Análise de blogues de viagem portugueses e do seu impacto para o relançamento do turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionísio, Marta
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Paula, Silva, Cláudia Pires da, Marques, Célio Gonçalo, Pedro, João Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/28653
Resumo: Um fenómeno que tem vindo a crescer nos últimos anos é o dos blogues de viagens, o qual tem vindo a transformar o sector turístico. Apesar da COVID 19 ter provocado profundas alterações na vida da população, a nível mundial, confinando as pessoas, limitando os seus movimentos e viagens, devastando o setor turístico, este fenómeno ganhou uma maior proeminência na sociedade e nos hábitos dos turistas. As viagens mexem com o nosso ideário, levam-nos para outras culturas, outros cheiros, outros sabores e constituem uma forma de gastar dinheiro, que nos enriquece, nos engrandece e nos aperfeiçoa como cidadãos do mundo. Os blogues de viagens constituem um meio de estimulação do sector turístico, ainda que na sua génese não tenha estado esse propósito. Ao relatar as experiências e os locais visitados, os bloggers podem desempenhar um importante papel na reativação do sector, estimulando a transição digital, que é hoje uma realidade incontornável, aproveitando o seu potencial para a promoção de uma nova era e influenciando as tomadas de decisão dos turistas. Este estudo visa analisar os principais bogues de viagens portugueses e tentar medir o estímulo produzido pelos seus relatos, nomeadamente neste período pandémico em que ajudaram a descobrir o nosso país, incentivando a descoberta das nossas terras, das nossas tradições. Será realizada uma investigação qualitativa e quantitativa sendo a recolha de dados efetuada com base em análise documental e inquérito por entrevista realizadas por recurso a meios digitais. O presente estudo permitiu-nos concluir que é visível a crescente relevância e dinâmica que os bloggers ganharam nos últimos anos, podendo servir de alavancagem para um setor que muito tem sofrido os efeitos da pandemia, influenciando a escolha dos turistas por determinado destino com base nos relatos transmitidos.
id RCAP_e6dde743a8d317048249920db439938b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/28653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de blogues de viagem portugueses e do seu impacto para o relançamento do turismoAnalysis of portuguese travel blogues and their impact on the relaunch of tourismBlogues de viagem; reativação do turismo; transição digital; bloggers.Um fenómeno que tem vindo a crescer nos últimos anos é o dos blogues de viagens, o qual tem vindo a transformar o sector turístico. Apesar da COVID 19 ter provocado profundas alterações na vida da população, a nível mundial, confinando as pessoas, limitando os seus movimentos e viagens, devastando o setor turístico, este fenómeno ganhou uma maior proeminência na sociedade e nos hábitos dos turistas. As viagens mexem com o nosso ideário, levam-nos para outras culturas, outros cheiros, outros sabores e constituem uma forma de gastar dinheiro, que nos enriquece, nos engrandece e nos aperfeiçoa como cidadãos do mundo. Os blogues de viagens constituem um meio de estimulação do sector turístico, ainda que na sua génese não tenha estado esse propósito. Ao relatar as experiências e os locais visitados, os bloggers podem desempenhar um importante papel na reativação do sector, estimulando a transição digital, que é hoje uma realidade incontornável, aproveitando o seu potencial para a promoção de uma nova era e influenciando as tomadas de decisão dos turistas. Este estudo visa analisar os principais bogues de viagens portugueses e tentar medir o estímulo produzido pelos seus relatos, nomeadamente neste período pandémico em que ajudaram a descobrir o nosso país, incentivando a descoberta das nossas terras, das nossas tradições. Será realizada uma investigação qualitativa e quantitativa sendo a recolha de dados efetuada com base em análise documental e inquérito por entrevista realizadas por recurso a meios digitais. O presente estudo permitiu-nos concluir que é visível a crescente relevância e dinâmica que os bloggers ganharam nos últimos anos, podendo servir de alavancagem para um setor que muito tem sofrido os efeitos da pandemia, influenciando a escolha dos turistas por determinado destino com base nos relatos transmitidos.Repositório da Universidade de LisboaDionísio, MartaAlmeida, PaulaSilva, Cláudia Pires daMarques, Célio GonçaloPedro, João Paulo2023-09-19T15:28:56Z2022-04-182022-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/28653porDionísio, M., Almeida, P., Pires da Silva, C., Gonçalo Marques, C., & Paulo Pedro, J. (2022, April 18). ANALYSIS OF PORTUGUESE TRAVEL BLOGUES AND THEIR IMPACT ON THE RELAUNCH OF TOURISM. Journal of Tourism and Heritage Research, 5(2), 238-252. Retrieved from http://www.jthr.es/index.php/journal/article/view/369info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-24T01:32:08Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/28653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:51.939131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de blogues de viagem portugueses e do seu impacto para o relançamento do turismo
Analysis of portuguese travel blogues and their impact on the relaunch of tourism
title Análise de blogues de viagem portugueses e do seu impacto para o relançamento do turismo
spellingShingle Análise de blogues de viagem portugueses e do seu impacto para o relançamento do turismo
Dionísio, Marta
Blogues de viagem; reativação do turismo; transição digital; bloggers.
