A importância dos blogues de moda e beleza no desenvolvimento da compras online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Revesso, Maria Margarida Gonçalves Fragata dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/7978
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_caacb528fd55d7a17c05abe00ddd4616
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/7978
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância dos blogues de moda e beleza no desenvolvimento da compras onlinebloguesbloggersinfluênciaconfiançacompras onlineblogsinfluencetrustonline shoppingMestrado em MarketingOs blogues fazem cada vez mais parte do nosso dia-a-dia, seja a nível pessoal ou profissional. No caso dos blogues de moda e beleza, os seus seguidores gostam de os ler para saber mais informações sobre produtos e serviços, para conhecer os looks das bloggers e outras celebridades e para estar a par das tendências. Por outro lado, as empresas utilizam os blogues nas suas estratégias de marketing, para conseguirem chegar mais perto dos seus habituais clientes e atrair novos. Através das recomendações dos produtos, os bloggers conseguem influenciar os seus seguidores na compra em si e na utilização do meio para o fazer: o canal de compras online. Este estudo tem como objetivo analisar a importância dos blogues de moda e beleza no desenvolvimento das compras online. Para isso foi realizado um inquérito por questionário, onde foram recolhidas 512 respostas válidas. Através da análise dos dados recolhidos foi possível concluir que os inquiridos têm confiança nos bloggers, uma vez que estes transmitem informação útil e credível e têm boa reputação na internet influenciando, positivamente, a intenção de obter informação em blogues e intenção de realizar compras online.Blogs are becoming more and more a part of our daily life either at a personal or at a professional level. Regarding fashion and beauty blogs, their followers use them to get more information on products and services, to see bloggers' and other celebrities' looks and outfits and to be aware of the fashion trends. On the other hand, the companies take advantage of the blogs for their marketing strategies in order to get closer to their customers and to attract new ones. By reviewing and recommending certain products, the bloggers can influence their followers into both buying it and using the suggested mean to do so: online shopping. This study aims to assess the role of fashion and beauty blogs in the growth of online shopping through analysis of a total of 512 answers to a questionnaire addressed to fashion and beauty blogs' followers. Through analysis concluded that the sample trusts the bloggers given that they convey useful and liable information and also have a good reputation on the internet. This leads to a growing interest of the respondents in following blogs and buying online.Instituto Superior de Economia e GestãoBrochado, Fernando OliveiraRepositório da Universidade de LisboaRevesso, Maria Margarida Gonçalves Fragata dos Santos2015-02-18T14:11:50Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/7978porRevesso, Maria Margarida Gonçalves Fragata dos Santos (2014). "A importância dos blogues de moda e beleza no desenvolvimento da compras online". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:37Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/7978Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:04.072433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos blogues de moda e beleza no desenvolvimento da compras online
title A importância dos blogues de moda e beleza no desenvolvimento da compras online
spellingShingle A importância dos blogues de moda e beleza no desenvolvimento da compras online
Revesso, Maria Margarida Gonçalves Fragata dos Santos
blogues
bloggers
influência
confiança
compras online
blogs
influence
trust
online shopping
title_short A importância dos blogues de moda e beleza no desenvolvimento da compras online
title_full A importância dos blogues de moda e beleza no desenvolvimento da compras online
title_fullStr A importância dos blogues de moda e beleza no desenvolvimento da compras online
title_full_unstemmed A importância dos blogues de moda e beleza no desenvolvimento da compras online
title_sort A importância dos blogues de moda e beleza no desenvolvimento da compras online
author Revesso, Maria Margarida Gonçalves Fragata dos Santos
author_facet Revesso, Maria Margarida Gonçalves Fragata dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brochado, Fernando Oliveira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Revesso, Maria Margarida Gonçalves Fragata dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv blogues
bloggers
influência
confiança
compras online
blogs
influence
trust
online shopping
topic blogues
bloggers
influência
confiança
compras online
blogs
influence
trust
online shopping
description Mestrado em Marketing
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-18T14:11:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/7978
url http://hdl.handle.net/10400.5/7978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revesso, Maria Margarida Gonçalves Fragata dos Santos (2014). "A importância dos blogues de moda e beleza no desenvolvimento da compras online". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131027706216448