Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/7152 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica |
id |
RCAP_db6c7e45772299aa4ead192e54775385 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7152 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolarPsicologiaPsicologia clínicaCrianças - Regulação emocional - Depressãoeste psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC)Teste psicológico - Children's Depression Inventory (CDI)Dissertação de mestrado em Psicologia ClínicaExame público realizado em 18 de julho de 2023, às 10HA depressão na infância é um fenómeno com elevada incidência a nível nacional e mundial, que comporta prejuízos severos para o funcionamento da criança, a par de importantes implicações clínicas, sociais e políticas. Este estudo teve como objetivo aferir se existe uma associação da regulação emocional e da labilidade negativa com a sintomatologia depressiva, em crianças em idade escolar. Pretendeu, também, verificar se existiam diferenças na regulação emocional, na labilidade negativa e na sintomatologia depressiva em função do sexo. Participaram, nesta investigação, 80 crianças (46 do sexo feminino; 34 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos (M = 9.01; DP = .70). Para avaliar a sintomatologia depressiva, foi solicitado às crianças o preenchimento da Children’s Depression Inventory (CDI). Para aferir a regulação emocional e a labilidade negativa, foi pedido aos pais/substitutos que respondessem ao Emotion Regulation Checklist (ERC). Não foram observadas associações estatisticamente significativas da regulação emocional e da labilidade negativa com a sintomatologia depressiva. Verificou-se que as raparigas apresentam mais sintomatologia depressiva do que os rapazes e que crianças mais velhas apresentam menores níveis de labilidade negativa. Não se observaram diferenças estatisticamente significativas, em função do sexo, na regulação emocional e na labilidade negativa. São discutidas as implicações destes resultados para a intervenção clínica com crianças em idade escolar.Depression in childhood is a phenomenon with high national and worldwide incidence, with severe negative effects on the child's functioning, and important clinical, social, and political implications. This study aimed to assess the potential association between emotional regulation and negative lability with depressive symptomatology in school-age children. It also intended to explore sex differences in emotional regulation, negative lability, and depressive symptomatology. Eighty children (46 females; 34 males) between 8 and 10 years old participated in this study (M = 9.01; SD = .70). To assess depressive symptoms, children were asked to complete the Children's Depression Inventory (CDI). To evaluate emotion regulation and negative lability, parents/substitutes were asked to fill out the Emotion Regulation Checklist (ERC). No statistically significant associations of emotion regulation and negative lability with depressive symptoms were observed. Girls were found to present more depressive symptoms than boys, and older children to exhibit lower levels of negative lability. No statistically significant gender differences were observed in emotional regulation and negative lability. The implications of these results for clinical intervention in school-aged children are discussed.2023-09-28T15:25:40Z2023-09-282022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/7152http://hdl.handle.net/11067/7152TID:203332881porMartins, Ana Rita da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:37Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:45.314072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar |
title |
Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar |
spellingShingle |
Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar Martins, Ana Rita da Silva Psicologia Psicologia clínica Crianças - Regulação emocional - Depressão este psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC) Teste psicológico - Children's Depression Inventory (CDI) |
title_short |
Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar |
title_full |
Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar |
title_fullStr |
Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar |
title_full_unstemmed |
Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar |
title_sort |
Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar |
author |
Martins, Ana Rita da Silva |
author_facet |
Martins, Ana Rita da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Rita da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Psicologia clínica Crianças - Regulação emocional - Depressão este psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC) Teste psicológico - Children's Depression Inventory (CDI) |
topic |
Psicologia Psicologia clínica Crianças - Regulação emocional - Depressão este psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC) Teste psicológico - Children's Depression Inventory (CDI) |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2023-09-28T15:25:40Z 2023-09-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/7152 http://hdl.handle.net/11067/7152 TID:203332881 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/7152 |
identifier_str_mv |
TID:203332881 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/plain; charset=utf-8 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136748160155648 |