E-Learning : os problemas da qualidade da programação, pedagogia e usabilidade da interface com o utilizador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/544 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Computação, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013 |
id |
RCAP_6c00ec1aae17348811809d6af088224e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/544 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
E-Learning : os problemas da qualidade da programação, pedagogia e usabilidade da interface com o utilizadorEnsino à distânciaEnsino assistido por computador - ProgramaçãoInternet na educaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Computação, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013Exame público realizado em 1 de Novembro de 2013Os ambientes de e-Learning têm transformado inequivocamente as atividades de ensino-aprendizagem. Estes apresentam diversas configurações e diferentes recursos com o intuito de facilitar a comunicação entre os agentes envolvidos na transmissão de competências, o que não invalida a possibilidade dos profissionais se depararem com algumas dificuldades, nomeadamente a de saber integrar as plataformas de e-Learning no seu quotidiano para melhor maximizar a sua utilização. Assim, conquanto o potencial do e-Learning seja reconhecido, as condições para a sua utilização com sucesso, usando a Internet, ainda não foram devidamente exploradas em muitos setores de aprendizagem e em diferentes partes do mundo. As universidades ou empresas de formação que adotem esta forma inovadora de fornecimento de aprendizagem devem encarar mudanças tanto tecnológicas como estratégicas. O presente estudo analisa os temas que possam influenciar e explicar as diferentes atitudes e comportamentos na adoção do e-Learning dentro de um ambiente universitário. A investigação efetuada tem o objetivo de preencher uma lacuna no conhecimento e que não foi explorada em investigações prévias na área da programação das interfaces e interoperabilidade. Pretendeu-se assim analisar o impato da qualidade da programação na pedagogia e usabilidade das plataformas de aprendizagens. Foi feita uma revisão extensa de toda a literatura existente em torno do e-Learning. Fez-se inicialmente uma introdução sobre a relação da psicologia com a aprendizagem de forma a entender como a aprendizagem se processa nos seres humanos. Abordámos também as diferentes evoluções do ensino, até chegar ao conceito de e-Learning. Concluiu-se que o caráter fluído da internet mais propriamente como é o caso da Web 2.0 e a sua proximidade com as plataformas de ensino, favoreceu uma abordagem sobre estes ambientes em contexto de aprendizagem e o surgimento de uma nova fase no ensino online, o e-Learning 2.0, suas ferramentas e interoperabilidade nos ambientes de aprendizagens. Por fim realizou-se um estudo com o objetivo de comprovar o impato dos Learning Management Systems no ensino-aprendizagem abordado ao longo da teoria da investigação. O trabalho empírico foi então focado sobre a usabilidade da plataforma Moodle na Universidade Lusíada de Lisboa, nomeadamente na formação dos alunos e praticas letivas dos professores. A estratégia concetual proposta nesta investigação foi a aplicação de questionários a um grupo de professores e alunos e a realização de uma entrevista a um dos programadores da plataforma Moodle, de forma a perceber-se as perspetivas e relacionamento entre os atores chave envolvidos no processo de adoção do e-Learning na Universidade Lusíada de Lisboa. A análise dos dados providenciou uma explicação coerente dos resultados obtidos no trabalho empírico, tendo-se concluído que o sucesso da utilização das plataformas de aprendizagem depende em grande parte da qualidade da programação expressa na interoperabilidade e usabilidade dos interfaces.2013-11-01T19:47:11Z2013-11-012013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/544http://hdl.handle.net/11067/544TID:201065274porGonga, Zenilda Ana da Silva, 1984-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:42:12Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:24:19.307209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-Learning : os problemas da qualidade da programação, pedagogia e usabilidade da interface com o utilizador |
title |
E-Learning : os problemas da qualidade da programação, pedagogia e usabilidade da interface com o utilizador |
spellingShingle |
E-Learning : os problemas da qualidade da programação, pedagogia e usabilidade da interface com o utilizador Gonga, Zenilda Ana da Silva, 1984- Ensino à distância Ensino assistido por computador - Programação Internet na educação |
title_short |
E-Learning : os problemas da qualidade da programação, pedagogia e usabilidade da interface com o utilizador |
title_full |
E-Learning : os problemas da qualidade da programação, pedagogia e usabilidade da interface com o utilizador |
title_fullStr |
E-Learning : os problemas da qualidade da programação, pedagogia e usabilidade da interface com o utilizador |
title_full_unstemmed |
E-Learning : os problemas da qualidade da programação, pedagogia e usabilidade da interface com o utilizador |
title_sort |
E-Learning : os problemas da qualidade da programação, pedagogia e usabilidade da interface com o utilizador |
author |
Gonga, Zenilda Ana da Silva, 1984- |
author_facet |
Gonga, Zenilda Ana da Silva, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonga, Zenilda Ana da Silva, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino à distância Ensino assistido por computador - Programação Internet na educação |
topic |
Ensino à distância Ensino assistido por computador - Programação Internet na educação |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Computação, Universidade Lusíada de Lisboa, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-01T19:47:11Z 2013-11-01 2013-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/544 http://hdl.handle.net/11067/544 TID:201065274 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/544 |
identifier_str_mv |
TID:201065274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/plain; charset=utf-8 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136725313781760 |