Ensino do português em Macau : o papel dos professores não nativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wong, Hio Iong
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41310
Resumo: O estudo sobre os professores de língua estrangeira que são falantes não nativos (PNN), é uma área recente, e relativamente pouco estudada no âmbito do ensino de português como língua estrangeira (PLE). No contexto do ensino do português em Macau, depois da transição de soberania em 1999, a língua portuguesa permanece como uma língua oficial da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). Há alguns anos que existem várias instituições públicas e privadas que oferecem cursos de português em Macau. Entretanto, a formação de professores de português ainda é um tema pouco tratado na sociedade. O presente relatório pretende investigar o papel dos professores não nativos, falantes de chinês como língua materna, no contexto do ensino do português em Macau, através de observação de aulas numa escola secundária e de uma análise de entrevistas aprofundadas com uma amostra de professores nativos e não nativos desta língua no território. O objetivo do presente trabalho é analisar o papel dos professores não nativos na aula de português como língua estrangeira, a fim de desenvolver algumas ideias sobre a formação de docentes para o ensino de língua portuguesa em Macau. Os resultados deste trabalho dividem-se em duas perspetivas: uma sobre a análise de vantagens e desvantagens de ser um professor falante não nativo; a outra é o levantamento de medidas e princípios de uso de língua materna na sala de aula de língua estrangeira. Também são feitas algumas recomendações para o futuro da formação de professores de português não nativos em Macau.
id RCAP_ca979f648a9dc4e82004bd0f25e94d3f
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41310
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino do português em Macau : o papel dos professores não nativosPortuguês Língua EstrangeiraEnsino do português em MacauProfessor nativo e não nativoPortuguese as a Foreign LanguageTeaching portuguese in MacaoNon-native language teacherDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO estudo sobre os professores de língua estrangeira que são falantes não nativos (PNN), é uma área recente, e relativamente pouco estudada no âmbito do ensino de português como língua estrangeira (PLE). No contexto do ensino do português em Macau, depois da transição de soberania em 1999, a língua portuguesa permanece como uma língua oficial da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). Há alguns anos que existem várias instituições públicas e privadas que oferecem cursos de português em Macau. Entretanto, a formação de professores de português ainda é um tema pouco tratado na sociedade. O presente relatório pretende investigar o papel dos professores não nativos, falantes de chinês como língua materna, no contexto do ensino do português em Macau, através de observação de aulas numa escola secundária e de uma análise de entrevistas aprofundadas com uma amostra de professores nativos e não nativos desta língua no território. O objetivo do presente trabalho é analisar o papel dos professores não nativos na aula de português como língua estrangeira, a fim de desenvolver algumas ideias sobre a formação de docentes para o ensino de língua portuguesa em Macau. Os resultados deste trabalho dividem-se em duas perspetivas: uma sobre a análise de vantagens e desvantagens de ser um professor falante não nativo; a outra é o levantamento de medidas e princípios de uso de língua materna na sala de aula de língua estrangeira. Também são feitas algumas recomendações para o futuro da formação de professores de português não nativos em Macau.The research area on non-native speaker language teachers is a recent trend, which has received relatively little attention in the field of Portuguese foreign language research. In the context of Portuguese language teaching in Macau, after the Transition of Sovereignty of the territory to China in 1999, this language remains as an official language of the Macao Special Administrative Region (MSAR). For years there have been several public and private institutions offering Portuguese courses in Macau. However, the training of Portuguese teachers is still a topic that has not been much addressed in society. This internship report intends to investigate the role of Chinese speaking teachers in the context of Portuguese teaching in Macao both through class observations in a secondary school and an analysis of in-depth interviews with both native and non-native speakers of Portuguese who work as teachers in Macao. The aim of this work is to investigate the role of non-native teachers and the use of language in the foreign Portuguese classroom. The results of this report are divided into two perspectives: on the one hand, the analysis of advantages and disadvantages of being a non-native speaker teacher and on the other hand, the measures and principles of the use of the native language in the foreign language classroom. The report further provides some recommendations for the future of non-native speaker Portuguese teacher training in Macau.Abrantes, Ana Margarida MarcelinoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaWong, Hio Iong2023-06-05T10:50:19Z2023-05-032022-122023-05-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41310TID:203303296porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:58.114182Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do português em Macau : o papel dos professores não nativos
title Ensino do português em Macau : o papel dos professores não nativos
spellingShingle Ensino do português em Macau : o papel dos professores não nativos
Wong, Hio Iong
Português Língua Estrangeira
Ensino do português em Macau
Professor nativo e não nativo
Portuguese as a Foreign Language
Teaching portuguese in Macao
Non-native language teacher
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short Ensino do português em Macau : o papel dos professores não nativos
title_full Ensino do português em Macau : o papel dos professores não nativos
title_fullStr Ensino do português em Macau : o papel dos professores não nativos
title_full_unstemmed Ensino do português em Macau : o papel dos professores não nativos
title_sort Ensino do português em Macau : o papel dos professores não nativos
author Wong, Hio Iong
author_facet Wong, Hio Iong
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abrantes, Ana Margarida Marcelino
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Wong, Hio Iong
dc.subject.por.fl_str_mv Português Língua Estrangeira
Ensino do português em Macau
Professor nativo e não nativo
Portuguese as a Foreign Language
Teaching portuguese in Macao
Non-native language teacher
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Português Língua Estrangeira
Ensino do português em Macau
Professor nativo e não nativo
Portuguese as a Foreign Language
Teaching portuguese in Macao
Non-native language teacher
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
description O estudo sobre os professores de língua estrangeira que são falantes não nativos (PNN), é uma área recente, e relativamente pouco estudada no âmbito do ensino de português como língua estrangeira (PLE). No contexto do ensino do português em Macau, depois da transição de soberania em 1999, a língua portuguesa permanece como uma língua oficial da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). Há alguns anos que existem várias instituições públicas e privadas que oferecem cursos de português em Macau. Entretanto, a formação de professores de português ainda é um tema pouco tratado na sociedade. O presente relatório pretende investigar o papel dos professores não nativos, falantes de chinês como língua materna, no contexto do ensino do português em Macau, através de observação de aulas numa escola secundária e de uma análise de entrevistas aprofundadas com uma amostra de professores nativos e não nativos desta língua no território. O objetivo do presente trabalho é analisar o papel dos professores não nativos na aula de português como língua estrangeira, a fim de desenvolver algumas ideias sobre a formação de docentes para o ensino de língua portuguesa em Macau. Os resultados deste trabalho dividem-se em duas perspetivas: uma sobre a análise de vantagens e desvantagens de ser um professor falante não nativo; a outra é o levantamento de medidas e princípios de uso de língua materna na sala de aula de língua estrangeira. Também são feitas algumas recomendações para o futuro da formação de professores de português não nativos em Macau.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12
2023-06-05T10:50:19Z
2023-05-03
2023-05-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41310
TID:203303296
url http://hdl.handle.net/10400.14/41310
identifier_str_mv TID:203303296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132066453913600