Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2153 |
Resumo: | Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto de investigação centrou-se na área do Estudo do Meio, tendo-se realizado numa escola do distrito de Viana do Castelo, numa turma de 23 alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Depois de compreender que o ambiente envolvente à escola em questão era rico em biodiversidade e livre para poder ser explorado, considerou-se importante dá-lo a conhecer aos alunos, de modo a alterar um pouco a rotina diária da sala de aula. Assim sendo, criou-se uma proposta didática que envolveu 3 saídas de campo com tarefas outdoor, lúdicas, criativas e atrativas. Foram definidas duas questão de investigação: 1) Como é que a proposta didática influencia a aprendizagem dos alunos?; 2) Que atitudes manifestam os alunos quando realizam tarefas outdoor? Neste estudo adotou-se um paradigma interpretativo, seguindo uma metodologia de cariz qualitativa. A linha orientadora foi o estudo de caso, sendo o caso a proposta didática elaborada para as saídas de campo. Como métodos e instrumentos de recolha de dados selecionaram-se a observação participante e nãoparticipante, questionários, análise de documentos, áudio e vídeo gravação, fotografias e focus groups. Os resultados obtidos foram muito positivos, verificando-se que os alunos adquiriram as aprendizagens propostas. Os objetivos foram todos cumpridos, tendo as atividades sido realizadas com sucesso, compreendendo-se, através da análise dos dados, que os alunos aumentaram o seu conhecimento acerca da biodiversidade de seres vivos e de ecossistemas, eliminando algumas conceções alternativas que tinham no início da intervenção pedagógica. Por outro lado, os alunos mostraram melhorias ao nível do trabalho colaborativo, entreajuda, concentração, persistência, comunicação, entre outros. |
id |
RCAP_cab001433c6cc2d7492a83149a409728 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2153 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridadeBiodiversidadeEstudo do meioMeio ambienteOutdoor learningSaídas de campoBiodiversityEnvironmental studiesEnvironmentOutdoor learningField tripsEste relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto de investigação centrou-se na área do Estudo do Meio, tendo-se realizado numa escola do distrito de Viana do Castelo, numa turma de 23 alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Depois de compreender que o ambiente envolvente à escola em questão era rico em biodiversidade e livre para poder ser explorado, considerou-se importante dá-lo a conhecer aos alunos, de modo a alterar um pouco a rotina diária da sala de aula. Assim sendo, criou-se uma proposta didática que envolveu 3 saídas de campo com tarefas outdoor, lúdicas, criativas e atrativas. Foram definidas duas questão de investigação: 1) Como é que a proposta didática influencia a aprendizagem dos alunos?; 2) Que atitudes manifestam os alunos quando realizam tarefas outdoor? Neste estudo adotou-se um paradigma interpretativo, seguindo uma metodologia de cariz qualitativa. A linha orientadora foi o estudo de caso, sendo o caso a proposta didática elaborada para as saídas de campo. Como métodos e instrumentos de recolha de dados selecionaram-se a observação participante e nãoparticipante, questionários, análise de documentos, áudio e vídeo gravação, fotografias e focus groups. Os resultados obtidos foram muito positivos, verificando-se que os alunos adquiriram as aprendizagens propostas. Os objetivos foram todos cumpridos, tendo as atividades sido realizadas com sucesso, compreendendo-se, através da análise dos dados, que os alunos aumentaram o seu conhecimento acerca da biodiversidade de seres vivos e de ecossistemas, eliminando algumas conceções alternativas que tinham no início da intervenção pedagógica. Por outro lado, os alunos mostraram melhorias ao nível do trabalho colaborativo, entreajuda, concentração, persistência, comunicação, entre outros.This report was carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice of the master’s degree in Pre-School and Primary Teaching Education. This research project focused on the study of the environment and was carried out in a school in the district of Viana do Castelo, with 23 students from the 1st and 2nd grade. As the outdoor environment and surroundings of the school was rich in biodiversity and free to be exploited, it was considered important to let the students learn outside and change the daily routine of the classroom. Thus, a didactic proposal was created that involves three field trips with playful, creative and attractive activities. Two research questions were defined: 1) How does the