Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Rita da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/7152
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica
id RCAP_db6c7e45772299aa4ead192e54775385
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolarPsicologiaPsicologia clínicaCrianças - Regulação emocional - Depressãoeste psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC)Teste psicológico - Children's Depression Inventory (CDI)Dissertação de mestrado em Psicologia ClínicaExame público realizado em 18 de julho de 2023, às 10HA depressão na infância é um fenómeno com elevada incidência a nível nacional e mundial, que comporta prejuízos severos para o funcionamento da criança, a par de importantes implicações clínicas, sociais e políticas. Este estudo teve como objetivo aferir se existe uma associação da regulação emocional e da labilidade negativa com a sintomatologia depressiva, em crianças em idade escolar. Pretendeu, também, verificar se existiam diferenças na regulação emocional, na labilidade negativa e na sintomatologia depressiva em função do sexo. Participaram, nesta investigação, 80 crianças (46 do sexo feminino; 34 do sexo masculino), com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos (M = 9.01; DP = .70). Para avaliar a sintomatologia depressiva, foi solicitado às crianças o preenchimento da Children’s Depression Inventory (CDI). Para aferir a regulação emocional e a labilidade negativa, foi pedido aos pais/substitutos que respondessem ao Emotion Regulation Checklist (ERC). Não foram observadas associações estatisticamente significativas da regulação emocional e da labilidade negativa com a sintomatologia depressiva. Verificou-se que as raparigas apresentam mais sintomatologia depressiva do que os rapazes e que crianças mais velhas apresentam menores níveis de labilidade negativa. Não se observaram diferenças estatisticamente significativas, em função do sexo, na regulação emocional e na labilidade negativa. São discutidas as implicações destes resultados para a intervenção clínica com crianças em idade escolar.Depression in childhood is a phenomenon with high national and worldwide incidence, with severe negative effects on the child's functioning, and important clinical, social, and political implications. This study aimed to assess the potential association between emotional regulation and negative lability with depressive symptomatology in school-age children. It also intended to explore sex differences in emotional regulation, negative lability, and depressive symptomatology. Eighty children (46 females; 34 males) between 8 and 10 years old participated in this study (M = 9.01; SD = .70). To assess depressive symptoms, children were asked to complete the Children's Depression Inventory (CDI). To evaluate emotion regulation and negative lability, parents/substitutes were asked to fill out the Emotion Regulation Checklist (ERC). No statistically significant associations of emotion regulation and negative lability with depressive symptoms were observed. Girls were found to present more depressive symptoms than boys, and older children to exhibit lower levels of negative lability. No statistically significant gender differences were observed in emotional regulation and negative lability. The implications of these results for clinical intervention in school-aged children are discussed.2023-09-28T15:25:40Z2023-09-282022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/7152http://hdl.handle.net/11067/7152TID:203332881porMartins, Ana Rita da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:47:37Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/7152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:26:45.314072Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar
title Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar
spellingShingle Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar
Martins, Ana Rita da Silva
Psicologia
Psicologia clínica
Crianças - Regulação emocional - Depressão
este psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC)
Teste psicológico - Children's Depression Inventory (CDI)
title_short Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar
title_full Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar
title_fullStr Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar
title_full_unstemmed Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar
title_sort Sintomatologia depressiva, regulação emocional e labilidade negativa em crianças em idade escolar
author Martins, Ana Rita da Silva
author_facet Martins, Ana Rita da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Rita da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Psicologia clínica
Crianças - Regulação emocional - Depressão
este psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC)
Teste psicológico - Children's Depression Inventory (CDI)
topic Psicologia
Psicologia clínica
Crianças - Regulação emocional - Depressão
este psicológico - Emotion Regulation Checklist (ERC)
Teste psicológico - Children's Depression Inventory (CDI)
description Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01T00:00:00Z
2023-09-28T15:25:40Z
2023-09-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/7152
http://hdl.handle.net/11067/7152
TID:203332881
url http://hdl.handle.net/11067/7152
identifier_str_mv TID:203332881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/plain; charset=utf-8
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136748160155648