Estudo do meio fora da sala de aula: uma proposta didática com alunos do 1.º e do 2.º anos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Jéssica Flávia Rocha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2153
Resumo: Este relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto de investigação centrou-se na área do Estudo do Meio, tendo-se realizado numa escola do distrito de Viana do Castelo, numa turma de 23 alunos do 1.º e 2.º anos de escolaridade. Depois de compreender que o ambiente envolvente à escola em questão era rico em biodiversidade e livre para poder ser explorado, considerou-se importante dá-lo a conhecer aos alunos, de modo a alterar um pouco a rotina diária da sala de aula. Assim sendo, criou-se uma proposta didática que envolveu 3 saídas de campo com tarefas outdoor, lúdicas, criativas e atrativas. Foram definidas duas questão de investigação: 1) Como é que a proposta didática influencia a aprendizagem dos alunos?; 2) Que atitudes manifestam os alunos quando realizam tarefas outdoor? Neste estudo adotou-se um paradigma interpretativo, seguindo uma metodologia de cariz qualitativa. A linha orientadora foi o estudo de caso, sendo o caso a proposta didática elaborada para as saídas de campo. Como métodos e instrumentos de recolha de dados selecionaram-se a observação participante e nãoparticipante, questionários, análise de documentos, áudio e vídeo gravação, fotografias e focus groups. Os resultados obtidos foram muito positivos, verificando-se que os alunos adquiriram as aprendizagens propostas. Os objetivos foram todos cumpridos, tendo as atividades sido realizadas com sucesso, compreendendo-se, através da análise dos dados, que os alunos aumentaram o seu conhecimento acerca da biodiversidade de seres vivos e de ecossistemas, eliminando algumas conceções alternativas que tinham no início da intervenção pedagógica. Por outro lado, os alunos mostraram melhorias ao nível do trabalho colaborativo, entreajuda, concentração, persistência, comunicação, entre outros.
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