Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Travassos, Beatriz da Conceição Ledo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/6042
Resumo: Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de novembro de 2020.
id RCAP_0441dcc6589d5eb5d0975293d5ef9c23
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6042
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressõesCurrículoEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1.º Ciclo)EntrevistaExpressão ArtísticaExpressão Físico-MotoraJogoPrática PedagógicaArtistic ExpressionsChildhood Recreational CulturePedagogical InternshipPhysical-Motor ExpressionsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de novembro de 2020.Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores e pretende contextualizar, relatar e refletir atividades de estágio (Estágio Pedagógico I e II) e de pesquisa subordinados ao aprofundamento da temática escolhida: as Culturas Lúdicas de Infância. Em contexto de estágio, foi nossa intenção reviver e revisitar brincadeiras de antepassados, implementando algumas atividades expressivas (artísticas e físico-motoras) em projetos onde as crianças as pudessem conhecer e partilhar brincadeiras e jogos tradicionais, sempre que possível em interação com a Cultura Açoriana, relevando-se a importância deste brincar de infância para a sua aprendizagem e desenvolvimento. Neste documento é possível encontrar o nosso estudo empírico, que recaiu sobre Pais (pai e mãe) de crianças dos nossos estágios, que deixaram expressos em questionários as suas memórias e as práticas dos filhos na ocupação de tempos livres, no tipo de brincadeiras/ brinquedos, assim como a opinião sobre a sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem. Numa análise por sexo/ género e por geração, registamos algumas diferenças e algumas semelhanças nessas práticas, acentuando-se as questões de género desde o brincar de antigamente e o consumismo no brincar de atual. Contudo, os pais valorizam a importância do brincar desde os seus tempos de infância, até aos tempos atuais dos seus filhos. O confronto entre a teoria e a prática, as atividades desenvolvidas nas nossas práticas pedagógicas, a cooperação com o par pedagógico e docentes supervisores (orientadores e cooperantes), a reflexão sobre os testemunhos da educadora/ professor cooperantes sobre a temática do estudo, todos estes processos foram de um enorme contributo para a minha formação profissional e enriquecimento a nível pessoal.ABSTRACT: This Internship Report comes about as part of the Master's Degree in Preschool and Primary Education at the University of The Azores. The goal is to contextualize, describe, and reflect upon the activities performed during the Pedagogical Internships 1 and 2, and the research it entailed to deepen the chosen theme: Childhood Recreational Cultures. On the context of the internship, we intended to relive and revisit games of our ancestors, applying artistic, physical and motor activities in projects where the children could get to know them and share traditional activities, interacting with Azorean Culture as much as possible, therefore heightening the importance of these games as part of their learning and growth. In this document, you can find our empirical study from our surveys given out to the parents about their memories, their children's practices and their occupation of free time regarding their toys and games, and their opinion on the importance of playing for the children's development and learning. In an analysis separated by gender and by generation, we were able to register some differences and some similarities in these activities, some of which regarding gender in the old days and consumerism in the present days. Overall, parents believe it's as important for their children to play nowadays as it was during their childhood. The collision between theory studies and practices, the activities applied in our pedagogical practices, the cooperation with the educational entities involved, supervisors, and reflecting on the educator's input on the field of study, played an enormous role in enriching both my professional training and my personal growth.Condessa, IsabelRepositório da Universidade dos AçoresTravassos, Beatriz da Conceição Ledo2021-09-09T11:12:07Z2020-11-182020-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6042202587487porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:29Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6042Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:14.795754Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões
title Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões
spellingShingle Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões
Travassos, Beatriz da Conceição Ledo
Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Entrevista
Expressão Artística
Expressão Físico-Motora
Jogo
Prática Pedagógica
Artistic Expressions
Childhood Recreational Culture
Pedagogical Internship
Physical-Motor Expressions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões
title_full Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões
title_fullStr Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões
title_full_unstemmed Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões
title_sort Revisitando as culturas lúdicas de infância na Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico : delinear aprendizagem através das expressões
author Travassos, Beatriz da Conceição Ledo
author_facet Travassos, Beatriz da Conceição Ledo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Condessa, Isabel
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Travassos, Beatriz da Conceição Ledo
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Entrevista
Expressão Artística
Expressão Físico-Motora
Jogo
Prática Pedagógica
Artistic Expressions
Childhood Recreational Culture
Pedagogical Internship
Physical-Motor Expressions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Entrevista
Expressão Artística
Expressão Físico-Motora
Jogo
Prática Pedagógica
Artistic Expressions
Childhood Recreational Culture
Pedagogical Internship
Physical-Motor Expressions
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 18 de novembro de 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-18
2020-11-18T00:00:00Z
2021-09-09T11:12:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/6042
202587487
url http://hdl.handle.net/10400.3/6042
identifier_str_mv 202587487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130739966476288