didactic proposal influence student learning?; 2) What attitudes do students manifest when they perform outdoor tasks? In this study, an interpretative paradigm was adopted, following a qualitative methodology with case study, being the case the didactic proposal developed. The strengths and limitations of the didactic proposal were studied using different data collection methods and instruments including participant and non-participant observation, surveys, document analysis, audio and video recording, photographs and focus group. The results revealed that the students acquired the proposed learning. The objectives were all fulfilled, and the activities were carried out successfully. It was understood, through data collection, that the students improved their knowledge about biodiversity and ecosystems, eliminating some previous misconceptions that had before the pedagogical intervention. On the other hand, the students also showed improvements in collaborative work, concentration, persistence, communication, among others.2019-03-12T19:31:58Z2019-01-25T00:00:00Z2019-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2153TID:202189732porAraújo, Jéssica Flávia Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:37Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2153Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:14.790437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade |
title |
Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade |
spellingShingle |
Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade Araújo, Jéssica Flávia Rocha Biodiversidade Estudo do meio Meio ambiente Outdoor learning Saídas de campo Biodiversity Environmental studies Environment Outdoor learning Field trips |
title_short |
Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade |
title_full |
Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade |
title_fullStr |
Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade |
title_sort |
Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade |
author |
Araújo, Jéssica Flávia Rocha |
author_facet |
Araújo, Jéssica Flávia Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Jéssica Flávia Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biodiversidade Estudo do meio Meio ambiente Outdoor learning Saídas de campo Biodiversity Environmental studies Environment Outdoor learning Field trips |
topic |
Biodiversidade Estudo do meio Meio ambiente Outdoor learning Saídas de campo Biodiversity Environmental studies Environment Outdoor learning Field trips |
description |
Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto de investigação centrou-se na área do Estudo do Meio, tendo-se realizado numa escola do distrito de Viana do Castelo, numa turma de 23 alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Depois de compreender que o ambiente envolvente à escola em questão era rico em biodiversidade e livre para poder ser explorado, considerou-se importante dá-lo a conhecer aos alunos, de modo a alterar um pouco a rotina diária da sala de aula. Assim sendo, criou-se uma proposta didática que envolveu 3 saídas de campo com tarefas outdoor, lúdicas, criativas e atrativas. Foram definidas duas questão de investigação: 1) Como é que a proposta didática influencia a aprendizagem dos alunos?; 2) Que atitudes manifestam os alunos quando realizam tarefas outdoor? Neste estudo adotou-se um paradigma interpretativo, seguindo uma metodologia de cariz qualitativa. A linha orientadora foi o estudo de caso, sendo o caso a proposta didática elaborada para as saídas de campo. Como métodos e instrumentos de recolha de dados selecionaram-se a observação participante e nãoparticipante, questionários, análise de documentos, áudio e vídeo gravação, fotografias e focus groups. Os resultados obtidos foram muito positivos, verificando-se que os alunos adquiriram as aprendizagens propostas. Os objetivos foram todos cumpridos, tendo as atividades sido realizadas com sucesso, compreendendo-se, através da análise dos dados, que os alunos aumentaram o seu conhecimento acerca da biodiversidade de seres vivos e de ecossistemas, eliminando algumas conceções alternativas que tinham no início da intervenção pedagógica. Por outro lado, os alunos mostraram melhorias ao nível do trabalho colaborativo, entreajuda, concentração, persistência, comunicação, entre outros. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-12T19:31:58Z 2019-01-25T00:00:00Z 2019-01-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2153 TID:202189732 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/2153 |
identifier_str_mv |
TID:202189732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131518524719104 |