Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-140158/ |
Resumo: | Este trabalho investiga o uso dos conceitos de sistemas sociais translúcidos, no estudo da colaboração e do trabalho em grupos por meio da construção e aplicação de um ambiente de ensino à distância na Internet. Sistemas sociais translúcidos são os a ambientes sociais virtuais ou não virtuais, nos quais a visibilidade é um dos mecanismos utilizados para regular as interações sociais. Com base nesses conceitos, uma ferramenta CMC (Comunicação Mediada por Computador) foi construída e integrada a um ambiente de ensino à distância baseado na Internet. Para avaliar o ambiente criado, o conteúdo de um curso foi gerado e aplicado em um experimento real envolvendo o treinamento de um grande número de participantes. O experimento incluiu a coleta de várias medidas relacionadas com: a visibilidade, colaboração, mobilidade e participação do aluno dentro do ambiente virtual em estudo. Análise quantitativa observou a interação das dimensões visibilidade, colaboração, mobilidade e participação dos alunos no ambiente de ensino. Além das análises quantitativas a pesquisa observou também que: o conteúdo e a forma do curso são fatores críticos de sucesso, que a motivação depende de reforço, que as habilidades no uso da tecnologia ainda são críticas, que as pessoas preferem trabalhar de forma síncrona, que os participantes enfrentam dificuldades para usar as liberdades do sistema, usando as ferramentas de modo não apropriado ou usando as ferramentas mais familiares no lugar de usar as mais apropriadas para as situações específicas |
id |
USP_571d955a0490ef4d363112f4f5d9e4f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-18052023-140158 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na InternetAn analysis of visibility and mobility concepts as facilitating mechanisms in distance learning environments on the InternetComputer teachingCooperaçãoCooperationDistance educationEducação a distânciaEducational technologyEnsino por computadorInternetInternetTecnologia educacionalEste trabalho investiga o uso dos conceitos de sistemas sociais translúcidos, no estudo da colaboração e do trabalho em grupos por meio da construção e aplicação de um ambiente de ensino à distância na Internet. Sistemas sociais translúcidos são os a ambientes sociais virtuais ou não virtuais, nos quais a visibilidade é um dos mecanismos utilizados para regular as interações sociais. Com base nesses conceitos, uma ferramenta CMC (Comunicação Mediada por Computador) foi construída e integrada a um ambiente de ensino à distância baseado na Internet. Para avaliar o ambiente criado, o conteúdo de um curso foi gerado e aplicado em um experimento real envolvendo o treinamento de um grande número de participantes. O experimento incluiu a coleta de várias medidas relacionadas com: a visibilidade, colaboração, mobilidade e participação do aluno dentro do ambiente virtual em estudo. Análise quantitativa observou a interação das dimensões visibilidade, colaboração, mobilidade e participação dos alunos no ambiente de ensino. Além das análises quantitativas a pesquisa observou também que: o conteúdo e a forma do curso são fatores críticos de sucesso, que a motivação depende de reforço, que as habilidades no uso da tecnologia ainda são críticas, que as pessoas preferem trabalhar de forma síncrona, que os participantes enfrentam dificuldades para usar as liberdades do sistema, usando as ferramentas de modo não apropriado ou usando as ferramentas mais familiares no lugar de usar as mais apropriadas para as situações específicasThis work investigates the use of the concepts of translucent social systems, in the study of collaboration and group work through the construction and application of a distance learning environment on the Internet. Translucent social systems are virtual or non-virtual social environments, in which visibility is one of the mechanisms used to regulate social interactions. Based on these concepts, a CMC (Computer Mediated Communication) tool was built and integrated into an Internet-based distance learning environment. To evaluate the created environment, the content of a course was generated and applied in a real experiment involving the training of a large number of participants. The experiment included the collection of several measures related to: the student\'s visibility, collaboration, mobility and participation within the virtual environment under study. Quantitative analysis observed the interaction of dimensions visibility, collaboration, mobility and student participation in the teaching environment. In addition to the quantitative analyses, the research also observed that: the content and form of the course are critical success factors, that motivation depends on reinforcement, that skills in using technology are still critical, that people prefer to work synchronously, that participants face difficulties using the system\'s freedoms, using tools inappropriately or using more familiar tools rather than those most appropriate for specific situationsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPReinhard, NicolauYonezawa, Wilson Massashiro2000-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-140158/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-24T14:15:49Zoai:teses.usp.br:tde-18052023-140158Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-24T14:15:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet An analysis of visibility and mobility concepts as facilitating mechanisms in distance learning environments on the Internet |
title |
Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet |
spellingShingle |
Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet Yonezawa, Wilson Massashiro Computer teaching Cooperação Cooperation Distance education Educação a distância Educational technology Ensino por computador Internet Internet Tecnologia educacional |
title_short |
Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet |
title_full |
Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet |
title_fullStr |
Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet |
title_full_unstemmed |
Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet |
title_sort |
Uma análise dos conceitos de visibilidade e mobilidade como mecanismos facilitadores em ambientes de ensino a distância na Internet |
author |
Yonezawa, Wilson Massashiro |
author_facet |
Yonezawa, Wilson Massashiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reinhard, Nicolau |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Yonezawa, Wilson Massashiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Computer teaching Cooperação Cooperation Distance education Educação a distância Educational technology Ensino por computador Internet Internet Tecnologia educacional |
topic |
Computer teaching Cooperação Cooperation Distance education Educação a distância Educational technology Ensino por computador Internet Internet Tecnologia educacional |
description |
Este trabalho investiga o uso dos conceitos de sistemas sociais translúcidos, no estudo da colaboração e do trabalho em grupos por meio da construção e aplicação de um ambiente de ensino à distância na Internet. Sistemas sociais translúcidos são os a ambientes sociais virtuais ou não virtuais, nos quais a visibilidade é um dos mecanismos utilizados para regular as interações sociais. Com base nesses conceitos, uma ferramenta CMC (Comunicação Mediada por Computador) foi construída e integrada a um ambiente de ensino à distância baseado na Internet. Para avaliar o ambiente criado, o conteúdo de um curso foi gerado e aplicado em um experimento real envolvendo o treinamento de um grande número de participantes. O experimento incluiu a coleta de várias medidas relacionadas com: a visibilidade, colaboração, mobilidade e participação do aluno dentro do ambiente virtual em estudo. Análise quantitativa observou a interação das dimensões visibilidade, colaboração, mobilidade e participação dos alunos no ambiente de ensino. Além das análises quantitativas a pesquisa observou também que: o conteúdo e a forma do curso são fatores críticos de sucesso, que a motivação depende de reforço, que as habilidades no uso da tecnologia ainda são críticas, que as pessoas preferem trabalhar de forma síncrona, que os participantes enfrentam dificuldades para usar as liberdades do sistema, usando as ferramentas de modo não apropriado ou usando as ferramentas mais familiares no lugar de usar as mais apropriadas para as situações específicas |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-07-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-140158/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-18052023-140158/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257099989417984 |