title_short Análise de blogues de viagem portugueses e do seu impacto para o relançamento do turismo
title_full Análise de blogues de viagem portugueses e do seu impacto para o relançamento do turismo
title_fullStr Análise de blogues de viagem portugueses e do seu impacto para o relançamento do turismo
title_full_unstemmed Análise de blogues de viagem portugueses e do seu impacto para o relançamento do turismo
title_sort Análise de blogues de viagem portugueses e do seu impacto para o relançamento do turismo
author Dionísio, Marta
author_facet Dionísio, Marta
Almeida, Paula
Silva, Cláudia Pires da
Marques, Célio Gonçalo
Pedro, João Paulo
author_role author
author2 Almeida, Paula
Silva, Cláudia Pires da
Marques, Célio Gonçalo
Pedro, João Paulo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Dionísio, Marta
Almeida, Paula
Silva, Cláudia Pires da
Marques, Célio Gonçalo
Pedro, João Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Blogues de viagem; reativação do turismo; transição digital; bloggers.
topic Blogues de viagem; reativação do turismo; transição digital; bloggers.
description Um fenómeno que tem vindo a crescer nos últimos anos é o dos blogues de viagens, o qual tem vindo a transformar o sector turístico. Apesar da COVID 19 ter provocado profundas alterações na vida da população, a nível mundial, confinando as pessoas, limitando os seus movimentos e viagens, devastando o setor turístico, este fenómeno ganhou uma maior proeminência na sociedade e nos hábitos dos turistas. As viagens mexem com o nosso ideário, levam-nos para outras culturas, outros cheiros, outros sabores e constituem uma forma de gastar dinheiro, que nos enriquece, nos engrandece e nos aperfeiçoa como cidadãos do mundo. Os blogues de viagens constituem um meio de estimulação do sector turístico, ainda que na sua génese não tenha estado esse propósito. Ao relatar as experiências e os locais visitados, os bloggers podem desempenhar um importante papel na reativação do sector, estimulando a transição digital, que é hoje uma realidade incontornável, aproveitando o seu potencial para a promoção de uma nova era e influenciando as tomadas de decisão dos turistas. Este estudo visa analisar os principais bogues de viagens portugueses e tentar medir o estímulo produzido pelos seus relatos, nomeadamente neste período pandémico em que ajudaram a descobrir o nosso país, incentivando a descoberta das nossas terras, das nossas tradições. Será realizada uma investigação qualitativa e quantitativa sendo a recolha de dados efetuada com base em análise documental e inquérito por entrevista realizadas por recurso a meios digitais. O presente estudo permitiu-nos concluir que é visível a crescente relevância e dinâmica que os bloggers ganharam nos últimos anos, podendo servir de alavancagem para um setor que muito tem sofrido os efeitos da pandemia, influenciando a escolha dos turistas por determinado destino com base nos relatos transmitidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-18
2022-04-18T00:00:00Z
2023-09-19T15:28:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/28653
url http://hdl.handle.net/10400.5/28653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dionísio, M., Almeida, P., Pires da Silva, C., Gonçalo Marques, C., & Paulo Pedro, J. (2022, April 18). ANALYSIS OF PORTUGUESE TRAVEL BLOGUES AND THEIR IMPACT ON THE RELAUNCH OF TOURISM. Journal of Tourism and Heritage Research, 5(2), 238-252. Retrieved from http://www.jthr.es/index.php/journal/article/view/369
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133576860532736