Ferramenta eMDAx

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Ivan Lucas
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9696
Resumo: O uso de elementos lúdicos, como jogos e brincadeiras, para fins educacionais é um tema bastante debatido, tanto nas escolas quantos no ambiente acadêmico. E, utilizar os videojogos, que possuem um potencial imersivo e engajador é um dos tópicos que mais alimentam esse debate. Esse trabalho tem como objetivo propor um framework de game design que auxilie no processo de criação de objetos lúdicos digitais com finalidades pedagógicas. O framework eMDAX (educational, Mechanics, Dynamics, Aesthetics and Experience) utiliza de conceitos da pedagogia, do game design e da semiótica para que os desenvolvedores de jogos tenham um suporte teórico e prático nas diferentes etapas de criação de um jogo educativo. Para verificar e analisar a praticidade e os resultados obtidos quando o framework é utilizado, foi proposto para estudantes da área de desenvolvimento de jogos digitais ideasse projetos com fins educativos com e sem o uso do eMDAX. Essas ideias de projetos foram analisadas por especialistas da área de educação para que esses avaliassem suas qualidades lúdicas e, principalmente, pedagógicas. Os resultados obtidos apontam que o eMDAX é uma ferramenta capaz de influenciar positivamente projetos de jogos que buscam desenvolver o processo de aprendizagem em seu público.
id RCAP_caad45662e87238efccf7f4830a389c6
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ferramenta eMDAxProposta de framework de game design para jogos educacionaisDesenvolvimento de JogosFrameworkGame DesignJogos EducacionaisDomínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos DigitaisO uso de elementos lúdicos, como jogos e brincadeiras, para fins educacionais é um tema bastante debatido, tanto nas escolas quantos no ambiente acadêmico. E, utilizar os videojogos, que possuem um potencial imersivo e engajador é um dos tópicos que mais alimentam esse debate. Esse trabalho tem como objetivo propor um framework de game design que auxilie no processo de criação de objetos lúdicos digitais com finalidades pedagógicas. O framework eMDAX (educational, Mechanics, Dynamics, Aesthetics and Experience) utiliza de conceitos da pedagogia, do game design e da semiótica para que os desenvolvedores de jogos tenham um suporte teórico e prático nas diferentes etapas de criação de um jogo educativo. Para verificar e analisar a praticidade e os resultados obtidos quando o framework é utilizado, foi proposto para estudantes da área de desenvolvimento de jogos digitais ideasse projetos com fins educativos com e sem o uso do eMDAX. Essas ideias de projetos foram analisadas por especialistas da área de educação para que esses avaliassem suas qualidades lúdicas e, principalmente, pedagógicas. Os resultados obtidos apontam que o eMDAX é uma ferramenta capaz de influenciar positivamente projetos de jogos que buscam desenvolver o processo de aprendizagem em seu público.Utilizing ludic elements, such as games and plays, to educational purposes is a widely debated topic in schools and in academic environments. One of the most debated topics is the use of videogames and its imersive and engaging potencials. This work has as its objective to propose a game design tool that assists in the creation process of digital ludic objects with educational purposes. The eMDAX (Educational, Mechanics, Dynamics, Aesthetics and Experience) framework uses concepts from pedagogy, game design and semiotics so that the game developers has a pratic and teoric support in the different steps of creating an educational game. To verify and analyze the practicity and obtained results when the framework is used it was proposed for game development students to create projects for educational purposes with and without using eMDAX. Experts from the educational area analyzed the ideas and projects proposed by its ludic and educational qualities. The obtained results suggests that the eMDAX is a tool that is capable of influence positively game projects that seeks to develop the learning process of its public.Fernandes, Farley Millano de MendonçauBibliorumPaz, Ivan Lucas2020-03-03T17:03:17Z2019-02-262019-01-312019-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9696TID:202365484porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:56Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:47.855851Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ferramenta eMDAx
Proposta de framework de game design para jogos educacionais
title Ferramenta eMDAx
spellingShingle Ferramenta eMDAx
Paz, Ivan Lucas
Desenvolvimento de Jogos
Framework
Game Design
Jogos Educacionais
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos Digitais
title_short Ferramenta eMDAx
title_full Ferramenta eMDAx
title_fullStr Ferramenta eMDAx
title_full_unstemmed Ferramenta eMDAx
title_sort Ferramenta eMDAx
author Paz, Ivan Lucas
author_facet Paz, Ivan Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Farley Millano de Mendonça
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Ivan Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de Jogos
Framework
Game Design
Jogos Educacionais
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos Digitais
topic Desenvolvimento de Jogos
Framework
Game Design
Jogos Educacionais
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes::Jogos Digitais
description O uso de elementos lúdicos, como jogos e brincadeiras, para fins educacionais é um tema bastante debatido, tanto nas escolas quantos no ambiente acadêmico. E, utilizar os videojogos, que possuem um potencial imersivo e engajador é um dos tópicos que mais alimentam esse debate. Esse trabalho tem como objetivo propor um framework de game design que auxilie no processo de criação de objetos lúdicos digitais com finalidades pedagógicas. O framework eMDAX (educational, Mechanics, Dynamics, Aesthetics and Experience) utiliza de conceitos da pedagogia, do game design e da semiótica para que os desenvolvedores de jogos tenham um suporte teórico e prático nas diferentes etapas de criação de um jogo educativo. Para verificar e analisar a praticidade e os resultados obtidos quando o framework é utilizado, foi proposto para estudantes da área de desenvolvimento de jogos digitais ideasse projetos com fins educativos com e sem o uso do eMDAX. Essas ideias de projetos foram analisadas por especialistas da área de educação para que esses avaliassem suas qualidades lúdicas e, principalmente, pedagógicas. Os resultados obtidos apontam que o eMDAX é uma ferramenta capaz de influenciar positivamente projetos de jogos que buscam desenvolver o processo de aprendizagem em seu público.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-02-26
2019-01-31
2019-02-26T00:00:00Z
2020-03-03T17:03:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9696
TID:202365484
url http://hdl.handle.net/10400.6/9696
identifier_str_mv TID:202365484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136389010292736