Mistérios na Quinta: atividades outdoor com uma turma do 3.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andreia Filipa Gonçalves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2187
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O projeto de investigação, centrado na área de Estudo do Meio, realizou-se com uma turma do 3.º ano de escolaridade. A escolha do tema a investigar deveu-se essencialmente (i) aos problemas a nível da aprendizagem, comportamento e desmotivação dos alunos perante as aulas de Estudo do Meio e (ii) à localização geográfica da escola, inserida numa Área Protegida. O estudo teve como principal objetivo compreender de que modo a realização de atividades outdoor influencia o desempenho escolar, a motivação e as atitudes dos alunos perante os conteúdos de Estudo do Meio relacionados com os seres vivos do meio próximo. Assim, definiram-se duas questões de investigação: 1) Como é que as atividades outdoor influenciam o desempenho escolar dos alunos? e 2) Que atitudes manifestam os alunos quando realizam atividades outdoor? Face ao problema e questões de estudo, optou-se por realizar um estudo de cariz interpretativo, seguindo uma metodologia qualitativa. Nesta investigação foi adotado o estudo de caso, sendo o caso a turma, recolhendo-se dados através de observação participante, questionários, registos audiovisuais (vídeo e fotografia) e documentos dos alunos. A análise dos dados permitiu verificar que os alunos aumentaram o seu conhecimento acerca da biodiversidade dos seres vivos. Os dados apontam, ainda, para uma melhoria do desempenho escolar dos alunos, tais como a aquisição e mobilização de conhecimentos do Estudo do Meio, a autonomia e a criatividade. Além disso, os alunos manifestaram atitudes positivas, como a motivação e envolvimento, a persistência e o espírito de entreajuda durante a realização das atividades outdoor.
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spelling Mistérios na Quinta: atividades outdoor com uma turma do 3.º ano de escolaridadeEstudo do meioOutdoor learningBiodiversidadeDesempenho escolarAtitudes1.º Ciclo do Ensino BásicoStudy of the environmentOutdoor learningBiodiversityAcademic performanceAttitudes1st Cycle of Basic EducationO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O projeto de investigação, centrado na área de Estudo do Meio, realizou-se com uma turma do 3.º ano de escolaridade. A escolha do tema a investigar deveu-se essencialmente (i) aos problemas a nível da aprendizagem, comportamento e desmotivação dos alunos perante as aulas de Estudo do Meio e (ii) à localização geográfica da escola, inserida numa Área Protegida. O estudo teve como principal objetivo compreender de que modo a realização de atividades outdoor influencia o desempenho escolar, a motivação e as atitudes dos alunos perante os conteúdos de Estudo do Meio relacionados com os seres vivos do meio próximo. Assim, definiram-se duas questões de investigação: 1) Como é que as atividades outdoor influenciam o desempenho escolar dos alunos? e 2) Que atitudes manifestam os alunos quando realizam atividades outdoor? Face ao problema e questões de estudo, optou-se por realizar um estudo de cariz interpretativo, seguindo uma metodologia qualitativa. Nesta investigação foi adotado o estudo de caso, sendo o caso a turma, recolhendo-se dados através de observação participante, questionários, registos audiovisuais (vídeo e fotografia) e documentos dos alunos. A análise dos dados permitiu verificar que os alunos aumentaram o seu conhecimento acerca da biodiversidade dos seres vivos. Os dados apontam, ainda, para uma melhoria do desempenho escolar dos alunos, tais como a aquisição e mobilização de conhecimentos do Estudo do Meio, a autonomia e a criatividade. Além disso, os alunos manifestaram atitudes positivas, como a motivação e envolvimento, a persistência e o espírito de entreajuda durante a realização das atividades outdoor.This report was developed as an integrating part of the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the School of Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. The research project, focused on the Environment Studies area, and was carried out with a 3rd year class. The choice of the subject investigated was essentially due to the(i) problems in terms of learning, behavior and demotivation of the students in classes of Environment Studies and (ii) on the geographic location of the school, inserted in a Protected Area. The study has as main objective to understand how outdoor activities influence the performance, motivation and attitudes of students towards the contents of Environment Studies related to living beings in the immediate environment. Thereby, two research questions were defined: 1) How do outdoor activities affect the school performance of students? and 2) What attitudes manifest the students when they carry out outdoor activities? Taking into account the problem and questions of study, it was decided to carry out a study of Interpretive nature, following a qualitative methodology. In this research was adopted the case study, being the case the class, collecting data through participant observation, questionnaires, audiovisual records (video and photography) and documents from the students. The analysis of the data allowed to verify that the students increased their knowledge about the biodiversity of living beings. The data points, still, for an improvement of students academic performance, such as the acquisition and mobilization of knowledge of the study of the environment, the autonomy and creativity. Furthermore, students expressed positive attitudes, such as motivation and involvement, persistence and the spirit of mutual aid during the performance of outdoor activities.2019-05-20T14:08:25Z2019-03-27T00:00:00Z2019-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2187TID:202246973porFernandes, Andreia Filipa Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:43:40Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:39.059848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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