Análise de Blogues de Viagem Portugueses e do seu Impacto para o Relançamento do Turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dionísio, Marta
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Paula, Pires da Silva, Cláudia, Marques, C. G., Pedro, João P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/50137
Resumo: Um fenómeno que tem vindo a crescer nos últimos anos é o dos blogues de viagens, o qual tem vindo a transformar o sector turístico. Apesar da COVID 19 ter provocado profundas alterações na vida da população, a nível mundial, confinando as pessoas, limitando os seus movimentos e viagens, devastando o setor turístico, este fenómeno ganhou uma maior proeminência na sociedade e nos hábitos dos turistas. As viagens mexem com o nosso ideário, levam-nos para outras culturas, outros cheiros, outros sabores e constituem uma forma de gastar dinheiro, que nos enriquece, nos engrandece e nos aperfeiçoa como cidadãos do mundo. Os blogues de viagens constituem um meio de estimulação do sector turístico, ainda que na sua génese não tenha estado esse propósito. Ao relatar as experiências e os locais visitados, os bloggers podem desempenhar um importante papel na reativação do sector, estimulando a transição digital, que é hoje uma realidade incontornável, aproveitando o seu potencial para a promoção de uma nova era e influenciando as tomadas de decisão dos turistas. Este estudo visa analisar os principais bogues de viagens portugueses e tentar medir o estímulo produzido pelos seus relatos, nomeadamente neste período pandémico em que ajudaram a descobrir o nosso país, incentivando a descoberta das nossas terras, das nossas tradições. Será realizada uma investigação qualitativa e quantitativa sendo a recolha de dados efetuada com base em análise documental e inquérito por entrevista realizadas por recurso a meios digitais. O presente estudo permitiu-nos concluir que é visível a crescente relevância e dinâmica que os bloggers ganharam nos últimos anos, podendo servir de alavancagem para um setor que muito tem sofrido os efeitos da pandemia, influenciando a escolha dos turistas por determinado destino com base nos relatos transmitidos.
id RCAP_80e5bc4973688bc91bd28002bf48f62d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/50137
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise de Blogues de Viagem Portugueses e do seu Impacto para o Relançamento do TurismoAnalysis of Portuguese travel blogues and their impact on the relaunch of tourismblogues de viagemreativação do turismotransição digitalbloggersUm fenómeno que tem vindo a crescer nos últimos anos é o dos blogues de viagens, o qual tem vindo a transformar o sector turístico. Apesar da COVID 19 ter provocado profundas alterações na vida da população, a nível mundial, confinando as pessoas, limitando os seus movimentos e viagens, devastando o setor turístico, este fenómeno ganhou uma maior proeminência na sociedade e nos hábitos dos turistas. As viagens mexem com o nosso ideário, levam-nos para outras culturas, outros cheiros, outros sabores e constituem uma forma de gastar dinheiro, que nos enriquece, nos engrandece e nos aperfeiçoa como cidadãos do mundo. Os blogues de viagens constituem um meio de estimulação do sector turístico, ainda que na sua génese não tenha estado esse propósito. Ao relatar as experiências e os locais visitados, os bloggers podem desempenhar um importante papel na reativação do sector, estimulando a transição digital, que é hoje uma realidade incontornável, aproveitando o seu potencial para a promoção de uma nova era e influenciando as tomadas de decisão dos turistas. Este estudo visa analisar os principais bogues de viagens portugueses e tentar medir o estímulo produzido pelos seus relatos, nomeadamente neste período pandémico em que ajudaram a descobrir o nosso país, incentivando a descoberta das nossas terras, das nossas tradições. Será realizada uma investigação qualitativa e quantitativa sendo a recolha de dados efetuada com base em análise documental e inquérito por entrevista realizadas por recurso a meios digitais. O presente estudo permitiu-nos concluir que é visível a crescente relevância e dinâmica que os bloggers ganharam nos últimos anos, podendo servir de alavancagem para um setor que muito tem sofrido os efeitos da pandemia, influenciando a escolha dos turistas por determinado destino com base nos relatos transmitidos.A phenomenon that has been growing in recent years is travel blogs, which have been revolutionizing the tourism sector. Although COVID 19 has caused profound changes in the lives of the population worldwide, confining people, limiting their movement and travel, devastating the tourism sector, this phenomenon has gained greater prominence in society and in the habits of tourists. Travel affects our ideas, takes us to other cultures, other smells, other flavours and is a way of spending money, which enriches us, magnifies us, and improves us as citizens of the world. Travel blogs are a means of stimulating the tourism sector, even if that purpose was not at their origin. By reporting experiences and places visited, bloggers