperation with the educational entities involved, supervisors, and reflecting on the educator's input on the field of study, played an enormous role in enriching both my professional training and my personal growth.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresTravassos, Beatriz da Conceição Ledo2021-09-09T11:12:07Z2020-11-182020-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6042202587487porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:29Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:14.795754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões |
title |
Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões |
spellingShingle |
Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões Travassos, Beatriz da Conceição Ledo Currículo Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1.º Ciclo) Entrevista Expressão Artística Expressão Físico-Motora Jogo Prática Pedagógica Artistic Expressions Childhood Recreational Culture Pedagogical Internship Physical-Motor Expressions Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões |
title_full |
Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões |
title_fullStr |
Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões |
title_full_unstemmed |
Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões |
title_sort |
Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões |
author |
Travassos, Beatriz da Conceição Ledo |
author_facet |
Travassos, Beatriz da Conceição Ledo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Condessa, Isabel Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Travassos, Beatriz da Conceição Ledo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1.º Ciclo) Entrevista Expressão Artística Expressão Físico-Motora Jogo Prática Pedagógica Artistic Expressions Childhood Recreational Culture Pedagogical Internship Physical-Motor Expressions Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Currículo Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1.º Ciclo) Entrevista Expressão Artística Expressão Físico-Motora Jogo Prática Pedagógica Artistic Expressions Childhood Recreational Culture Pedagogical Internship Physical-Motor Expressions Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de novembro de 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-18 2020-11-18T00:00:00Z 2021-09-09T11:12:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/6042 202587487 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/6042 |
identifier_str_mv |
202587487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130739966476288 |