can play an important role in reactivating the sector, stimulating the digital transition, which is today an unavoidable reality, taking advantage of its potential to promote a new era and influencing decision-making of tourists. This study aims to analyse the main Portuguese travel blogs and try to measure the stimulus produced by their reports, namely in this pandemic period when they helped to discover our country, encouraging the discovery of our lands, our traditions. A qualitative and quantitative investigation will be carried out and data collection will be based on document analysis and interview survey carried out using digital means. The present study allowed us to see the growing relevance and dynamics that bloggers have gained in recent years is visible, what can serve as leverage for a sector that has suffered a lot from the effects of the pandemic, influencing the choice of tourists for a certain destination based on the transmitted posts.Repositório ComumDionísio, MartaAlmeida, PaulaPires da Silva, CláudiaMarques, C. G.Pedro, João P.2024-03-04T13:46:43Z2022-04-182024-02-23T11:15:35Z2022-04-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/50137porcv-prod-3097630info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-07T14:25:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/50137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:13:41.120439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Blogues de Viagem Portugueses e do seu Impacto para o Relançamento do Turismo
Analysis of Portuguese travel blogues and their impact on the relaunch of tourism
title Análise de Blogues de Viagem Portugueses e do seu Impacto para o Relançamento do Turismo
spellingShingle Análise de Blogues de Viagem Portugueses e do seu Impacto para o Relançamento do Turismo
Dionísio, Marta
blogues de viagem
reativação do turismo
transição digital
bloggers
title_short Análise de Blogues de Viagem Portugueses e do seu Impacto para o Relançamento do Turismo
title_full Análise de Blogues de Viagem Portugueses e do seu Impacto para o Relançamento do Turismo
title_fullStr Análise de Blogues de Viagem Portugueses e do seu Impacto para o Relançamento do Turismo
title_full_unstemmed Análise de Blogues de Viagem Portugueses e do seu Impacto para o Relançamento do Turismo
title_sort Análise de Blogues de Viagem Portugueses e do seu Impacto para o Relançamento do Turismo
author Dionísio, Marta
author_facet Dionísio, Marta
Almeida, Paula
Pires da Silva, Cláudia
Marques, C. G.
Pedro, João P.
author_role author
author2 Almeida, Paula
Pires da Silva, Cláudia
Marques, C. G.
Pedro, João P.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dionísio, Marta
Almeida, Paula
Pires da Silva, Cláudia
Marques, C. G.
Pedro, João P.
dc.subject.por.fl_str_mv blogues de viagem
reativação do turismo
transição digital
bloggers
topic blogues de viagem
reativação do turismo
transição digital
bloggers
description Um fenómeno que tem vindo a crescer nos últimos anos é o dos blogues de viagens, o qual tem vindo a transformar o sector turístico. Apesar da COVID 19 ter provocado profundas alterações na vida da população, a nível mundial, confinando as pessoas, limitando os seus movimentos e viagens, devastando o setor turístico, este fenómeno ganhou uma maior proeminência na sociedade e nos hábitos dos turistas. As viagens mexem com o nosso ideário, levam-nos para outras culturas, outros cheiros, outros sabores e constituem uma forma de gastar dinheiro, que nos enriquece, nos engrandece e nos aperfeiçoa como cidadãos do mundo. Os blogues de viagens constituem um meio de estimulação do sector turístico, ainda que na sua génese não tenha estado esse propósito. Ao relatar as experiências e os locais visitados, os bloggers podem desempenhar um importante papel na reativação do sector, estimulando a transição digital, que é hoje uma realidade incontornável, aproveitando o seu potencial para a promoção de uma nova era e influenciando as tomadas de decisão dos turistas. Este estudo visa analisar os principais bogues de viagens portugueses e tentar medir o estímulo produzido pelos seus relatos, nomeadamente neste período pandémico em que ajudaram a descobrir o nosso país, incentivando a descoberta das nossas terras, das nossas tradições. Será realizada uma investigação qualitativa e quantitativa sendo a recolha de dados efetuada com base em análise documental e inquérito por entrevista realizadas por recurso a meios digitais. O presente estudo permitiu-nos concluir que é visível a crescente relevância e dinâmica que os bloggers ganharam nos últimos anos, podendo servir de alavancagem para um setor que muito tem sofrido os efeitos da pandemia, influenciando a escolha dos turistas por determinado destino com base nos relatos transmitidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-18
2022-04-18T00:00:00Z
2024-03-04T13:46:43Z
2024-02-23T11:15:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/50137
url http://hdl.handle.net/10400.26/50137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv cv-prod-3097630
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137790100766720